Considerações acerca do fracasso escolar em uma escola pública no Alto Sertão da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Byanca Eugênia Duarte
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marques, Emilia de Rodat Ribeiro, Sousa, Abraão Vitoriano, Menezes, Maria Aparecida Ferreira, Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira, Moreira, Henry Witchael Dantas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4401
Resumo: O estudo realizado a luz das pesquisas dos autores Pio, Dias, Matos e Silva (2009), destaca o fenômeno do fracasso escolar e suas prováveis causas: evasão escolar, repetência e distorção idade-série. Para que a educação seja um direito de todos, como atesta a Constituição Federal (1988), faz-se necessário condições de acesso igualitário e permanência no espaço educacional. Este trabalho tem como objetivo apresentar as causas e consequências a respeito da evasão, repetência e distorção idade-série na escola Maria Guimarães Coêlho, situada no município de Cajazeiras no alto sertão Paraibano. A escolha desta escola se deu em função de ser uma das instituições de ensino com maior índice de distorção idade-série na cidade, segundo informações do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (INEP). Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, de modo que para o desenvolvimento da mesma foi utilizado como instrumento para coleta de dados uma entrevista semiestruturada composta por 06 questões subjetivas. Através da análise dos dados, percebe-se que as causas dos fatores que caracterizam o fracasso escolar, voltam-se, principalmente ao fator socioeconômico, levando os alunos a evadirem em busca de trabalho para auxiliar na renda familiar. Conclui-se que há a necessidade de intervenção do governo competente, não apenas em criar estratégias compensatórias, amenizadoras, paliativas, pois para a problemática da evasão e da distorção idade/série, faz-se necessária a implantação de políticas públicas que previnam e reduzam ao máximo este fenômeno que assola parte da atual educação pública do país.Considerations About The School Failure In A Public High School Of Sertão ParaíbaAbstract: The study performed from Pio, Dias, Matos and Silva (2009) researches’ stresses the school failure phenomena and its possible causes: school dropout, retention and age-grade distortion. In order to assure education as a right of everyone, as stated in the Federal Constitution of 1988, it is necessary to offer conditions of equal access and permanence in educational space. This article aims to present the sources and results regarding school dropout, retention and age-grade distortion in Maria Guimaraes Coelho School, located in Cajazeiras, inner city of Paraiba’s state. This choice was due to the fact this school has one of the highest rates of age-grade distortion of the city, as reported by the Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (INEP). This analysis is descriptive research of qualitative aspect, so it was used as an instrument of data gathering a semi-structured interview, which was composed by six subjective questions. Through analyzing the data, it is possible to realize that the causes of those factors that describe school failure are mostly related to socioeconomic aspect, compelling students to dropout school seeking for work to support their family income. Finally, there is a need for appropriate government intervention, not only creating compensatory, corrective and short-term strategies, because for school dropout and age-grade distortion issues is necessary to implement public policies capable to prevent and to reduce these phenomena that devastates the current public education in the country.
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