O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160 |
Resumo: | O recorte e colagem é uma forma de criação artística com potencialidades em dinâmicas de grupo voltadas para educação em saúde. Objetivos: Relatar a experiência de estudantes da área da saúde em um processo seletivo para admissão em uma liga acadêmica. Analisar as potencialidades do recorte e colagem para abordagem da diversidade humana no cuidado em saúde, por meio do processo de criação artística. Método: A experiência foi realizada em uma sala de aula da própria Universidade. Foram utilizados revistas em desuso, tesoura, cola branca, cartazes, canetinhas e pincéis. Os envolvidos na dinâmica trabalharam em grupo com o objetivo de expressar o que eles entendiam por Saúde da Família e Comunidade. Ao final, realizaram uma exposição dialogada do material confeccionado pelo grupo, elucidando as significações atribuídas aos elementos colados no cartaz. Resultados: A dinâmica de recorte e colagem potencializou a interação do grupo ao trabalhar em conjunto para apresentação de um material final. Todos os materiais construídos reforçaram o papel inclusivo da Estratégia de Saúde da Família, enfatizando o suporte que essa estratégia deve dar às populações negligenciadas e em situação de vulnerabilidade social. A experiência permitiu aos participantes a exposição de suas visões de mundo acerca do cuidado e de saúde respeitando, para tanto, as competências culturais e individuais dos estudantes nesse processo. Conclusão: A estratégia de recorte e colagem respeitou a tríade criação, inclusão e diversidade e mostrou-se como importante ferramenta em processos seletivos e estratégia pedagógica a ser utilizada em diversos cenários educativos. |
id |
GVAA-2_c8b6f735ce9347f3fd22b0b90b6c4d52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/6160 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagemArteAtenção Primária à SaúdeEducação em Saúde.O recorte e colagem é uma forma de criação artística com potencialidades em dinâmicas de grupo voltadas para educação em saúde. Objetivos: Relatar a experiência de estudantes da área da saúde em um processo seletivo para admissão em uma liga acadêmica. Analisar as potencialidades do recorte e colagem para abordagem da diversidade humana no cuidado em saúde, por meio do processo de criação artística. Método: A experiência foi realizada em uma sala de aula da própria Universidade. Foram utilizados revistas em desuso, tesoura, cola branca, cartazes, canetinhas e pincéis. Os envolvidos na dinâmica trabalharam em grupo com o objetivo de expressar o que eles entendiam por Saúde da Família e Comunidade. Ao final, realizaram uma exposição dialogada do material confeccionado pelo grupo, elucidando as significações atribuídas aos elementos colados no cartaz. Resultados: A dinâmica de recorte e colagem potencializou a interação do grupo ao trabalhar em conjunto para apresentação de um material final. Todos os materiais construídos reforçaram o papel inclusivo da Estratégia de Saúde da Família, enfatizando o suporte que essa estratégia deve dar às populações negligenciadas e em situação de vulnerabilidade social. A experiência permitiu aos participantes a exposição de suas visões de mundo acerca do cuidado e de saúde respeitando, para tanto, as competências culturais e individuais dos estudantes nesse processo. Conclusão: A estratégia de recorte e colagem respeitou a tríade criação, inclusão e diversidade e mostrou-se como importante ferramenta em processos seletivos e estratégia pedagógica a ser utilizada em diversos cenários educativos.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/616010.18378/rebes.v9i2.6160Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 2 (2019); 27-33Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 27-33Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 2 (2019); 27-332358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160/5590https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160/9783Copyright (c) 2019 Lineker Fernandes Dias, Nicole Geovana Dias, Lorrany de Cássia Torres Silva, Carolina Camargo de Mello Rosa, Mariana Côrtes de Freitas, Vinicius Moro Gorlainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Lineker FernandesDias, Nicole GeovanaSilva, Lorrany de Cássia TorresRosa, Carolina Camargo de Mellode Freitas, Mariana CôrtesGorla, Vinicius Moro2020-04-14T22:38:42Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6160Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-04-14T22:38:42Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem |
title |
O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem |
spellingShingle |
O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem Dias, Lineker Fernandes Arte Atenção Primária à Saúde Educação em Saúde. |
title_short |
O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem |
title_full |
O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem |
title_fullStr |
O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem |
title_full_unstemmed |
O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem |
title_sort |
O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem |
author |
Dias, Lineker Fernandes |
author_facet |
Dias, Lineker Fernandes Dias, Nicole Geovana Silva, Lorrany de Cássia Torres Rosa, Carolina Camargo de Mello de Freitas, Mariana Côrtes Gorla, Vinicius Moro |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Nicole Geovana Silva, Lorrany de Cássia Torres Rosa, Carolina Camargo de Mello de Freitas, Mariana Côrtes Gorla, Vinicius Moro |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Lineker Fernandes Dias, Nicole Geovana Silva, Lorrany de Cássia Torres Rosa, Carolina Camargo de Mello de Freitas, Mariana Côrtes Gorla, Vinicius Moro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Atenção Primária à Saúde Educação em Saúde. |
topic |
Arte Atenção Primária à Saúde Educação em Saúde. |
description |
O recorte e colagem é uma forma de criação artística com potencialidades em dinâmicas de grupo voltadas para educação em saúde. Objetivos: Relatar a experiência de estudantes da área da saúde em um processo seletivo para admissão em uma liga acadêmica. Analisar as potencialidades do recorte e colagem para abordagem da diversidade humana no cuidado em saúde, por meio do processo de criação artística. Método: A experiência foi realizada em uma sala de aula da própria Universidade. Foram utilizados revistas em desuso, tesoura, cola branca, cartazes, canetinhas e pincéis. Os envolvidos na dinâmica trabalharam em grupo com o objetivo de expressar o que eles entendiam por Saúde da Família e Comunidade. Ao final, realizaram uma exposição dialogada do material confeccionado pelo grupo, elucidando as significações atribuídas aos elementos colados no cartaz. Resultados: A dinâmica de recorte e colagem potencializou a interação do grupo ao trabalhar em conjunto para apresentação de um material final. Todos os materiais construídos reforçaram o papel inclusivo da Estratégia de Saúde da Família, enfatizando o suporte que essa estratégia deve dar às populações negligenciadas e em situação de vulnerabilidade social. A experiência permitiu aos participantes a exposição de suas visões de mundo acerca do cuidado e de saúde respeitando, para tanto, as competências culturais e individuais dos estudantes nesse processo. Conclusão: A estratégia de recorte e colagem respeitou a tríade criação, inclusão e diversidade e mostrou-se como importante ferramenta em processos seletivos e estratégia pedagógica a ser utilizada em diversos cenários educativos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160 10.18378/rebes.v9i2.6160 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i2.6160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160/5590 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160/9783 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 2 (2019); 27-33 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 27-33 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 2 (2019); 27-33 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666472067072 |