O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Lineker Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Nicole Geovana, Silva, Lorrany de Cássia Torres, Rosa, Carolina Camargo de Mello, de Freitas, Mariana Côrtes, Gorla, Vinicius Moro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160
Resumo: O recorte e colagem é uma forma de criação artística com potencialidades em dinâmicas de grupo voltadas para educação em saúde. Objetivos: Relatar a experiência de estudantes da área da saúde em um processo seletivo para admissão em uma liga acadêmica. Analisar as potencialidades do recorte e colagem para abordagem da diversidade humana no cuidado em saúde, por meio do processo de criação artística. Método: A experiência foi realizada em uma sala de aula da própria Universidade. Foram utilizados revistas em desuso, tesoura, cola branca, cartazes, canetinhas e pincéis. Os envolvidos na dinâmica trabalharam em grupo com o objetivo de expressar o que eles entendiam por Saúde da Família e Comunidade. Ao final, realizaram uma exposição dialogada do material confeccionado pelo grupo, elucidando as significações atribuídas aos elementos colados no cartaz. Resultados: A dinâmica de recorte e colagem potencializou a interação do grupo ao trabalhar em conjunto para apresentação de um material final. Todos os materiais construídos reforçaram o papel inclusivo da Estratégia de Saúde da Família, enfatizando o suporte que essa estratégia deve dar às populações negligenciadas e em situação de vulnerabilidade social. A experiência permitiu aos participantes a exposição de suas visões de mundo acerca do cuidado e de saúde respeitando, para tanto, as competências culturais e individuais dos estudantes nesse processo. Conclusão: A estratégia de recorte e colagem respeitou a tríade criação, inclusão e diversidade e mostrou-se como importante ferramenta em processos seletivos e estratégia pedagógica a ser utilizada em diversos cenários educativos.
id GVAA-2_c8b6f735ce9347f3fd22b0b90b6c4d52
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6160
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagemArteAtenção Primária à SaúdeEducação em Saúde.O recorte e colagem é uma forma de criação artística com potencialidades em dinâmicas de grupo voltadas para educação em saúde. Objetivos: Relatar a experiência de estudantes da área da saúde em um processo seletivo para admissão em uma liga acadêmica. Analisar as potencialidades do recorte e colagem para abordagem da diversidade humana no cuidado em saúde, por meio do processo de criação artística. Método: A experiência foi realizada em uma sala de aula da própria Universidade. Foram utilizados revistas em desuso, tesoura, cola branca, cartazes, canetinhas e pincéis. Os envolvidos na dinâmica trabalharam em grupo com o objetivo de expressar o que eles entendiam por Saúde da Família e Comunidade. Ao final, realizaram uma exposição dialogada do material confeccionado pelo grupo, elucidando as significações atribuídas aos elementos colados no cartaz. Resultados: A dinâmica de recorte e colagem potencializou a interação do grupo ao trabalhar em conjunto para apresentação de um material final. Todos os materiais construídos reforçaram o papel inclusivo da Estratégia de Saúde da Família, enfatizando o suporte que essa estratégia deve dar às populações negligenciadas e em situação de vulnerabilidade social. A experiência permitiu aos participantes a exposição de suas visões de mundo acerca do cuidado e de saúde respeitando, para tanto, as competências culturais e individuais dos estudantes nesse processo. Conclusão: A estratégia de recorte e colagem respeitou a tríade criação, inclusão e diversidade e mostrou-se como importante ferramenta em processos seletivos e estratégia pedagógica a ser utilizada em diversos cenários educativos.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/616010.18378/rebes.v9i2.6160Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 2 (2019); 27-33Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 27-33Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 2 (2019); 27-332358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160/5590https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160/9783Copyright (c) 2019 Lineker Fernandes Dias, Nicole Geovana Dias, Lorrany de Cássia Torres Silva, Carolina Camargo de Mello Rosa, Mariana Côrtes de Freitas, Vinicius Moro Gorlainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Lineker FernandesDias, Nicole GeovanaSilva, Lorrany de Cássia TorresRosa, Carolina Camargo de Mellode Freitas, Mariana CôrtesGorla, Vinicius Moro2020-04-14T22:38:42Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6160Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-04-14T22:38:42Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem
title O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem
spellingShingle O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem
Dias, Lineker Fernandes
Arte
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde.
title_short O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem
title_full O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem
title_fullStr O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem
title_full_unstemmed O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem
title_sort O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem
author Dias, Lineker Fernandes
author_facet Dias, Lineker Fernandes
Dias, Nicole Geovana
Silva, Lorrany de Cássia Torres
Rosa, Carolina Camargo de Mello
de Freitas, Mariana Côrtes
Gorla, Vinicius Moro
author_role author
author2 Dias, Nicole Geovana
Silva, Lorrany de Cássia Torres
Rosa, Carolina Camargo de Mello
de Freitas, Mariana Côrtes
Gorla, Vinicius Moro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Lineker Fernandes
Dias, Nicole Geovana
Silva, Lorrany de Cássia Torres
Rosa, Carolina Camargo de Mello
de Freitas, Mariana Côrtes
Gorla, Vinicius Moro
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde.
topic Arte
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde.
description O recorte e colagem é uma forma de criação artística com potencialidades em dinâmicas de grupo voltadas para educação em saúde. Objetivos: Relatar a experiência de estudantes da área da saúde em um processo seletivo para admissão em uma liga acadêmica. Analisar as potencialidades do recorte e colagem para abordagem da diversidade humana no cuidado em saúde, por meio do processo de criação artística. Método: A experiência foi realizada em uma sala de aula da própria Universidade. Foram utilizados revistas em desuso, tesoura, cola branca, cartazes, canetinhas e pincéis. Os envolvidos na dinâmica trabalharam em grupo com o objetivo de expressar o que eles entendiam por Saúde da Família e Comunidade. Ao final, realizaram uma exposição dialogada do material confeccionado pelo grupo, elucidando as significações atribuídas aos elementos colados no cartaz. Resultados: A dinâmica de recorte e colagem potencializou a interação do grupo ao trabalhar em conjunto para apresentação de um material final. Todos os materiais construídos reforçaram o papel inclusivo da Estratégia de Saúde da Família, enfatizando o suporte que essa estratégia deve dar às populações negligenciadas e em situação de vulnerabilidade social. A experiência permitiu aos participantes a exposição de suas visões de mundo acerca do cuidado e de saúde respeitando, para tanto, as competências culturais e individuais dos estudantes nesse processo. Conclusão: A estratégia de recorte e colagem respeitou a tríade criação, inclusão e diversidade e mostrou-se como importante ferramenta em processos seletivos e estratégia pedagógica a ser utilizada em diversos cenários educativos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160
10.18378/rebes.v9i2.6160
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i2.6160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160/5590
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6160/9783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 2 (2019); 27-33
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 2 (2019); 27-33
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 2 (2019); 27-33
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666472067072