A importância do lúdico na superação das dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2036 |
Resumo: | O lúdico é uma situação privilegiada de aprendizagem na qual o desenvolvimento pode alcançar níveis mais complexos, exatamente pela possibilidade de interação, em uma situação imaginária e pela negociação de regras de convivência e de conteúdos temáticos. O lúdico é um recurso pedagógico fundamental para desperta a criatividade, a capacidade inventiva, a iniciativa, bem como o desenvolvimento de um senso crítico, objetivando o favorecimento da aprendizagem. O professor deve redimensionar sua prática pedagógica, proporcionando uma maior utilização das atividades lúdicas. Inúmeras dificuldades são superadas no processo de ensino aprendizagem quando se trabalha com o lúdico. Por essa razão, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. É por intermédio da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, a ela se integrando, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com seus semelhantes e conviver como um ser social. O lúdico favorece o desenvolvimento das estruturas motoras e afetivas, pois, permite que o sujeito realize descentrações e coordenações de pontos de vista, bem como, o desencadeamento de regulações ativas no processo de escolha de procedimentos adequados ao alcance de seus objetivos. Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Lúdico. Psicopedagogia. |
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A importância do lúdico na superação das dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógicoO lúdico é uma situação privilegiada de aprendizagem na qual o desenvolvimento pode alcançar níveis mais complexos, exatamente pela possibilidade de interação, em uma situação imaginária e pela negociação de regras de convivência e de conteúdos temáticos. O lúdico é um recurso pedagógico fundamental para desperta a criatividade, a capacidade inventiva, a iniciativa, bem como o desenvolvimento de um senso crítico, objetivando o favorecimento da aprendizagem. O professor deve redimensionar sua prática pedagógica, proporcionando uma maior utilização das atividades lúdicas. Inúmeras dificuldades são superadas no processo de ensino aprendizagem quando se trabalha com o lúdico. Por essa razão, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. É por intermédio da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, a ela se integrando, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com seus semelhantes e conviver como um ser social. O lúdico favorece o desenvolvimento das estruturas motoras e afetivas, pois, permite que o sujeito realize descentrações e coordenações de pontos de vista, bem como, o desencadeamento de regulações ativas no processo de escolha de procedimentos adequados ao alcance de seus objetivos. Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Lúdico. Psicopedagogia.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2036Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 2 No. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 2 n. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2036/1599Andrade, Maria Isabel Amorim da SilvaVasconcelos, Tatiana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T18:28:57Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2036Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T18:28:57Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 2 No. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 2 Núm. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 2 n. 1 (2012): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
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