Capacitação para agentes comunitários de saúde: Contribuições do pet-saúde/graduasus de enfermagem
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6173 |
Resumo: | A Educação Permanente pautada na metodologia da problematização e na andragogia, é uma importante estratégia de gestão frente a consolidação e aprimoramento dos profissionais que já atuam na Atenção Primária. Nesse contexto, o PET-Saúde/GraduaSUS Enfermagem se propôs a realizar uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde de uma Estratégia de Saúde da Família do município de Belém/PA. A metodologia utilizada para desenvolver esse trabalho permitiu identificar os problemas com base na realidade e necessidades da atuação profissional, além de tornar possível a discussão e visualização de alternativas capazes de aprimorar o saber teórico-prático e consequentemente melhorar a assistência prestada por esses profissionais a comunidade. A partir da capacitação baseada nos aspectos da andragogia, notou-se que a as dinâmicas e exercícios de reflexão potencializaram o processo de assimilação das discussões realizadas entre discentes e profissionais, a partir de temáticas como relacionamento interpessoal no trabalho, direitos e deveres dos agentes comunitários de saúde com ênfase na visita domiciliar e estratificação de risco familiar. Logo, pode-se inferir que a realização de capacitações com temas relevantes para o contexto em que o serviço está inserido é de suma importância para efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Ressalta-se ainda que esse trabalho cumpriu seu objetivo em instigar a discussão dos problemas e das soluções voltadas a realidade de atuação dos profissionais da unidade, enquanto equipe e mediador do processo assistencial realizado na comunidade, além de somar significativa experiencia frente a futura prática profissional das discentes envolvidas no processo de capacitação. |
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Capacitação para agentes comunitários de saúde: Contribuições do pet-saúde/graduasus de enfermagemEducação Permanente. Enfermagem. Aprendizagem Baseada em Problemas.A Educação Permanente pautada na metodologia da problematização e na andragogia, é uma importante estratégia de gestão frente a consolidação e aprimoramento dos profissionais que já atuam na Atenção Primária. Nesse contexto, o PET-Saúde/GraduaSUS Enfermagem se propôs a realizar uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde de uma Estratégia de Saúde da Família do município de Belém/PA. A metodologia utilizada para desenvolver esse trabalho permitiu identificar os problemas com base na realidade e necessidades da atuação profissional, além de tornar possível a discussão e visualização de alternativas capazes de aprimorar o saber teórico-prático e consequentemente melhorar a assistência prestada por esses profissionais a comunidade. A partir da capacitação baseada nos aspectos da andragogia, notou-se que a as dinâmicas e exercícios de reflexão potencializaram o processo de assimilação das discussões realizadas entre discentes e profissionais, a partir de temáticas como relacionamento interpessoal no trabalho, direitos e deveres dos agentes comunitários de saúde com ênfase na visita domiciliar e estratificação de risco familiar. Logo, pode-se inferir que a realização de capacitações com temas relevantes para o contexto em que o serviço está inserido é de suma importância para efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Ressalta-se ainda que esse trabalho cumpriu seu objetivo em instigar a discussão dos problemas e das soluções voltadas a realidade de atuação dos profissionais da unidade, enquanto equipe e mediador do processo assistencial realizado na comunidade, além de somar significativa experiencia frente a futura prática profissional das discentes envolvidas no processo de capacitação.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/617310.18378/rebes.v9i1.6173Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 1 (2019); 14-18Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 1 (2019); 14-18Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 1 (2019); 14-182358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6173/5512https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6173/9803Copyright (c) 2019 Lais Cristina Pereira da Costa Gomes, Alice Dayenne Moraes, Idehize Oliveira Furtado Lima, Giovana Karina Lima Rolim, Samantha Pereira Caldas, Ludimila Magalhães Rodrigues da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Lais Cristina Pereira da CostaMoraes, Alice DayenneLima, Idehize Oliveira FurtadoRolim, Giovana Karina LimaCaldas, Samantha Pereirada Cunha, Ludimila Magalhães Rodrigues2020-01-14T18:33:11Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6173Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:33:11Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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