Capacitação para agentes comunitários de saúde: Contribuições do pet-saúde/graduasus de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lais Cristina Pereira da Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moraes, Alice Dayenne, Lima, Idehize Oliveira Furtado, Rolim, Giovana Karina Lima, Caldas, Samantha Pereira, da Cunha, Ludimila Magalhães Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6173
Resumo: A Educação Permanente pautada na metodologia da problematização e na andragogia, é uma importante estratégia de gestão frente a consolidação e aprimoramento dos profissionais que já atuam na Atenção Primária. Nesse contexto, o PET-Saúde/GraduaSUS Enfermagem se propôs a realizar uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde de uma Estratégia de Saúde da Família do município de Belém/PA. A metodologia utilizada para desenvolver esse trabalho permitiu identificar os problemas com base na realidade e necessidades da atuação profissional, além de tornar possível a discussão e visualização de alternativas capazes de aprimorar o saber teórico-prático e consequentemente melhorar a assistência prestada por esses profissionais a comunidade. A partir da capacitação baseada nos aspectos da andragogia, notou-se que a as dinâmicas e exercícios de reflexão potencializaram o processo de assimilação das discussões realizadas entre discentes e profissionais, a partir de temáticas como relacionamento interpessoal no trabalho, direitos e deveres dos agentes comunitários de saúde com ênfase na visita domiciliar e estratificação de risco familiar. Logo, pode-se inferir que a realização de capacitações com temas relevantes para o contexto em que o serviço está inserido é de suma importância para efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Ressalta-se ainda que esse trabalho cumpriu seu objetivo em instigar a discussão dos problemas e das soluções voltadas a realidade de atuação dos profissionais da unidade, enquanto equipe e mediador do processo assistencial realizado na comunidade, além de somar significativa experiencia frente a futura prática profissional das discentes envolvidas no processo de capacitação.
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