Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937 |
Resumo: | Introdução: O papel do médico, em sua atuação profissional, muitas vezes o condiciona a assumir o papel de gestor de ações voltadas para melhoria da saúde pública. O presente trabalho busca relatar a experiência de uma atividade pedagógica subsidiada na análise de dados secundários, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), por estudantes de uma escola médica e na subsequente proposição, pelos mesmos, de estratégias de intervenção em saúde pública para redução e contenção de agravos em saúde. Metodologia: A experiência partiu de uma estratégia pedagógica proposta por professores do Eixo de Saúde Coletiva V, de uma escola médica de Minas Gerais. A atividade foi subsidiada na análise de dados secundários, centradas no número de casos de doenças de notificação compulsória documentados no Brasil, contidos no SINAN. Após análise dos agravos em saúde, foi demandado dos discentes que propusesse medidas de gestão em saúde pública para melhoria desses cenários, com redução de seus índices. Resultados: A atividade resultou na elaboração de 10 propostas de intervenção para redução de agravos em saúde pública. Os estudantes calcularam indicadores epidemiológicos, consultaram trabalhos com mesma temática em bases indexadas de saúde e fizeram a construção de gráficos para apresentação do seu agravo em saúde pública e proposta de intervenção, ao final do semestre, para toda a turma. Conclusões: A atividade permitiu aos estudantes de medicina compreenderem as limitações de bases de dados secundárias do Ministério da Saúde do Brasil e a aquisição de conhecimentos relativos a determinantes sociais de saúde. |
id |
GVAA-2_e76b51c3c4112cb8a46a8dd9f5d5f890 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/6937 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde públicaServiços de Vigilância EpidemiológicaFaculdades de MedicinaAprendizagem Baseada em ProblemasSistemas de InformaçãoAdministração de Serviços de Saúde.Introdução: O papel do médico, em sua atuação profissional, muitas vezes o condiciona a assumir o papel de gestor de ações voltadas para melhoria da saúde pública. O presente trabalho busca relatar a experiência de uma atividade pedagógica subsidiada na análise de dados secundários, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), por estudantes de uma escola médica e na subsequente proposição, pelos mesmos, de estratégias de intervenção em saúde pública para redução e contenção de agravos em saúde. Metodologia: A experiência partiu de uma estratégia pedagógica proposta por professores do Eixo de Saúde Coletiva V, de uma escola médica de Minas Gerais. A atividade foi subsidiada na análise de dados secundários, centradas no número de casos de doenças de notificação compulsória documentados no Brasil, contidos no SINAN. Após análise dos agravos em saúde, foi demandado dos discentes que propusesse medidas de gestão em saúde pública para melhoria desses cenários, com redução de seus índices. Resultados: A atividade resultou na elaboração de 10 propostas de intervenção para redução de agravos em saúde pública. Os estudantes calcularam indicadores epidemiológicos, consultaram trabalhos com mesma temática em bases indexadas de saúde e fizeram a construção de gráficos para apresentação do seu agravo em saúde pública e proposta de intervenção, ao final do semestre, para toda a turma. Conclusões: A atividade permitiu aos estudantes de medicina compreenderem as limitações de bases de dados secundárias do Ministério da Saúde do Brasil e a aquisição de conhecimentos relativos a determinantes sociais de saúde.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/693710.18378/rebes.v9i4.6937Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 112-119Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 112-119Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 112-1192358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937/6498https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937/10069Copyright (c) 2019 Lineker Fernandes Dias Dias, Vinicius Moro Gorla Gorla, Giovanna Rodrigues da Cunha Naves, Lorrany de Cássia Torres Silva, Stefan Vilges de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Lineker FernandesGorla, Vinicius MoroNaves, Giovanna Rodrigues da CunhaSilva, Lorrany de Cássia TorresOliveira, Stefan Vilges de2020-03-02T19:54:04Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6937Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:04Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública |
title |
Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública |
spellingShingle |
Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública Dias, Lineker Fernandes Serviços de Vigilância Epidemiológica Faculdades de Medicina Aprendizagem Baseada em Problemas Sistemas de Informação Administração de Serviços de Saúde. |
title_short |
Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública |
title_full |
Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública |
title_fullStr |
Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública |
title_full_unstemmed |
Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública |
title_sort |
Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública |
author |
Dias, Lineker Fernandes |
author_facet |
Dias, Lineker Fernandes Gorla, Vinicius Moro Naves, Giovanna Rodrigues da Cunha Silva, Lorrany de Cássia Torres Oliveira, Stefan Vilges de |
author_role |
author |
author2 |
Gorla, Vinicius Moro Naves, Giovanna Rodrigues da Cunha Silva, Lorrany de Cássia Torres Oliveira, Stefan Vilges de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Lineker Fernandes Gorla, Vinicius Moro Naves, Giovanna Rodrigues da Cunha Silva, Lorrany de Cássia Torres Oliveira, Stefan Vilges de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviços de Vigilância Epidemiológica Faculdades de Medicina Aprendizagem Baseada em Problemas Sistemas de Informação Administração de Serviços de Saúde. |
topic |
Serviços de Vigilância Epidemiológica Faculdades de Medicina Aprendizagem Baseada em Problemas Sistemas de Informação Administração de Serviços de Saúde. |
description |
Introdução: O papel do médico, em sua atuação profissional, muitas vezes o condiciona a assumir o papel de gestor de ações voltadas para melhoria da saúde pública. O presente trabalho busca relatar a experiência de uma atividade pedagógica subsidiada na análise de dados secundários, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), por estudantes de uma escola médica e na subsequente proposição, pelos mesmos, de estratégias de intervenção em saúde pública para redução e contenção de agravos em saúde. Metodologia: A experiência partiu de uma estratégia pedagógica proposta por professores do Eixo de Saúde Coletiva V, de uma escola médica de Minas Gerais. A atividade foi subsidiada na análise de dados secundários, centradas no número de casos de doenças de notificação compulsória documentados no Brasil, contidos no SINAN. Após análise dos agravos em saúde, foi demandado dos discentes que propusesse medidas de gestão em saúde pública para melhoria desses cenários, com redução de seus índices. Resultados: A atividade resultou na elaboração de 10 propostas de intervenção para redução de agravos em saúde pública. Os estudantes calcularam indicadores epidemiológicos, consultaram trabalhos com mesma temática em bases indexadas de saúde e fizeram a construção de gráficos para apresentação do seu agravo em saúde pública e proposta de intervenção, ao final do semestre, para toda a turma. Conclusões: A atividade permitiu aos estudantes de medicina compreenderem as limitações de bases de dados secundárias do Ministério da Saúde do Brasil e a aquisição de conhecimentos relativos a determinantes sociais de saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937 10.18378/rebes.v9i4.6937 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i4.6937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937/6498 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937/10069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 112-119 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 112-119 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 112-119 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666845360128 |