Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Lineker Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gorla, Vinicius Moro, Naves, Giovanna Rodrigues da Cunha, Silva, Lorrany de Cássia Torres, Oliveira, Stefan Vilges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937
Resumo: Introdução: O papel do médico, em sua atuação profissional, muitas vezes o condiciona a assumir o papel de gestor de ações voltadas para melhoria da saúde pública. O presente trabalho busca relatar a experiência de uma atividade pedagógica subsidiada na análise de dados secundários, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), por estudantes de uma escola médica e na subsequente proposição, pelos mesmos, de estratégias de intervenção em saúde pública para redução e contenção de agravos em saúde. Metodologia: A experiência partiu de uma estratégia pedagógica proposta por professores do Eixo de Saúde Coletiva V, de uma escola médica de Minas Gerais. A atividade foi subsidiada na análise de dados secundários, centradas no número de casos de doenças de notificação compulsória documentados no Brasil, contidos no SINAN. Após análise dos agravos em saúde, foi demandado dos discentes que propusesse medidas de gestão em saúde pública para melhoria desses cenários, com redução de seus índices. Resultados: A atividade resultou na elaboração de 10 propostas de intervenção para redução de agravos em saúde pública. Os estudantes calcularam indicadores epidemiológicos, consultaram trabalhos com mesma temática em bases indexadas de saúde e fizeram a construção de gráficos para apresentação do seu agravo em saúde pública e proposta de intervenção, ao final do semestre, para toda a turma. Conclusões: A atividade permitiu aos estudantes de medicina compreenderem as limitações de bases de dados secundárias do Ministério da Saúde do Brasil e a aquisição de conhecimentos relativos a determinantes sociais de saúde.
id GVAA-2_e76b51c3c4112cb8a46a8dd9f5d5f890
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6937
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde públicaServiços de Vigilância EpidemiológicaFaculdades de MedicinaAprendizagem Baseada em ProblemasSistemas de InformaçãoAdministração de Serviços de Saúde.Introdução: O papel do médico, em sua atuação profissional, muitas vezes o condiciona a assumir o papel de gestor de ações voltadas para melhoria da saúde pública. O presente trabalho busca relatar a experiência de uma atividade pedagógica subsidiada na análise de dados secundários, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), por estudantes de uma escola médica e na subsequente proposição, pelos mesmos, de estratégias de intervenção em saúde pública para redução e contenção de agravos em saúde. Metodologia: A experiência partiu de uma estratégia pedagógica proposta por professores do Eixo de Saúde Coletiva V, de uma escola médica de Minas Gerais. A atividade foi subsidiada na análise de dados secundários, centradas no número de casos de doenças de notificação compulsória documentados no Brasil, contidos no SINAN. Após análise dos agravos em saúde, foi demandado dos discentes que propusesse medidas de gestão em saúde pública para melhoria desses cenários, com redução de seus índices. Resultados: A atividade resultou na elaboração de 10 propostas de intervenção para redução de agravos em saúde pública. Os estudantes calcularam indicadores epidemiológicos, consultaram trabalhos com mesma temática em bases indexadas de saúde e fizeram a construção de gráficos para apresentação do seu agravo em saúde pública e proposta de intervenção, ao final do semestre, para toda a turma. Conclusões: A atividade permitiu aos estudantes de medicina compreenderem as limitações de bases de dados secundárias do Ministério da Saúde do Brasil e a aquisição de conhecimentos relativos a determinantes sociais de saúde.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/693710.18378/rebes.v9i4.6937Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 112-119Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 112-119Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 112-1192358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937/6498https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937/10069Copyright (c) 2019 Lineker Fernandes Dias Dias, Vinicius Moro Gorla Gorla, Giovanna Rodrigues da Cunha Naves, Lorrany de Cássia Torres Silva, Stefan Vilges de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Lineker FernandesGorla, Vinicius MoroNaves, Giovanna Rodrigues da CunhaSilva, Lorrany de Cássia TorresOliveira, Stefan Vilges de2020-03-02T19:54:04Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6937Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:04Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública
title Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública
spellingShingle Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública
Dias, Lineker Fernandes
Serviços de Vigilância Epidemiológica
Faculdades de Medicina
Aprendizagem Baseada em Problemas
Sistemas de Informação
Administração de Serviços de Saúde.
title_short Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública
title_full Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública
title_fullStr Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública
title_full_unstemmed Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública
title_sort Educação médica: formulação de propostas de intervenção por discentes para redução de agravos em saúde pública
author Dias, Lineker Fernandes
author_facet Dias, Lineker Fernandes
Gorla, Vinicius Moro
Naves, Giovanna Rodrigues da Cunha
Silva, Lorrany de Cássia Torres
Oliveira, Stefan Vilges de
author_role author
author2 Gorla, Vinicius Moro
Naves, Giovanna Rodrigues da Cunha
Silva, Lorrany de Cássia Torres
Oliveira, Stefan Vilges de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Lineker Fernandes
Gorla, Vinicius Moro
Naves, Giovanna Rodrigues da Cunha
Silva, Lorrany de Cássia Torres
Oliveira, Stefan Vilges de
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços de Vigilância Epidemiológica
Faculdades de Medicina
Aprendizagem Baseada em Problemas
Sistemas de Informação
Administração de Serviços de Saúde.
topic Serviços de Vigilância Epidemiológica
Faculdades de Medicina
Aprendizagem Baseada em Problemas
Sistemas de Informação
Administração de Serviços de Saúde.
description Introdução: O papel do médico, em sua atuação profissional, muitas vezes o condiciona a assumir o papel de gestor de ações voltadas para melhoria da saúde pública. O presente trabalho busca relatar a experiência de uma atividade pedagógica subsidiada na análise de dados secundários, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), por estudantes de uma escola médica e na subsequente proposição, pelos mesmos, de estratégias de intervenção em saúde pública para redução e contenção de agravos em saúde. Metodologia: A experiência partiu de uma estratégia pedagógica proposta por professores do Eixo de Saúde Coletiva V, de uma escola médica de Minas Gerais. A atividade foi subsidiada na análise de dados secundários, centradas no número de casos de doenças de notificação compulsória documentados no Brasil, contidos no SINAN. Após análise dos agravos em saúde, foi demandado dos discentes que propusesse medidas de gestão em saúde pública para melhoria desses cenários, com redução de seus índices. Resultados: A atividade resultou na elaboração de 10 propostas de intervenção para redução de agravos em saúde pública. Os estudantes calcularam indicadores epidemiológicos, consultaram trabalhos com mesma temática em bases indexadas de saúde e fizeram a construção de gráficos para apresentação do seu agravo em saúde pública e proposta de intervenção, ao final do semestre, para toda a turma. Conclusões: A atividade permitiu aos estudantes de medicina compreenderem as limitações de bases de dados secundárias do Ministério da Saúde do Brasil e a aquisição de conhecimentos relativos a determinantes sociais de saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937
10.18378/rebes.v9i4.6937
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i4.6937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937/6498
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6937/10069
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 112-119
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 112-119
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 112-119
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666845360128