Uma abordagem sobre a sociologia da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosélia Maria de Sousa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, José Ozildo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3023
Resumo: Trata-se de um artigo de revisão no qual se apresentou a Sociologia da Educação sob diferentes ótica, focalizando as concepções a cerca da educação, formuladas por Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx e Bourdieu. Demonstrou-se que Durkheim entendia que antes de tudo, a educação existe para satisfaz as necessidades sociais. Weber afirmava que o modelo educacional de sua época possuía uma estreita correlação coma chamada burocracia moderna, asfixiando o indivíduo e reduzindo sua liberdade e  autonomia. Karl Mark via a educação como um dos instrumentos promotores da alienação do membro da classe trabalhadora, enquanto que Bourdieu via a educação como uma instância que legitimava os privilégios sociais. Palavras-chave: Educação. Sociedade. Sociabilidade.
id GVAA-2_f6455c8a8de8e9f85838835da7a1ede6
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3023
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Uma abordagem sobre a sociologia da educaçãoTrata-se de um artigo de revisão no qual se apresentou a Sociologia da Educação sob diferentes ótica, focalizando as concepções a cerca da educação, formuladas por Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx e Bourdieu. Demonstrou-se que Durkheim entendia que antes de tudo, a educação existe para satisfaz as necessidades sociais. Weber afirmava que o modelo educacional de sua época possuía uma estreita correlação coma chamada burocracia moderna, asfixiando o indivíduo e reduzindo sua liberdade e  autonomia. Karl Mark via a educação como um dos instrumentos promotores da alienação do membro da classe trabalhadora, enquanto que Bourdieu via a educação como uma instância que legitimava os privilégios sociais. Palavras-chave: Educação. Sociedade. Sociabilidade. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3023Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 21-26Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 21-26Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 21-262358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3023/2537Santos, Rosélia Maria de SousaSantos, José Ozildo dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T13:44:47Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3023Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T13:44:47Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem sobre a sociologia da educação
title Uma abordagem sobre a sociologia da educação
spellingShingle Uma abordagem sobre a sociologia da educação
Santos, Rosélia Maria de Sousa
title_short Uma abordagem sobre a sociologia da educação
title_full Uma abordagem sobre a sociologia da educação
title_fullStr Uma abordagem sobre a sociologia da educação
title_full_unstemmed Uma abordagem sobre a sociologia da educação
title_sort Uma abordagem sobre a sociologia da educação
author Santos, Rosélia Maria de Sousa
author_facet Santos, Rosélia Maria de Sousa
Santos, José Ozildo dos
author_role author
author2 Santos, José Ozildo dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosélia Maria de Sousa
Santos, José Ozildo dos
description Trata-se de um artigo de revisão no qual se apresentou a Sociologia da Educação sob diferentes ótica, focalizando as concepções a cerca da educação, formuladas por Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx e Bourdieu. Demonstrou-se que Durkheim entendia que antes de tudo, a educação existe para satisfaz as necessidades sociais. Weber afirmava que o modelo educacional de sua época possuía uma estreita correlação coma chamada burocracia moderna, asfixiando o indivíduo e reduzindo sua liberdade e  autonomia. Karl Mark via a educação como um dos instrumentos promotores da alienação do membro da classe trabalhadora, enquanto que Bourdieu via a educação como uma instância que legitimava os privilégios sociais. Palavras-chave: Educação. Sociedade. Sociabilidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3023
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3023/2537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 21-26
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 21-26
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 2 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 21-26
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665414053888