Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Sibellino, Lucas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Matoso Freire, Raquel, Paschoalette Rodrigues Bachur, Tatiana, Magalhães Braga, Catarina Joelma, Frota Aragão, Gislei, Maia Pantoja, Lydia Dayanne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468
Resumo: Este trabalho objetivou relatar a experiência da construção de folders e panfletos sobre arboviroses como instrumentos educativos por alunos e monitores da disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) em um curso de Medicina. Durante o terceiro semestre, os 40 alunos da disciplina foram divididos em equipes de oito e orientados, através de monitoria, sobre elaboração de material educativo, sendo-lhes apresentado, como modelo, um panfleto elaborado pelos próprios monitores. Para o embasamento teórico, os alunos foram instruídos a pesquisar artigos científicos publicados em inglês e português entre 2011 e 2016 nas bases de dados Scielo®, Google Acadêmico® e UpToDate® com uso das palavras-chave “Dengue”, “Zika”, “Chikungunya” e “Arboviroses”. Ao término do semestre, os alunos elaboraram quatro folders e um panfleto, os quais apresentaram generalidades sobre as arboviroses dengue, zika e chikungunya, as diferenças de sinais e sintomas entre essas doenças, além de noções de tratamento e dicas de prevenção e combate ao Aedes aegypti. A construção de instrumentos de divulgação no campo da saúde é fundamental para esclarecer a sociedade acerca de temas tão relevantes à saúde pública, como as arboviroses. Os materiais produzidos pelos alunos obtiveram êxito em abordar esse assunto, uma vez que apresentaram  informações relevantes sobre as doenças e também ilustrações, as quais contribuem para comunicação eficaz com a população em geral, desde o grupo infanto-juvenil ao idoso. Assim, este relato sobre a atuação da monitoria e a produção pelos alunos da disciplina pode incentivar o desenvolvimento de experiências semelhantes no contexto da universidade.
id GVAA-2_fbc3edcf93fba4b23cb70bfefffdbcba
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/6468
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativosDenguezikachikungunyafolhetoseducação em saúde.Este trabalho objetivou relatar a experiência da construção de folders e panfletos sobre arboviroses como instrumentos educativos por alunos e monitores da disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) em um curso de Medicina. Durante o terceiro semestre, os 40 alunos da disciplina foram divididos em equipes de oito e orientados, através de monitoria, sobre elaboração de material educativo, sendo-lhes apresentado, como modelo, um panfleto elaborado pelos próprios monitores. Para o embasamento teórico, os alunos foram instruídos a pesquisar artigos científicos publicados em inglês e português entre 2011 e 2016 nas bases de dados Scielo®, Google Acadêmico® e UpToDate® com uso das palavras-chave “Dengue”, “Zika”, “Chikungunya” e “Arboviroses”. Ao término do semestre, os alunos elaboraram quatro folders e um panfleto, os quais apresentaram generalidades sobre as arboviroses dengue, zika e chikungunya, as diferenças de sinais e sintomas entre essas doenças, além de noções de tratamento e dicas de prevenção e combate ao Aedes aegypti. A construção de instrumentos de divulgação no campo da saúde é fundamental para esclarecer a sociedade acerca de temas tão relevantes à saúde pública, como as arboviroses. Os materiais produzidos pelos alunos obtiveram êxito em abordar esse assunto, uma vez que apresentaram  informações relevantes sobre as doenças e também ilustrações, as quais contribuem para comunicação eficaz com a população em geral, desde o grupo infanto-juvenil ao idoso. Assim, este relato sobre a atuação da monitoria e a produção pelos alunos da disciplina pode incentivar o desenvolvimento de experiências semelhantes no contexto da universidade.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/646810.18378/rebes.v9i3.6468Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 16-23Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 16-23Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 16-232358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468/6332https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468/9905Copyright (c) 2019 Lucas Oliveira Sibellino, Raquel Matoso Freire, Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Catarina Joelma Magalhães Braga, Gislei Frota Aragão, Lydia Dayanne Maia Pantojainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Sibellino, LucasMatoso Freire, RaquelPaschoalette Rodrigues Bachur, TatianaMagalhães Braga, Catarina JoelmaFrota Aragão, GisleiMaia Pantoja, Lydia Dayanne2020-01-14T18:36:58Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6468Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:36:58Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos
title Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos
spellingShingle Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos
Oliveira Sibellino, Lucas
Dengue
zika
chikungunya
folhetos
educação em saúde.
title_short Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos
title_full Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos
title_fullStr Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos
title_full_unstemmed Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos
title_sort Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos
author Oliveira Sibellino, Lucas
author_facet Oliveira Sibellino, Lucas
Matoso Freire, Raquel
Paschoalette Rodrigues Bachur, Tatiana
Magalhães Braga, Catarina Joelma
Frota Aragão, Gislei
Maia Pantoja, Lydia Dayanne
author_role author
author2 Matoso Freire, Raquel
Paschoalette Rodrigues Bachur, Tatiana
Magalhães Braga, Catarina Joelma
Frota Aragão, Gislei
Maia Pantoja, Lydia Dayanne
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Sibellino, Lucas
Matoso Freire, Raquel
Paschoalette Rodrigues Bachur, Tatiana
Magalhães Braga, Catarina Joelma
Frota Aragão, Gislei
Maia Pantoja, Lydia Dayanne
dc.subject.por.fl_str_mv Dengue
zika
chikungunya
folhetos
educação em saúde.
topic Dengue
zika
chikungunya
folhetos
educação em saúde.
description Este trabalho objetivou relatar a experiência da construção de folders e panfletos sobre arboviroses como instrumentos educativos por alunos e monitores da disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) em um curso de Medicina. Durante o terceiro semestre, os 40 alunos da disciplina foram divididos em equipes de oito e orientados, através de monitoria, sobre elaboração de material educativo, sendo-lhes apresentado, como modelo, um panfleto elaborado pelos próprios monitores. Para o embasamento teórico, os alunos foram instruídos a pesquisar artigos científicos publicados em inglês e português entre 2011 e 2016 nas bases de dados Scielo®, Google Acadêmico® e UpToDate® com uso das palavras-chave “Dengue”, “Zika”, “Chikungunya” e “Arboviroses”. Ao término do semestre, os alunos elaboraram quatro folders e um panfleto, os quais apresentaram generalidades sobre as arboviroses dengue, zika e chikungunya, as diferenças de sinais e sintomas entre essas doenças, além de noções de tratamento e dicas de prevenção e combate ao Aedes aegypti. A construção de instrumentos de divulgação no campo da saúde é fundamental para esclarecer a sociedade acerca de temas tão relevantes à saúde pública, como as arboviroses. Os materiais produzidos pelos alunos obtiveram êxito em abordar esse assunto, uma vez que apresentaram  informações relevantes sobre as doenças e também ilustrações, as quais contribuem para comunicação eficaz com a população em geral, desde o grupo infanto-juvenil ao idoso. Assim, este relato sobre a atuação da monitoria e a produção pelos alunos da disciplina pode incentivar o desenvolvimento de experiências semelhantes no contexto da universidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468
10.18378/rebes.v9i3.6468
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i3.6468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468/6332
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468/9905
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 16-23
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 16-23
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 16-23
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666799222784