Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468 |
Resumo: | Este trabalho objetivou relatar a experiência da construção de folders e panfletos sobre arboviroses como instrumentos educativos por alunos e monitores da disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) em um curso de Medicina. Durante o terceiro semestre, os 40 alunos da disciplina foram divididos em equipes de oito e orientados, através de monitoria, sobre elaboração de material educativo, sendo-lhes apresentado, como modelo, um panfleto elaborado pelos próprios monitores. Para o embasamento teórico, os alunos foram instruídos a pesquisar artigos científicos publicados em inglês e português entre 2011 e 2016 nas bases de dados Scielo®, Google Acadêmico® e UpToDate® com uso das palavras-chave “Dengue”, “Zika”, “Chikungunya” e “Arboviroses”. Ao término do semestre, os alunos elaboraram quatro folders e um panfleto, os quais apresentaram generalidades sobre as arboviroses dengue, zika e chikungunya, as diferenças de sinais e sintomas entre essas doenças, além de noções de tratamento e dicas de prevenção e combate ao Aedes aegypti. A construção de instrumentos de divulgação no campo da saúde é fundamental para esclarecer a sociedade acerca de temas tão relevantes à saúde pública, como as arboviroses. Os materiais produzidos pelos alunos obtiveram êxito em abordar esse assunto, uma vez que apresentaram informações relevantes sobre as doenças e também ilustrações, as quais contribuem para comunicação eficaz com a população em geral, desde o grupo infanto-juvenil ao idoso. Assim, este relato sobre a atuação da monitoria e a produção pelos alunos da disciplina pode incentivar o desenvolvimento de experiências semelhantes no contexto da universidade. |
id |
GVAA-2_fbc3edcf93fba4b23cb70bfefffdbcba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/6468 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativosDenguezikachikungunyafolhetoseducação em saúde.Este trabalho objetivou relatar a experiência da construção de folders e panfletos sobre arboviroses como instrumentos educativos por alunos e monitores da disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) em um curso de Medicina. Durante o terceiro semestre, os 40 alunos da disciplina foram divididos em equipes de oito e orientados, através de monitoria, sobre elaboração de material educativo, sendo-lhes apresentado, como modelo, um panfleto elaborado pelos próprios monitores. Para o embasamento teórico, os alunos foram instruídos a pesquisar artigos científicos publicados em inglês e português entre 2011 e 2016 nas bases de dados Scielo®, Google Acadêmico® e UpToDate® com uso das palavras-chave “Dengue”, “Zika”, “Chikungunya” e “Arboviroses”. Ao término do semestre, os alunos elaboraram quatro folders e um panfleto, os quais apresentaram generalidades sobre as arboviroses dengue, zika e chikungunya, as diferenças de sinais e sintomas entre essas doenças, além de noções de tratamento e dicas de prevenção e combate ao Aedes aegypti. A construção de instrumentos de divulgação no campo da saúde é fundamental para esclarecer a sociedade acerca de temas tão relevantes à saúde pública, como as arboviroses. Os materiais produzidos pelos alunos obtiveram êxito em abordar esse assunto, uma vez que apresentaram informações relevantes sobre as doenças e também ilustrações, as quais contribuem para comunicação eficaz com a população em geral, desde o grupo infanto-juvenil ao idoso. Assim, este relato sobre a atuação da monitoria e a produção pelos alunos da disciplina pode incentivar o desenvolvimento de experiências semelhantes no contexto da universidade.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/646810.18378/rebes.v9i3.6468Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 16-23Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 16-23Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 16-232358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468/6332https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468/9905Copyright (c) 2019 Lucas Oliveira Sibellino, Raquel Matoso Freire, Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Catarina Joelma Magalhães Braga, Gislei Frota Aragão, Lydia Dayanne Maia Pantojainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Sibellino, LucasMatoso Freire, RaquelPaschoalette Rodrigues Bachur, TatianaMagalhães Braga, Catarina JoelmaFrota Aragão, GisleiMaia Pantoja, Lydia Dayanne2020-01-14T18:36:58Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/6468Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:36:58Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos |
title |
Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos |
spellingShingle |
Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos Oliveira Sibellino, Lucas Dengue zika chikungunya folhetos educação em saúde. |
title_short |
Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos |
title_full |
Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos |
title_fullStr |
Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos |
title_full_unstemmed |
Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos |
title_sort |
Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos |
author |
Oliveira Sibellino, Lucas |
author_facet |
Oliveira Sibellino, Lucas Matoso Freire, Raquel Paschoalette Rodrigues Bachur, Tatiana Magalhães Braga, Catarina Joelma Frota Aragão, Gislei Maia Pantoja, Lydia Dayanne |
author_role |
author |
author2 |
Matoso Freire, Raquel Paschoalette Rodrigues Bachur, Tatiana Magalhães Braga, Catarina Joelma Frota Aragão, Gislei Maia Pantoja, Lydia Dayanne |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Sibellino, Lucas Matoso Freire, Raquel Paschoalette Rodrigues Bachur, Tatiana Magalhães Braga, Catarina Joelma Frota Aragão, Gislei Maia Pantoja, Lydia Dayanne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dengue zika chikungunya folhetos educação em saúde. |
topic |
Dengue zika chikungunya folhetos educação em saúde. |
description |
Este trabalho objetivou relatar a experiência da construção de folders e panfletos sobre arboviroses como instrumentos educativos por alunos e monitores da disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) em um curso de Medicina. Durante o terceiro semestre, os 40 alunos da disciplina foram divididos em equipes de oito e orientados, através de monitoria, sobre elaboração de material educativo, sendo-lhes apresentado, como modelo, um panfleto elaborado pelos próprios monitores. Para o embasamento teórico, os alunos foram instruídos a pesquisar artigos científicos publicados em inglês e português entre 2011 e 2016 nas bases de dados Scielo®, Google Acadêmico® e UpToDate® com uso das palavras-chave “Dengue”, “Zika”, “Chikungunya” e “Arboviroses”. Ao término do semestre, os alunos elaboraram quatro folders e um panfleto, os quais apresentaram generalidades sobre as arboviroses dengue, zika e chikungunya, as diferenças de sinais e sintomas entre essas doenças, além de noções de tratamento e dicas de prevenção e combate ao Aedes aegypti. A construção de instrumentos de divulgação no campo da saúde é fundamental para esclarecer a sociedade acerca de temas tão relevantes à saúde pública, como as arboviroses. Os materiais produzidos pelos alunos obtiveram êxito em abordar esse assunto, uma vez que apresentaram informações relevantes sobre as doenças e também ilustrações, as quais contribuem para comunicação eficaz com a população em geral, desde o grupo infanto-juvenil ao idoso. Assim, este relato sobre a atuação da monitoria e a produção pelos alunos da disciplina pode incentivar o desenvolvimento de experiências semelhantes no contexto da universidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468 10.18378/rebes.v9i3.6468 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i3.6468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468/6332 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6468/9905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 16-23 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 16-23 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 16-23 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666799222784 |