CRESCIMENTO RADICULAR E NUTRIÇÃO DA CEVADA EM FUNÇÃO DA CALAGEM E APLICAÇÃO DE GESSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAIRES,EDUARDO FÁVERO
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: FELDHAUS,ITACIR CESAR, BLUM,JULIUS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052001000300009
Resumo: A calagem superficial ou incorporada e a aplicação de gesso no solo levam a modificações químicas no perfil que podem influenciar o crescimento de raízes das culturas anuais. O crescimento radicular e a nutrição da cevada, cv. BR 2 (sensível ao Al), foram estudados em função da aplicação de calcário dolomítico (sem calcário e 4,5 t.ha-1 de calcário na superfície ou incorporado) e doses de gesso (0, 3, 6 e 9 t.ha-1), em LATOSSOLO VERMELHO Distrófico textura argilosa, em Ponta Grossa (PR). O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso em esquema de parcela subdividida, com três repetições. Os tratamentos de calagem (parcelas) e as doses de gesso (subparcelas) foram aplicados na instalação do sistema plantio direto, em 1998. Avaliaram-se as alterações nos atributos químicos do solo e no crescimento de raízes de cevada no inverno de 1999, após o cultivo de soja. A calagem, na superfície ou incorporada e a aplicação de gesso não influenciaram significativamente o crescimento radicular da cevada, embora o gesso tenha proporcionado melhor distribuição relativa de raízes em profundidade, principalmente quando associado à calagem. Em condições de déficit hídrico severo, não houve limitação no crescimento radicular da cevada, em profundidade, para o teor de Ca trocável de 6 mmol c.dm-3 e a saturação por Al de 35%. A incorporação de calcário melhorou a nutrição de N e K da cevada, mas a produção não foi influenciada pela correção da acidez do solo por meio da calagem na superfície ou com incorporação, certamente devido à prolongada estiagem no período de florescimento da cultura, o que limitou a produção de grãos. A aplicação de gesso melhorou a absorção de N, P, K, Ca e S pela cevada, em condições de deficiência hídrica, proporcionando acréscimos na produção de grãos, em decorrência do aumento de Ca trocável, da relação Ca/Mg e do S-SO4(2-) disponível no solo.
id IAC-1_07ca8a7dd883281aa3ae40cee52ad886
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87052001000300009
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling CRESCIMENTO RADICULAR E NUTRIÇÃO DA CEVADA EM FUNÇÃO DA CALAGEM E APLICAÇÃO DE GESSOacidezsubsolosistema radicularcálcioenxofresistema plantio diretoA calagem superficial ou incorporada e a aplicação de gesso no solo levam a modificações químicas no perfil que podem influenciar o crescimento de raízes das culturas anuais. O crescimento radicular e a nutrição da cevada, cv. BR 2 (sensível ao Al), foram estudados em função da aplicação de calcário dolomítico (sem calcário e 4,5 t.ha-1 de calcário na superfície ou incorporado) e doses de gesso (0, 3, 6 e 9 t.ha-1), em LATOSSOLO VERMELHO Distrófico textura argilosa, em Ponta Grossa (PR). O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso em esquema de parcela subdividida, com três repetições. Os tratamentos de calagem (parcelas) e as doses de gesso (subparcelas) foram aplicados na instalação do sistema plantio direto, em 1998. Avaliaram-se as alterações nos atributos químicos do solo e no crescimento de raízes de cevada no inverno de 1999, após o cultivo de soja. A calagem, na superfície ou incorporada e a aplicação de gesso não influenciaram significativamente o crescimento radicular da cevada, embora o gesso tenha proporcionado melhor distribuição relativa de raízes em profundidade, principalmente quando associado à calagem. Em condições de déficit hídrico severo, não houve limitação no crescimento radicular da cevada, em profundidade, para o teor de Ca trocável de 6 mmol c.dm-3 e a saturação por Al de 35%. A incorporação de calcário melhorou a nutrição de N e K da cevada, mas a produção não foi influenciada pela correção da acidez do solo por meio da calagem na superfície ou com incorporação, certamente devido à prolongada estiagem no período de florescimento da cultura, o que limitou a produção de grãos. A aplicação de gesso melhorou a absorção de N, P, K, Ca e S pela cevada, em condições de deficiência hídrica, proporcionando acréscimos na produção de grãos, em decorrência do aumento de Ca trocável, da relação Ca/Mg e do S-SO4(2-) disponível no solo.Instituto Agronômico de Campinas2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052001000300009Bragantia v.60 n.3 2001reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87052001000300009info:eu-repo/semantics/openAccessCAIRES,EDUARDO FÁVEROFELDHAUS,ITACIR CESARBLUM,JULIUSpor2002-06-05T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87052001000300009Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2002-06-05T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv CRESCIMENTO RADICULAR E NUTRIÇÃO DA CEVADA EM FUNÇÃO DA CALAGEM E APLICAÇÃO DE GESSO
title CRESCIMENTO RADICULAR E NUTRIÇÃO DA CEVADA EM FUNÇÃO DA CALAGEM E APLICAÇÃO DE GESSO
spellingShingle CRESCIMENTO RADICULAR E NUTRIÇÃO DA CEVADA EM FUNÇÃO DA CALAGEM E APLICAÇÃO DE GESSO
CAIRES,EDUARDO FÁVERO
acidez
subsolo
sistema radicular
cálcio
enxofre
sistema plantio direto
title_short CRESCIMENTO RADICULAR E NUTRIÇÃO DA CEVADA EM FUNÇÃO DA CALAGEM E APLICAÇÃO DE GESSO
title_full CRESCIMENTO RADICULAR E NUTRIÇÃO DA CEVADA EM FUNÇÃO DA CALAGEM E APLICAÇÃO DE GESSO
title_fullStr CRESCIMENTO RADICULAR E NUTRIÇÃO DA CEVADA EM FUNÇÃO DA CALAGEM E APLICAÇÃO DE GESSO
title_full_unstemmed CRESCIMENTO RADICULAR E NUTRIÇÃO DA CEVADA EM FUNÇÃO DA CALAGEM E APLICAÇÃO DE GESSO
title_sort CRESCIMENTO RADICULAR E NUTRIÇÃO DA CEVADA EM FUNÇÃO DA CALAGEM E APLICAÇÃO DE GESSO
author CAIRES,EDUARDO FÁVERO
author_facet CAIRES,EDUARDO FÁVERO
FELDHAUS,ITACIR CESAR
BLUM,JULIUS
author_role author
author2 FELDHAUS,ITACIR CESAR
BLUM,JULIUS
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAIRES,EDUARDO FÁVERO
FELDHAUS,ITACIR CESAR
BLUM,JULIUS
dc.subject.por.fl_str_mv acidez
subsolo
sistema radicular
cálcio
enxofre
sistema plantio direto
topic acidez
subsolo
sistema radicular
cálcio
enxofre
sistema plantio direto
description A calagem superficial ou incorporada e a aplicação de gesso no solo levam a modificações químicas no perfil que podem influenciar o crescimento de raízes das culturas anuais. O crescimento radicular e a nutrição da cevada, cv. BR 2 (sensível ao Al), foram estudados em função da aplicação de calcário dolomítico (sem calcário e 4,5 t.ha-1 de calcário na superfície ou incorporado) e doses de gesso (0, 3, 6 e 9 t.ha-1), em LATOSSOLO VERMELHO Distrófico textura argilosa, em Ponta Grossa (PR). O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso em esquema de parcela subdividida, com três repetições. Os tratamentos de calagem (parcelas) e as doses de gesso (subparcelas) foram aplicados na instalação do sistema plantio direto, em 1998. Avaliaram-se as alterações nos atributos químicos do solo e no crescimento de raízes de cevada no inverno de 1999, após o cultivo de soja. A calagem, na superfície ou incorporada e a aplicação de gesso não influenciaram significativamente o crescimento radicular da cevada, embora o gesso tenha proporcionado melhor distribuição relativa de raízes em profundidade, principalmente quando associado à calagem. Em condições de déficit hídrico severo, não houve limitação no crescimento radicular da cevada, em profundidade, para o teor de Ca trocável de 6 mmol c.dm-3 e a saturação por Al de 35%. A incorporação de calcário melhorou a nutrição de N e K da cevada, mas a produção não foi influenciada pela correção da acidez do solo por meio da calagem na superfície ou com incorporação, certamente devido à prolongada estiagem no período de florescimento da cultura, o que limitou a produção de grãos. A aplicação de gesso melhorou a absorção de N, P, K, Ca e S pela cevada, em condições de deficiência hídrica, proporcionando acréscimos na produção de grãos, em decorrência do aumento de Ca trocável, da relação Ca/Mg e do S-SO4(2-) disponível no solo.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052001000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052001000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87052001000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.60 n.3 2001
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193297581015040