Variação de certas características de rami em função da natureza da medula do caule

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro,Guilherme Augusto de Paiva
Data de Publicação: 1979
Outros Autores: Salgado,Antônio Luiz de Barros, Nagai,Violeta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051979000100010
Resumo: Estudaram-se algumas características de dez variedades de rami (Boehmeria nivea Gaud.) em relação à presença ou à ausência do tecido medular do caule. As variedades apresentaram porcentagens diferentes de número de caules com presença (cheios) ou ausência (ocos) de tecido medular. Algumas mostraram superioridade dos caules cheios em relação aos caules ocos para as características de peso, porcentagem de fibra sobre peso de caule verde, diâmetro e comprimento de caule, porém não apresentaram diferenças para as características de porcentagem de fibra sobre peso de caule seco e comprimento de fibra. Para fineza de fibra, somente a variedade tatsuka-kairyo revelou uma superioridade dos caules ocos em relação aos cheios. Considerando-se os caules cheios e os ocos separadamente para cada variedade, as variedades, comparadas duas a duas, tiveram comportamento diferente com relação às características estudadas. As variedades saikeiseishin-shun, E 49-63 o tatsuka-kairyo, tanto para caules cheios como para ocos, revelaram os maiores valores para as características estudadas, com exceção para fineza de fibra, cujos valores foram os mais baixos, devendo ser escolhidas em futuros trabalhos de melhoramento. Pelos resultados obtidos, verificou-se que é possível a realização de um trabalho de melhoramento visando aperfeiçoar determinadas características de rami.
id IAC-1_32a9dad771adee45453b01251bbe3e7d
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87051979000100010
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Variação de certas características de rami em função da natureza da medula do cauleEstudaram-se algumas características de dez variedades de rami (Boehmeria nivea Gaud.) em relação à presença ou à ausência do tecido medular do caule. As variedades apresentaram porcentagens diferentes de número de caules com presença (cheios) ou ausência (ocos) de tecido medular. Algumas mostraram superioridade dos caules cheios em relação aos caules ocos para as características de peso, porcentagem de fibra sobre peso de caule verde, diâmetro e comprimento de caule, porém não apresentaram diferenças para as características de porcentagem de fibra sobre peso de caule seco e comprimento de fibra. Para fineza de fibra, somente a variedade tatsuka-kairyo revelou uma superioridade dos caules ocos em relação aos cheios. Considerando-se os caules cheios e os ocos separadamente para cada variedade, as variedades, comparadas duas a duas, tiveram comportamento diferente com relação às características estudadas. As variedades saikeiseishin-shun, E 49-63 o tatsuka-kairyo, tanto para caules cheios como para ocos, revelaram os maiores valores para as características estudadas, com exceção para fineza de fibra, cujos valores foram os mais baixos, devendo ser escolhidas em futuros trabalhos de melhoramento. Pelos resultados obtidos, verificou-se que é possível a realização de um trabalho de melhoramento visando aperfeiçoar determinadas características de rami.Instituto Agronômico de Campinas1979-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051979000100010Bragantia v.38 n.1 1979reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87051979000100010info:eu-repo/semantics/openAccessCastro,Guilherme Augusto de PaivaSalgado,Antônio Luiz de BarrosNagai,Violetapor2007-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87051979000100010Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2007-12-20T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Variação de certas características de rami em função da natureza da medula do caule
title Variação de certas características de rami em função da natureza da medula do caule
spellingShingle Variação de certas características de rami em função da natureza da medula do caule
Castro,Guilherme Augusto de Paiva
title_short Variação de certas características de rami em função da natureza da medula do caule
title_full Variação de certas características de rami em função da natureza da medula do caule
title_fullStr Variação de certas características de rami em função da natureza da medula do caule
title_full_unstemmed Variação de certas características de rami em função da natureza da medula do caule
title_sort Variação de certas características de rami em função da natureza da medula do caule
author Castro,Guilherme Augusto de Paiva
author_facet Castro,Guilherme Augusto de Paiva
Salgado,Antônio Luiz de Barros
Nagai,Violeta
author_role author
author2 Salgado,Antônio Luiz de Barros
Nagai,Violeta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro,Guilherme Augusto de Paiva
Salgado,Antônio Luiz de Barros
Nagai,Violeta
description Estudaram-se algumas características de dez variedades de rami (Boehmeria nivea Gaud.) em relação à presença ou à ausência do tecido medular do caule. As variedades apresentaram porcentagens diferentes de número de caules com presença (cheios) ou ausência (ocos) de tecido medular. Algumas mostraram superioridade dos caules cheios em relação aos caules ocos para as características de peso, porcentagem de fibra sobre peso de caule verde, diâmetro e comprimento de caule, porém não apresentaram diferenças para as características de porcentagem de fibra sobre peso de caule seco e comprimento de fibra. Para fineza de fibra, somente a variedade tatsuka-kairyo revelou uma superioridade dos caules ocos em relação aos cheios. Considerando-se os caules cheios e os ocos separadamente para cada variedade, as variedades, comparadas duas a duas, tiveram comportamento diferente com relação às características estudadas. As variedades saikeiseishin-shun, E 49-63 o tatsuka-kairyo, tanto para caules cheios como para ocos, revelaram os maiores valores para as características estudadas, com exceção para fineza de fibra, cujos valores foram os mais baixos, devendo ser escolhidas em futuros trabalhos de melhoramento. Pelos resultados obtidos, verificou-se que é possível a realização de um trabalho de melhoramento visando aperfeiçoar determinadas características de rami.
publishDate 1979
dc.date.none.fl_str_mv 1979-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051979000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051979000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87051979000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.38 n.1 1979
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193294254931968