Adubação da soja: II - Adubação mineral em "terra-roxa-misturada com argilito do glacial"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miyasaka,Shiro
Data de Publicação: 1962
Outros Autores: Wutke,Antônio Carlos Pimentel, Venturini,Wanderley Rinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051962000100034
Resumo: Na Zona Sul do Estado de São Paulo, uma faixa de terra de cêrca de 500.000 hectares, compreendendo os municípios de Itapetininga, Itapeva, Itaberá, Itararé e São Miguel Arcanjo, embora de baixa fertilidade, tem suscitado o interesse de grande número de agricultores, pela excelente topografia e clima apropriado ao cultivo de trigo e de soja. Com a finalidade de obter informações preliminares sôbre as reações da soja. Glycine max (L) Merril, aos adubos químicos contendo N, P e K e, também, ao calcário, enxôfre e micronutrientes, em solo da região considerada, foi instalado um ensaio em Engenheiro Bacelar (município de Itapeva), em terra-roxa-misturado com argilito do Glacial. Procurou-se, também, verificar o efeito residual dos fertilizantes e do corretivo citados. Os resultados obtidos mostraram forte reação ao fósforo e ao calcário e pequena ao potássio. Vertficou-se efeito negativo do nitrogênio, não revelando significância a presença de micronutrientes e de enxôfre. Pelo estudo teórico do aspecto econômico da adubação fosfatada, nas condições do ensaio, verificou-se a viabilidade da aplicação de superfosfato simples diretamente à cultura da soja. O considerável efeito residual no segundo ano de condução da experiência, evidenciou a possibilidade de ser aumentado, nos plantios subseqüentes, o lucro obtido no primeiro. Por outro lodo, foi comprovada a recomendação, generalizada, de se efetuar a adubação mineral, especialmente de fósforo, nas culturas que precedem a da soja, num programa de rotação.
id IAC-1_427fea3d5d055370ce9a26e62a19bbc6
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87051962000100034
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Adubação da soja: II - Adubação mineral em "terra-roxa-misturada com argilito do glacial"Na Zona Sul do Estado de São Paulo, uma faixa de terra de cêrca de 500.000 hectares, compreendendo os municípios de Itapetininga, Itapeva, Itaberá, Itararé e São Miguel Arcanjo, embora de baixa fertilidade, tem suscitado o interesse de grande número de agricultores, pela excelente topografia e clima apropriado ao cultivo de trigo e de soja. Com a finalidade de obter informações preliminares sôbre as reações da soja. Glycine max (L) Merril, aos adubos químicos contendo N, P e K e, também, ao calcário, enxôfre e micronutrientes, em solo da região considerada, foi instalado um ensaio em Engenheiro Bacelar (município de Itapeva), em terra-roxa-misturado com argilito do Glacial. Procurou-se, também, verificar o efeito residual dos fertilizantes e do corretivo citados. Os resultados obtidos mostraram forte reação ao fósforo e ao calcário e pequena ao potássio. Vertficou-se efeito negativo do nitrogênio, não revelando significância a presença de micronutrientes e de enxôfre. Pelo estudo teórico do aspecto econômico da adubação fosfatada, nas condições do ensaio, verificou-se a viabilidade da aplicação de superfosfato simples diretamente à cultura da soja. O considerável efeito residual no segundo ano de condução da experiência, evidenciou a possibilidade de ser aumentado, nos plantios subseqüentes, o lucro obtido no primeiro. Por outro lodo, foi comprovada a recomendação, generalizada, de se efetuar a adubação mineral, especialmente de fósforo, nas culturas que precedem a da soja, num programa de rotação.Instituto Agronômico de Campinas1962-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051962000100034Bragantia v.21 n.unico 1962reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87051962000100034info:eu-repo/semantics/openAccessMiyasaka,ShiroWutke,Antônio Carlos PimentelVenturini,Wanderley Rinaldopor2010-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87051962000100034Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2010-03-02T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Adubação da soja: II - Adubação mineral em "terra-roxa-misturada com argilito do glacial"
title Adubação da soja: II - Adubação mineral em "terra-roxa-misturada com argilito do glacial"
spellingShingle Adubação da soja: II - Adubação mineral em "terra-roxa-misturada com argilito do glacial"
Miyasaka,Shiro
title_short Adubação da soja: II - Adubação mineral em "terra-roxa-misturada com argilito do glacial"
title_full Adubação da soja: II - Adubação mineral em "terra-roxa-misturada com argilito do glacial"
title_fullStr Adubação da soja: II - Adubação mineral em "terra-roxa-misturada com argilito do glacial"
title_full_unstemmed Adubação da soja: II - Adubação mineral em "terra-roxa-misturada com argilito do glacial"
title_sort Adubação da soja: II - Adubação mineral em "terra-roxa-misturada com argilito do glacial"
author Miyasaka,Shiro
author_facet Miyasaka,Shiro
Wutke,Antônio Carlos Pimentel
Venturini,Wanderley Rinaldo
author_role author
author2 Wutke,Antônio Carlos Pimentel
Venturini,Wanderley Rinaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miyasaka,Shiro
Wutke,Antônio Carlos Pimentel
Venturini,Wanderley Rinaldo
description Na Zona Sul do Estado de São Paulo, uma faixa de terra de cêrca de 500.000 hectares, compreendendo os municípios de Itapetininga, Itapeva, Itaberá, Itararé e São Miguel Arcanjo, embora de baixa fertilidade, tem suscitado o interesse de grande número de agricultores, pela excelente topografia e clima apropriado ao cultivo de trigo e de soja. Com a finalidade de obter informações preliminares sôbre as reações da soja. Glycine max (L) Merril, aos adubos químicos contendo N, P e K e, também, ao calcário, enxôfre e micronutrientes, em solo da região considerada, foi instalado um ensaio em Engenheiro Bacelar (município de Itapeva), em terra-roxa-misturado com argilito do Glacial. Procurou-se, também, verificar o efeito residual dos fertilizantes e do corretivo citados. Os resultados obtidos mostraram forte reação ao fósforo e ao calcário e pequena ao potássio. Vertficou-se efeito negativo do nitrogênio, não revelando significância a presença de micronutrientes e de enxôfre. Pelo estudo teórico do aspecto econômico da adubação fosfatada, nas condições do ensaio, verificou-se a viabilidade da aplicação de superfosfato simples diretamente à cultura da soja. O considerável efeito residual no segundo ano de condução da experiência, evidenciou a possibilidade de ser aumentado, nos plantios subseqüentes, o lucro obtido no primeiro. Por outro lodo, foi comprovada a recomendação, generalizada, de se efetuar a adubação mineral, especialmente de fósforo, nas culturas que precedem a da soja, num programa de rotação.
publishDate 1962
dc.date.none.fl_str_mv 1962-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051962000100034
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051962000100034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87051962000100034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.21 n.unico 1962
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193291828527104