Fontes de resistência ao bicho-mineiro, Perileucoptera coffeella, em Coffea spp.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro Filho,Oliveiro
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: Medina Filho,Herculano Penna, Carvalho,Alcides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051991000100006
Resumo: Procurou-se determinar, em nível de laboratório, por meio de infestações artificiais uniformes, fontes de resistência ao bicho-mineiro Perileucoptera coffeella (Guérin-Mèneville, 1842), entre as espécies Coffea stenophyila, C. salvatríx, C. racemosa, C. liberíca, C. eugenioides, C. kapakata, C. dewevrei, C. brevípes, C. congensis e C, canephora e os cultivares Catuaí Vermelho e Mundo Novo de C. arábica. Utilizaram-se testes de livre escolha e de confinamento, sendo avaliados os seguintes parâmetros: oviposição, número de discos lesionados por parcela, nota visual, área foliar danificada por parcela e área foliar danificada por lagarta. De acordo com os parâmetros analisados, pode-se, com relação ao número de pontos atribuídos na avaliação visual e quanto à porcentagem de discos lesionados, agrupar as espécies C. stenophyila, C. brevipes, C. liberíca e C. salvatrix, como altamente resistentes; C. racemosa, C. kapakata, C. dewevrei e C. eugenioides, como moderadamente resistentes, e C. congensis, C. canephora e C. arabica, como suscetíveis. Considerando os parâmetros área foliar danificada por parcela e área foliar danificada por lagarta, C. arabica pode ser classificada como altamente suscetível, mantendo-se C. congensis e C. canephora como suscetíveis.
id IAC-1_54bddb1903ebb77ee33ccb4fc9e86d9f
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87051991000100006
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Fontes de resistência ao bicho-mineiro, Perileucoptera coffeella, em Coffea spp.Coffea spp. bicho-mineiroPeríleucoptera coffeellaresistência genéticaProcurou-se determinar, em nível de laboratório, por meio de infestações artificiais uniformes, fontes de resistência ao bicho-mineiro Perileucoptera coffeella (Guérin-Mèneville, 1842), entre as espécies Coffea stenophyila, C. salvatríx, C. racemosa, C. liberíca, C. eugenioides, C. kapakata, C. dewevrei, C. brevípes, C. congensis e C, canephora e os cultivares Catuaí Vermelho e Mundo Novo de C. arábica. Utilizaram-se testes de livre escolha e de confinamento, sendo avaliados os seguintes parâmetros: oviposição, número de discos lesionados por parcela, nota visual, área foliar danificada por parcela e área foliar danificada por lagarta. De acordo com os parâmetros analisados, pode-se, com relação ao número de pontos atribuídos na avaliação visual e quanto à porcentagem de discos lesionados, agrupar as espécies C. stenophyila, C. brevipes, C. liberíca e C. salvatrix, como altamente resistentes; C. racemosa, C. kapakata, C. dewevrei e C. eugenioides, como moderadamente resistentes, e C. congensis, C. canephora e C. arabica, como suscetíveis. Considerando os parâmetros área foliar danificada por parcela e área foliar danificada por lagarta, C. arabica pode ser classificada como altamente suscetível, mantendo-se C. congensis e C. canephora como suscetíveis.Instituto Agronômico de Campinas1991-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051991000100006Bragantia v.50 n.1 1991reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87051991000100006info:eu-repo/semantics/openAccessGuerreiro Filho,OliveiroMedina Filho,Herculano PennaCarvalho,Alcidespor2007-11-19T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87051991000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2007-11-19T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fontes de resistência ao bicho-mineiro, Perileucoptera coffeella, em Coffea spp.
title Fontes de resistência ao bicho-mineiro, Perileucoptera coffeella, em Coffea spp.
spellingShingle Fontes de resistência ao bicho-mineiro, Perileucoptera coffeella, em Coffea spp.
Guerreiro Filho,Oliveiro
Coffea spp. bicho-mineiro
Períleucoptera coffeella
resistência genética
title_short Fontes de resistência ao bicho-mineiro, Perileucoptera coffeella, em Coffea spp.
title_full Fontes de resistência ao bicho-mineiro, Perileucoptera coffeella, em Coffea spp.
title_fullStr Fontes de resistência ao bicho-mineiro, Perileucoptera coffeella, em Coffea spp.
title_full_unstemmed Fontes de resistência ao bicho-mineiro, Perileucoptera coffeella, em Coffea spp.
title_sort Fontes de resistência ao bicho-mineiro, Perileucoptera coffeella, em Coffea spp.
author Guerreiro Filho,Oliveiro
author_facet Guerreiro Filho,Oliveiro
Medina Filho,Herculano Penna
Carvalho,Alcides
author_role author
author2 Medina Filho,Herculano Penna
Carvalho,Alcides
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro Filho,Oliveiro
Medina Filho,Herculano Penna
Carvalho,Alcides
dc.subject.por.fl_str_mv Coffea spp. bicho-mineiro
Períleucoptera coffeella
resistência genética
topic Coffea spp. bicho-mineiro
Períleucoptera coffeella
resistência genética
description Procurou-se determinar, em nível de laboratório, por meio de infestações artificiais uniformes, fontes de resistência ao bicho-mineiro Perileucoptera coffeella (Guérin-Mèneville, 1842), entre as espécies Coffea stenophyila, C. salvatríx, C. racemosa, C. liberíca, C. eugenioides, C. kapakata, C. dewevrei, C. brevípes, C. congensis e C, canephora e os cultivares Catuaí Vermelho e Mundo Novo de C. arábica. Utilizaram-se testes de livre escolha e de confinamento, sendo avaliados os seguintes parâmetros: oviposição, número de discos lesionados por parcela, nota visual, área foliar danificada por parcela e área foliar danificada por lagarta. De acordo com os parâmetros analisados, pode-se, com relação ao número de pontos atribuídos na avaliação visual e quanto à porcentagem de discos lesionados, agrupar as espécies C. stenophyila, C. brevipes, C. liberíca e C. salvatrix, como altamente resistentes; C. racemosa, C. kapakata, C. dewevrei e C. eugenioides, como moderadamente resistentes, e C. congensis, C. canephora e C. arabica, como suscetíveis. Considerando os parâmetros área foliar danificada por parcela e área foliar danificada por lagarta, C. arabica pode ser classificada como altamente suscetível, mantendo-se C. congensis e C. canephora como suscetíveis.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051991000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051991000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87051991000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.50 n.1 1991
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193296053239808