Taxonomia de Coffea arabica L.: II - Coffea Arabica L. Var. Caturra e sua forma Xanthocarpa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krug,C. A.
Data de Publicação: 1949
Outros Autores: Mendes,J. E. T., Carvalho,A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051949000300001
Resumo: Uma nova variedade de Coffea arabica L., provavelmente originária de Manhumirim, Estado de Minas Gerais, e cultivada em pequena escala no Estado do Espírito Santo, foi recebida, pelo Instituto Agronômico de Campinas, em 1937. Trata-se da variedade caturra. Carateriza-se por apresentar porte menor do que o da variedade bourbon, da qual provàvelmente se originou. Os internódios são bem curtos, tanto no caule como nos ramos, sendo intensa a ramificação secundária e de ordem inferior. As fôlhas são de um verde bem escuro, maiores e proporcionalmente mais largas do que as do Bourbon. As flores são pouco menores e os frutos e sementes um pouco maiores do que as dessa variedade. No presente trabalho apresentam-se os resultados das pesquisas taxonômicas relativas a essa nova variedade de C. arabica e alguns dados preliminares referentes à sua constituição cromosômica e genética. Verificou-se ser de 2n = 44 o número de cromosômios somáticos e, dos cruzamentos com as variedades typica e bourbon, conclui-se que os seus principais caracteres são devidos à ação de um só par de fatôres genéticos dominantes principais (Ct Ct). As observações preliminares relativas à produtividade indicam que se trata de uma variedade de elevada capacidade produtiva, merecendo, por conseguinte, a atenção que se vem dando aos trabalhos ora em realização nas principais zonas cafeeiras. A forma xanthocarpa parece diferir do Caturra Vermelho apenas na coloração amarela dos frutos, que é devida ao mesmo fator (xc xc) que carateriza a forma xanthocarpa da variedade typica (2).
id IAC-1_55baefc1d0e6900e1fa6e61c6af81d26
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87051949000300001
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Taxonomia de Coffea arabica L.: II - Coffea Arabica L. Var. Caturra e sua forma XanthocarpaUma nova variedade de Coffea arabica L., provavelmente originária de Manhumirim, Estado de Minas Gerais, e cultivada em pequena escala no Estado do Espírito Santo, foi recebida, pelo Instituto Agronômico de Campinas, em 1937. Trata-se da variedade caturra. Carateriza-se por apresentar porte menor do que o da variedade bourbon, da qual provàvelmente se originou. Os internódios são bem curtos, tanto no caule como nos ramos, sendo intensa a ramificação secundária e de ordem inferior. As fôlhas são de um verde bem escuro, maiores e proporcionalmente mais largas do que as do Bourbon. As flores são pouco menores e os frutos e sementes um pouco maiores do que as dessa variedade. No presente trabalho apresentam-se os resultados das pesquisas taxonômicas relativas a essa nova variedade de C. arabica e alguns dados preliminares referentes à sua constituição cromosômica e genética. Verificou-se ser de 2n = 44 o número de cromosômios somáticos e, dos cruzamentos com as variedades typica e bourbon, conclui-se que os seus principais caracteres são devidos à ação de um só par de fatôres genéticos dominantes principais (Ct Ct). As observações preliminares relativas à produtividade indicam que se trata de uma variedade de elevada capacidade produtiva, merecendo, por conseguinte, a atenção que se vem dando aos trabalhos ora em realização nas principais zonas cafeeiras. A forma xanthocarpa parece diferir do Caturra Vermelho apenas na coloração amarela dos frutos, que é devida ao mesmo fator (xc xc) que carateriza a forma xanthocarpa da variedade typica (2).Instituto Agronômico de Campinas1949-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051949000300001Bragantia v.9 n.9-12 1949reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87051949000300001info:eu-repo/semantics/openAccessKrug,C. A.Mendes,J. E. T.Carvalho,A.por2010-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87051949000300001Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2010-06-08T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Taxonomia de Coffea arabica L.: II - Coffea Arabica L. Var. Caturra e sua forma Xanthocarpa
title Taxonomia de Coffea arabica L.: II - Coffea Arabica L. Var. Caturra e sua forma Xanthocarpa
spellingShingle Taxonomia de Coffea arabica L.: II - Coffea Arabica L. Var. Caturra e sua forma Xanthocarpa
Krug,C. A.
title_short Taxonomia de Coffea arabica L.: II - Coffea Arabica L. Var. Caturra e sua forma Xanthocarpa
title_full Taxonomia de Coffea arabica L.: II - Coffea Arabica L. Var. Caturra e sua forma Xanthocarpa
title_fullStr Taxonomia de Coffea arabica L.: II - Coffea Arabica L. Var. Caturra e sua forma Xanthocarpa
title_full_unstemmed Taxonomia de Coffea arabica L.: II - Coffea Arabica L. Var. Caturra e sua forma Xanthocarpa
title_sort Taxonomia de Coffea arabica L.: II - Coffea Arabica L. Var. Caturra e sua forma Xanthocarpa
author Krug,C. A.
author_facet Krug,C. A.
Mendes,J. E. T.
Carvalho,A.
author_role author
author2 Mendes,J. E. T.
Carvalho,A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krug,C. A.
Mendes,J. E. T.
Carvalho,A.
description Uma nova variedade de Coffea arabica L., provavelmente originária de Manhumirim, Estado de Minas Gerais, e cultivada em pequena escala no Estado do Espírito Santo, foi recebida, pelo Instituto Agronômico de Campinas, em 1937. Trata-se da variedade caturra. Carateriza-se por apresentar porte menor do que o da variedade bourbon, da qual provàvelmente se originou. Os internódios são bem curtos, tanto no caule como nos ramos, sendo intensa a ramificação secundária e de ordem inferior. As fôlhas são de um verde bem escuro, maiores e proporcionalmente mais largas do que as do Bourbon. As flores são pouco menores e os frutos e sementes um pouco maiores do que as dessa variedade. No presente trabalho apresentam-se os resultados das pesquisas taxonômicas relativas a essa nova variedade de C. arabica e alguns dados preliminares referentes à sua constituição cromosômica e genética. Verificou-se ser de 2n = 44 o número de cromosômios somáticos e, dos cruzamentos com as variedades typica e bourbon, conclui-se que os seus principais caracteres são devidos à ação de um só par de fatôres genéticos dominantes principais (Ct Ct). As observações preliminares relativas à produtividade indicam que se trata de uma variedade de elevada capacidade produtiva, merecendo, por conseguinte, a atenção que se vem dando aos trabalhos ora em realização nas principais zonas cafeeiras. A forma xanthocarpa parece diferir do Caturra Vermelho apenas na coloração amarela dos frutos, que é devida ao mesmo fator (xc xc) que carateriza a forma xanthocarpa da variedade typica (2).
publishDate 1949
dc.date.none.fl_str_mv 1949-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051949000300001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051949000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87051949000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.9 n.9-12 1949
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193290212671488