Caracterização de cultivares de Coffea arabica mediante utilização de descritores mínimos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar,Adriano Tosoni da Eira
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Guerreiro-Filho,Oliveiro, Maluf,Mirian Perez, Gallo,Paulo Boller, Fazuoli,Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052004000200003
Resumo: Cerca de 70% do café produzido e comercializado mundialmente é oriundo de Coffea arabica. A espécie apresenta base genética estreita sendo as cultivares bastante aparentadas e originárias em sua maioria das tradicionais cultivares Típica e Bourbon. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar a eficiência de descritores mínimos na caracterização de cultivares de cafeeiros e como diferenciadores entre cultivares a serem submetidas ao processo de proteção de cultivares no Brasil. Foram avaliadas trinta e oito características botânicas ou tecnológicas das plantas, folhas, flores, frutos, sementes, assim como três características agronômicas. Utilizaram-se vinte e nove cultivares de cafeeiros selecionadas pelo Instituto Agronômico, sendo avaliadas trinta plantas de cada cultivar. Os resultados evidenciaram que apenas com a utilização das características porte, cor do fruto, resistência ao agente da ferrugem, Hemileia vastatrix e ciclo de maturação é possível obter uma discriminação eficiente dos diferentes grupos de cultivares avaliadas. A cor das folhas jovens e o diâmetro da copa revelaram-se importantes descritores na discriminação de cultivares do grupo Mundo Novo. Não foi possível, porém, identificar descritores eficientes na discriminação das cultivares dos grupos Catuaí Vermelho, Catuaí Amarelo e Icatu Vermelho.
id IAC-1_6a1d6d1950008fab13277c123f1ab8ae
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87052004000200003
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Caracterização de cultivares de Coffea arabica mediante utilização de descritores mínimosbase genéticacaféDHEproteção de cultivaresCerca de 70% do café produzido e comercializado mundialmente é oriundo de Coffea arabica. A espécie apresenta base genética estreita sendo as cultivares bastante aparentadas e originárias em sua maioria das tradicionais cultivares Típica e Bourbon. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar a eficiência de descritores mínimos na caracterização de cultivares de cafeeiros e como diferenciadores entre cultivares a serem submetidas ao processo de proteção de cultivares no Brasil. Foram avaliadas trinta e oito características botânicas ou tecnológicas das plantas, folhas, flores, frutos, sementes, assim como três características agronômicas. Utilizaram-se vinte e nove cultivares de cafeeiros selecionadas pelo Instituto Agronômico, sendo avaliadas trinta plantas de cada cultivar. Os resultados evidenciaram que apenas com a utilização das características porte, cor do fruto, resistência ao agente da ferrugem, Hemileia vastatrix e ciclo de maturação é possível obter uma discriminação eficiente dos diferentes grupos de cultivares avaliadas. A cor das folhas jovens e o diâmetro da copa revelaram-se importantes descritores na discriminação de cultivares do grupo Mundo Novo. Não foi possível, porém, identificar descritores eficientes na discriminação das cultivares dos grupos Catuaí Vermelho, Catuaí Amarelo e Icatu Vermelho.Instituto Agronômico de Campinas2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052004000200003Bragantia v.63 n.2 2004reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87052004000200003info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar,Adriano Tosoni da EiraGuerreiro-Filho,OliveiroMaluf,Mirian PerezGallo,Paulo BollerFazuoli,Luiz Carlospor2004-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87052004000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2004-09-15T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de cultivares de Coffea arabica mediante utilização de descritores mínimos
title Caracterização de cultivares de Coffea arabica mediante utilização de descritores mínimos
spellingShingle Caracterização de cultivares de Coffea arabica mediante utilização de descritores mínimos
Aguiar,Adriano Tosoni da Eira
base genética
café
DHE
proteção de cultivares
title_short Caracterização de cultivares de Coffea arabica mediante utilização de descritores mínimos
title_full Caracterização de cultivares de Coffea arabica mediante utilização de descritores mínimos
title_fullStr Caracterização de cultivares de Coffea arabica mediante utilização de descritores mínimos
title_full_unstemmed Caracterização de cultivares de Coffea arabica mediante utilização de descritores mínimos
title_sort Caracterização de cultivares de Coffea arabica mediante utilização de descritores mínimos
author Aguiar,Adriano Tosoni da Eira
author_facet Aguiar,Adriano Tosoni da Eira
Guerreiro-Filho,Oliveiro
Maluf,Mirian Perez
Gallo,Paulo Boller
Fazuoli,Luiz Carlos
author_role author
author2 Guerreiro-Filho,Oliveiro
Maluf,Mirian Perez
Gallo,Paulo Boller
Fazuoli,Luiz Carlos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar,Adriano Tosoni da Eira
Guerreiro-Filho,Oliveiro
Maluf,Mirian Perez
Gallo,Paulo Boller
Fazuoli,Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv base genética
café
DHE
proteção de cultivares
topic base genética
café
DHE
proteção de cultivares
description Cerca de 70% do café produzido e comercializado mundialmente é oriundo de Coffea arabica. A espécie apresenta base genética estreita sendo as cultivares bastante aparentadas e originárias em sua maioria das tradicionais cultivares Típica e Bourbon. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar a eficiência de descritores mínimos na caracterização de cultivares de cafeeiros e como diferenciadores entre cultivares a serem submetidas ao processo de proteção de cultivares no Brasil. Foram avaliadas trinta e oito características botânicas ou tecnológicas das plantas, folhas, flores, frutos, sementes, assim como três características agronômicas. Utilizaram-se vinte e nove cultivares de cafeeiros selecionadas pelo Instituto Agronômico, sendo avaliadas trinta plantas de cada cultivar. Os resultados evidenciaram que apenas com a utilização das características porte, cor do fruto, resistência ao agente da ferrugem, Hemileia vastatrix e ciclo de maturação é possível obter uma discriminação eficiente dos diferentes grupos de cultivares avaliadas. A cor das folhas jovens e o diâmetro da copa revelaram-se importantes descritores na discriminação de cultivares do grupo Mundo Novo. Não foi possível, porém, identificar descritores eficientes na discriminação das cultivares dos grupos Catuaí Vermelho, Catuaí Amarelo e Icatu Vermelho.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052004000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052004000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87052004000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.63 n.2 2004
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193298264686592