Disposição das mudas de café na cova

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,J. E. Teixeira
Data de Publicação: 1958
Outros Autores: Scaranari,H. J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051958000100018
Resumo: No presente trabalho são apresentados os dados de produção de cafeeiros plantados a quatro mudas por cova, variando, contudo, a maneira de sua distribuição dentro da cova. Um dos tratamentos corresponde ao sistema comum de plantio, no qual as mudas são dispostas em quadrado, na cova. O outro refere-se à disposição das quatro mudas em linha na cova. Visava-se, plantando as mudas desta última forma, facilitar o combate à broca do café pela retirada dos grãos que normalmente caem e ficam presos no centro dos quatro troncos formados pelo sistema comum. Os resultados obtidos, correspondentes ao período de 1951 a 1956, não indicaram diferenças significativas entre as produções dos dois tratamentos. Desta forma, embora o problema do combate à broca do café esteja resolvido com o emprêgo de inseticidas modernos, os resultados dêste ensaio mostram que qualquer um dos sistemas de plantio pode ser adotado no estabelecimento de cafèzais.
id IAC-1_782c6e0ff95e336c3cf84d43b12e5f77
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87051958000100018
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Disposição das mudas de café na covaNo presente trabalho são apresentados os dados de produção de cafeeiros plantados a quatro mudas por cova, variando, contudo, a maneira de sua distribuição dentro da cova. Um dos tratamentos corresponde ao sistema comum de plantio, no qual as mudas são dispostas em quadrado, na cova. O outro refere-se à disposição das quatro mudas em linha na cova. Visava-se, plantando as mudas desta última forma, facilitar o combate à broca do café pela retirada dos grãos que normalmente caem e ficam presos no centro dos quatro troncos formados pelo sistema comum. Os resultados obtidos, correspondentes ao período de 1951 a 1956, não indicaram diferenças significativas entre as produções dos dois tratamentos. Desta forma, embora o problema do combate à broca do café esteja resolvido com o emprêgo de inseticidas modernos, os resultados dêste ensaio mostram que qualquer um dos sistemas de plantio pode ser adotado no estabelecimento de cafèzais.Instituto Agronômico de Campinas1958-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051958000100018Bragantia v.17 n.unico 1958reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87051958000100018info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,J. E. TeixeiraScaranari,H. J.por2010-05-11T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87051958000100018Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2010-05-11T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Disposição das mudas de café na cova
title Disposição das mudas de café na cova
spellingShingle Disposição das mudas de café na cova
Mendes,J. E. Teixeira
title_short Disposição das mudas de café na cova
title_full Disposição das mudas de café na cova
title_fullStr Disposição das mudas de café na cova
title_full_unstemmed Disposição das mudas de café na cova
title_sort Disposição das mudas de café na cova
author Mendes,J. E. Teixeira
author_facet Mendes,J. E. Teixeira
Scaranari,H. J.
author_role author
author2 Scaranari,H. J.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes,J. E. Teixeira
Scaranari,H. J.
description No presente trabalho são apresentados os dados de produção de cafeeiros plantados a quatro mudas por cova, variando, contudo, a maneira de sua distribuição dentro da cova. Um dos tratamentos corresponde ao sistema comum de plantio, no qual as mudas são dispostas em quadrado, na cova. O outro refere-se à disposição das quatro mudas em linha na cova. Visava-se, plantando as mudas desta última forma, facilitar o combate à broca do café pela retirada dos grãos que normalmente caem e ficam presos no centro dos quatro troncos formados pelo sistema comum. Os resultados obtidos, correspondentes ao período de 1951 a 1956, não indicaram diferenças significativas entre as produções dos dois tratamentos. Desta forma, embora o problema do combate à broca do café esteja resolvido com o emprêgo de inseticidas modernos, os resultados dêste ensaio mostram que qualquer um dos sistemas de plantio pode ser adotado no estabelecimento de cafèzais.
publishDate 1958
dc.date.none.fl_str_mv 1958-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051958000100018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051958000100018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87051958000100018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.17 n.unico 1958
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193291049435136