Inclusões intracelulares associadas à "espiga branca" do trigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kitajima,E. W.
Data de Publicação: 1971
Outros Autores: Caetano,V. R., Costa,A. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051971000200002
Resumo: Fragmentos da epiderme inferior de fôlhas de trigo com sintomas típicos da anomalia conhecida como "espiga branca", examinados ao microscópio convencional, mostraram a constante ocorrência de inclusões intracelulares, de dimensões avantajadas e de aspecto fibrilar e enovelado. Freqüentemente, células adjacentes aquelas que continham inclusões apresentavam formações aciculares, em seu interior. Seções ultrafinas dessas folhas, examinadas ao microscópio electrô-nico, revelaram que tais inclusões eram de localização citoplasmática e formadas por uma massa de partículas filamentosas de 7-10 m¼ em diâmetro e de comprimento indeterminado, idênticas àquelas encontradas em preparações "leaf dip". Várias alterações celulares, como hipertrofia do nucléolo, degeneração dos cloroplastos e vesicularização do retículo endoplasmático, puderam também ser notadas. Ocasionalmente, formações cristalinas foram notadas na periferia e mesmo no interior do núcleo. A semelhança das inclusões citoplasmáticas e das partículas que as compõem, com aquelas descritas, associadas à infecção do vírus da "hoja blanca" do arroz, e também o fato de o trigo desenvolver sintomas do tipo espiga branca quando inoculado experimentalmente com o vírus da "hoja blanca", parecem reforçar a sugestão de que a espiga branca do trigo teria etiologia virosa e que o agente causal seria do grupo do vírus da "hoja blanca" do arroz. A constante associação das inclusões celulares com a condição de espiga branca, em trigo, constitui mais um elemento para sua rápida diagnose.
id IAC-1_b7cd06807037849ea763bb3c2fad9bbe
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87051971000200002
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Inclusões intracelulares associadas à "espiga branca" do trigoFragmentos da epiderme inferior de fôlhas de trigo com sintomas típicos da anomalia conhecida como "espiga branca", examinados ao microscópio convencional, mostraram a constante ocorrência de inclusões intracelulares, de dimensões avantajadas e de aspecto fibrilar e enovelado. Freqüentemente, células adjacentes aquelas que continham inclusões apresentavam formações aciculares, em seu interior. Seções ultrafinas dessas folhas, examinadas ao microscópio electrô-nico, revelaram que tais inclusões eram de localização citoplasmática e formadas por uma massa de partículas filamentosas de 7-10 m¼ em diâmetro e de comprimento indeterminado, idênticas àquelas encontradas em preparações "leaf dip". Várias alterações celulares, como hipertrofia do nucléolo, degeneração dos cloroplastos e vesicularização do retículo endoplasmático, puderam também ser notadas. Ocasionalmente, formações cristalinas foram notadas na periferia e mesmo no interior do núcleo. A semelhança das inclusões citoplasmáticas e das partículas que as compõem, com aquelas descritas, associadas à infecção do vírus da "hoja blanca" do arroz, e também o fato de o trigo desenvolver sintomas do tipo espiga branca quando inoculado experimentalmente com o vírus da "hoja blanca", parecem reforçar a sugestão de que a espiga branca do trigo teria etiologia virosa e que o agente causal seria do grupo do vírus da "hoja blanca" do arroz. A constante associação das inclusões celulares com a condição de espiga branca, em trigo, constitui mais um elemento para sua rápida diagnose.Instituto Agronômico de Campinas1971-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051971000200002Bragantia v.30 n.2 1971reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87051971000200002info:eu-repo/semantics/openAccessKitajima,E. W.Caetano,V. R.Costa,A. S.por2009-03-17T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87051971000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2009-03-17T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusões intracelulares associadas à "espiga branca" do trigo
title Inclusões intracelulares associadas à "espiga branca" do trigo
spellingShingle Inclusões intracelulares associadas à "espiga branca" do trigo
Kitajima,E. W.
title_short Inclusões intracelulares associadas à "espiga branca" do trigo
title_full Inclusões intracelulares associadas à "espiga branca" do trigo
title_fullStr Inclusões intracelulares associadas à "espiga branca" do trigo
title_full_unstemmed Inclusões intracelulares associadas à "espiga branca" do trigo
title_sort Inclusões intracelulares associadas à "espiga branca" do trigo
author Kitajima,E. W.
author_facet Kitajima,E. W.
Caetano,V. R.
Costa,A. S.
author_role author
author2 Caetano,V. R.
Costa,A. S.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kitajima,E. W.
Caetano,V. R.
Costa,A. S.
description Fragmentos da epiderme inferior de fôlhas de trigo com sintomas típicos da anomalia conhecida como "espiga branca", examinados ao microscópio convencional, mostraram a constante ocorrência de inclusões intracelulares, de dimensões avantajadas e de aspecto fibrilar e enovelado. Freqüentemente, células adjacentes aquelas que continham inclusões apresentavam formações aciculares, em seu interior. Seções ultrafinas dessas folhas, examinadas ao microscópio electrô-nico, revelaram que tais inclusões eram de localização citoplasmática e formadas por uma massa de partículas filamentosas de 7-10 m¼ em diâmetro e de comprimento indeterminado, idênticas àquelas encontradas em preparações "leaf dip". Várias alterações celulares, como hipertrofia do nucléolo, degeneração dos cloroplastos e vesicularização do retículo endoplasmático, puderam também ser notadas. Ocasionalmente, formações cristalinas foram notadas na periferia e mesmo no interior do núcleo. A semelhança das inclusões citoplasmáticas e das partículas que as compõem, com aquelas descritas, associadas à infecção do vírus da "hoja blanca" do arroz, e também o fato de o trigo desenvolver sintomas do tipo espiga branca quando inoculado experimentalmente com o vírus da "hoja blanca", parecem reforçar a sugestão de que a espiga branca do trigo teria etiologia virosa e que o agente causal seria do grupo do vírus da "hoja blanca" do arroz. A constante associação das inclusões celulares com a condição de espiga branca, em trigo, constitui mais um elemento para sua rápida diagnose.
publishDate 1971
dc.date.none.fl_str_mv 1971-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051971000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87051971000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87051971000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.30 n.2 1971
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193293385662464