Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Jairo Vidal
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva,Giovani Olegário da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bragantia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052008000400029
Resumo: A estimação do número ideal de plantas para a avaliação de populações de cenoura é importante para que se possa reduzir o erro experimental e, com isso, maximizar a precisão das informações obtidas em um experimento, além de contribuir sobremaneira para a redução de recursos financeiros empregados na pesquisa. O objetivo do trabalho foi estimar o número mínimo de plantas por parcela para avaliação de caracteres de raiz em ensaios de populações de cenoura utilizando os métodos de máxima curvatura modificado e da estabilização da média e variância genética. Os experimentos foram desenvolvidos em três locais no verão de 2004: Brasília (DF); São Gotardo (MG) e Lapão (BA), utilizando o delineamento em blocos casualisados com quatro repetições e parcelas com 2 m². Aos 90 dias após o plantio, 15 plantas competitivas em cada uma de nove populações foram colhidas e avaliadas para massa da raiz, comprimento de raiz, comprimento do ombro verde da raiz, formato de ponta da raiz, formato de ombro da raiz, diâmetro da raiz, diâmetro do xilema da raiz, relação diâmetro do xilema / diâmetro da raiz e as variáveis de cor L* a* b* para os tecidos xilema e floema. Os procedimentos de reamostragem com simulação de subamostras e o método da curvatura máxima modificado foram utilizados para estimar o número mínimo de plantas para representar cada parcela. Os valores constatados em ambos os procedimentos comprovam que uma amostra de 13 plantas por parcela é suficiente para garantir uma adequada avaliação de populações de cenoura para o conjunto de caracteres estudados.
id IAC-1_bb0e80d0cbf042fdc83eff53f355dce2
oai_identifier_str oai:scielo:S0006-87052008000400029
network_acronym_str IAC-1
network_name_str Bragantia
repository_id_str
spelling Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenouraDaucus carota L.método de estabilização da média e variância genéticamétodo de curvatura máxima modificadoamostragemA estimação do número ideal de plantas para a avaliação de populações de cenoura é importante para que se possa reduzir o erro experimental e, com isso, maximizar a precisão das informações obtidas em um experimento, além de contribuir sobremaneira para a redução de recursos financeiros empregados na pesquisa. O objetivo do trabalho foi estimar o número mínimo de plantas por parcela para avaliação de caracteres de raiz em ensaios de populações de cenoura utilizando os métodos de máxima curvatura modificado e da estabilização da média e variância genética. Os experimentos foram desenvolvidos em três locais no verão de 2004: Brasília (DF); São Gotardo (MG) e Lapão (BA), utilizando o delineamento em blocos casualisados com quatro repetições e parcelas com 2 m². Aos 90 dias após o plantio, 15 plantas competitivas em cada uma de nove populações foram colhidas e avaliadas para massa da raiz, comprimento de raiz, comprimento do ombro verde da raiz, formato de ponta da raiz, formato de ombro da raiz, diâmetro da raiz, diâmetro do xilema da raiz, relação diâmetro do xilema / diâmetro da raiz e as variáveis de cor L* a* b* para os tecidos xilema e floema. Os procedimentos de reamostragem com simulação de subamostras e o método da curvatura máxima modificado foram utilizados para estimar o número mínimo de plantas para representar cada parcela. Os valores constatados em ambos os procedimentos comprovam que uma amostra de 13 plantas por parcela é suficiente para garantir uma adequada avaliação de populações de cenoura para o conjunto de caracteres estudados.Instituto Agronômico de Campinas2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052008000400029Bragantia v.67 n.4 2008reponame:Bragantiainstname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)instacron:IAC10.1590/S0006-87052008000400029info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Jairo VidalSilva,Giovani Olegário dapor2009-01-26T00:00:00Zoai:scielo:S0006-87052008000400029Revistahttps://www.scielo.br/j/brag/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br1678-44990006-8705opendoar:2009-01-26T00:00Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura
title Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura
spellingShingle Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura
Vieira,Jairo Vidal
Daucus carota L.
método de estabilização da média e variância genética
método de curvatura máxima modificado
amostragem
title_short Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura
title_full Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura
title_fullStr Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura
title_full_unstemmed Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura
title_sort Tamanho mínimo de parcela para avaliação de caracteres de raiz em cenoura
author Vieira,Jairo Vidal
author_facet Vieira,Jairo Vidal
Silva,Giovani Olegário da
author_role author
author2 Silva,Giovani Olegário da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Jairo Vidal
Silva,Giovani Olegário da
dc.subject.por.fl_str_mv Daucus carota L.
método de estabilização da média e variância genética
método de curvatura máxima modificado
amostragem
topic Daucus carota L.
método de estabilização da média e variância genética
método de curvatura máxima modificado
amostragem
description A estimação do número ideal de plantas para a avaliação de populações de cenoura é importante para que se possa reduzir o erro experimental e, com isso, maximizar a precisão das informações obtidas em um experimento, além de contribuir sobremaneira para a redução de recursos financeiros empregados na pesquisa. O objetivo do trabalho foi estimar o número mínimo de plantas por parcela para avaliação de caracteres de raiz em ensaios de populações de cenoura utilizando os métodos de máxima curvatura modificado e da estabilização da média e variância genética. Os experimentos foram desenvolvidos em três locais no verão de 2004: Brasília (DF); São Gotardo (MG) e Lapão (BA), utilizando o delineamento em blocos casualisados com quatro repetições e parcelas com 2 m². Aos 90 dias após o plantio, 15 plantas competitivas em cada uma de nove populações foram colhidas e avaliadas para massa da raiz, comprimento de raiz, comprimento do ombro verde da raiz, formato de ponta da raiz, formato de ombro da raiz, diâmetro da raiz, diâmetro do xilema da raiz, relação diâmetro do xilema / diâmetro da raiz e as variáveis de cor L* a* b* para os tecidos xilema e floema. Os procedimentos de reamostragem com simulação de subamostras e o método da curvatura máxima modificado foram utilizados para estimar o número mínimo de plantas para representar cada parcela. Os valores constatados em ambos os procedimentos comprovam que uma amostra de 13 plantas por parcela é suficiente para garantir uma adequada avaliação de populações de cenoura para o conjunto de caracteres estudados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052008000400029
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-87052008000400029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0006-87052008000400029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Agronômico de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Bragantia v.67 n.4 2008
reponame:Bragantia
instname:Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron:IAC
instname_str Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
instacron_str IAC
institution IAC
reponame_str Bragantia
collection Bragantia
repository.name.fl_str_mv Bragantia - Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
repository.mail.fl_str_mv bragantia@iac.sp.gov.br||bragantia@iac.sp.gov.br
_version_ 1754193300095500288