Qualidade de produtos e serviços turísticos em eventos: uma proposta para análise de conteúdos do twitter
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Direito Civil (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1618 |
Resumo: | Ao se considerar a crescente adoção de mídias sociais e seu uso estratégico em organizações, o trabalho objetiva discutir o uso da análise de conteúdo no Twitter como recurso para a avaliação da qualidade percebida de produtos e serviços turísticos em eventos. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como qualitativo, tendo caráter exploratório e descritivo. A partir do levantamento de literatura pertinente voltada à exploração dos impactos do Twitter, especialmente na atividade turística, sugeriu-se uma estrutura de análise de conteúdo – baseada na técnica Análise de Avaliação/Evaluation Assertion Analysis (EAA) – a qual foi aplicada a uma amostra de postagens feitas por usuários do Twitter durante os Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Tal estrutura, embora apresente aplicabilidade restrita por necessitar de mão de obra especializada e o investimento de horas de trabalho para a sua operacionalização, mostra-se útil para determinar as percepções/atitudes de usuários expressadas no Twitter em relação aos produtos e serviços turísticos consumidos quando da participação em eventos. Uma possibilidade de continuidade desta investigação estaria no efetivo levantamento e comparação de algoritmos que viabilizam a análise de conteúdo em ferramentas automatizadas, verificando-se o alinhamento destas a uma metodologia “clássica”. Os resultados da investigação podem, igualmente, oferecer subsídios para a criação de uma ferramenta que alie a estrutura da EAA à eficiência da operacionalização de processos decorrentes da automação. |
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Qualidade de produtos e serviços turísticos em eventos: uma proposta para análise de conteúdos do twitterQualidade de produtos e serviços turísticos em eventos: uma proposta para análise de conteúdos do twitterAnálise representacional. Produtos e serviços turísticos. Mídias sociais. Eventos.BiblioteconomiaAnálise representacional. Produtos e serviços turísticos. Mídias sociais. Eventos.Biblioteconomia.Ao se considerar a crescente adoção de mídias sociais e seu uso estratégico em organizações, o trabalho objetiva discutir o uso da análise de conteúdo no Twitter como recurso para a avaliação da qualidade percebida de produtos e serviços turísticos em eventos. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como qualitativo, tendo caráter exploratório e descritivo. A partir do levantamento de literatura pertinente voltada à exploração dos impactos do Twitter, especialmente na atividade turística, sugeriu-se uma estrutura de análise de conteúdo – baseada na técnica Análise de Avaliação/Evaluation Assertion Analysis (EAA) – a qual foi aplicada a uma amostra de postagens feitas por usuários do Twitter durante os Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Tal estrutura, embora apresente aplicabilidade restrita por necessitar de mão de obra especializada e o investimento de horas de trabalho para a sua operacionalização, mostra-se útil para determinar as percepções/atitudes de usuários expressadas no Twitter em relação aos produtos e serviços turísticos consumidos quando da participação em eventos. Uma possibilidade de continuidade desta investigação estaria no efetivo levantamento e comparação de algoritmos que viabilizam a análise de conteúdo em ferramentas automatizadas, verificando-se o alinhamento destas a uma metodologia “clássica”. Os resultados da investigação podem, igualmente, oferecer subsídios para a criação de uma ferramenta que alie a estrutura da EAA à eficiência da operacionalização de processos decorrentes da automação.Ao se considerar a crescente adoção de mídias sociais e seu uso estratégico em organizações, o trabalho objetiva discutir o uso da análise de conteúdo no Twitter como recurso para a avaliação da qualidade percebida de produtos e serviços turísticos em eventos. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como qualitativo, tendo caráter exploratório e descritivo. A partir do levantamento de literatura pertinente voltada à exploração dos impactos do Twitter, especialmente na atividade turística, sugeriu-se uma estrutura de análise de conteúdo – baseada na técnica Análise de Avaliação/Evaluation Assertion Analysis (EAA) – a qual foi aplicada a uma amostra de postagens feitas por usuários do Twitter durante os Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Tal estrutura, embora apresente aplicabilidade restrita por necessitar de mão de obra especializada e o investimento de horas de trabalho para a sua operacionalização, mostra-se útil para determinar as percepções/atitudes de usuários expressadas no Twitter em relação aos produtos e serviços turísticos consumidos quando da participação em eventos. Uma possibilidade de continuidade desta investigação estaria no efetivo levantamento e comparação de algoritmos que viabilizam a análise de conteúdo em ferramentas automatizadas, verificando-se o alinhamento destas a uma metodologia “clássica”. Os resultados da investigação podem, igualmente, oferecer subsídios para a criação de uma ferramenta que alie a estrutura da EAA à eficiência da operacionalização de processos decorrentes da automação.Universidade Estadual de Campinas2014-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/161810.20396/rdbci.v12i1.1618RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 12 No. 1 (2014): jan./abr.; 61-77RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 12 n. 1 (2014): jan./abr.; 61-771678-765Xreponame:Revista Brasileira de Direito Civil (Online)instname:Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)instacron:Instituto Brasileiro de Direito Civilporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1618/pdf_52Neves, Augusto José Waszczynskyj Antunes dasMarchiori, Patricia Zeniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T16:24:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1618Revistahttps://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdchttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/oai||rbdcivil@ibdcivil.org.br2358-69742358-6974opendoar:2017-04-25T16:24:56Revista Brasileira de Direito Civil (Online) - Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)false |
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