Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Direito Civil (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1641 |
Resumo: | As instituições do Serviço Público, assim como seus servidores, são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma, a Gestão do Conhecimento desempenha papel chave para a gestão eficaz do principal recurso dessas instituições, o conhecimento. No Serviço Público, sujeito a constantes mudanças políticas e assim gerando mudanças na condução da gestão, gerir o conhecimento torna-se ainda mais importante. A reutilização, recuperação e uso do conhecimento são fundamentais para a evolução e enquadramento nas modernas técnicas de gestar desses entes. Desta forma, procurou-se verificar como a cultura organizacional caracteriza-se como desafio à implantação da Gestão Conhecimento no âmbito do Serviço Público Federal Brasileiro, já que se detectou por meio de revisão bibliográfica, que entre os principais impeditivos à Gestão do Conhecimento no Serviço Público, tanto no Brasil como em outros países, estão relacionados à problemas que confrontam com aspectos culturais como comportamento, relações interpessoais, comunicação, resistência. Nessa linha identificaram-se como alternativas para a resolução dos problemas desta natureza, as que estão relacionadas à criação de políticas para incentivo a Gestão do Conhecimento e a motivação do grupo, assim como à aprendizagem coletiva, compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de competências, entre outros. |
id |
IBDCivil_9fcf97651b185c61d25d07d577815d01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1641 |
network_acronym_str |
IBDCivil |
network_name_str |
Revista Brasileira de Direito Civil (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileirasDesafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileirasGestão do conhecimento. Cultura organizacional. Serviço Público Federal Brasileiro. Brasil. Serviço PúblicoBiblioteconomiaCiência da Informação. Gestão do ConhecimentoBiblioteconomiaAs instituições do Serviço Público, assim como seus servidores, são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma, a Gestão do Conhecimento desempenha papel chave para a gestão eficaz do principal recurso dessas instituições, o conhecimento. No Serviço Público, sujeito a constantes mudanças políticas e assim gerando mudanças na condução da gestão, gerir o conhecimento torna-se ainda mais importante. A reutilização, recuperação e uso do conhecimento são fundamentais para a evolução e enquadramento nas modernas técnicas de gestar desses entes. Desta forma, procurou-se verificar como a cultura organizacional caracteriza-se como desafio à implantação da Gestão Conhecimento no âmbito do Serviço Público Federal Brasileiro, já que se detectou por meio de revisão bibliográfica, que entre os principais impeditivos à Gestão do Conhecimento no Serviço Público, tanto no Brasil como em outros países, estão relacionados à problemas que confrontam com aspectos culturais como comportamento, relações interpessoais, comunicação, resistência. Nessa linha identificaram-se como alternativas para a resolução dos problemas desta natureza, as que estão relacionadas à criação de políticas para incentivo a Gestão do Conhecimento e a motivação do grupo, assim como à aprendizagem coletiva, compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de competências, entre outros.As instituições do Serviço Público, assim como seus servidores, são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma, a Gestão do Conhecimento desempenha papel chave para a gestão eficaz do principal recurso dessas instituições, o conhecimento. No Serviço Público, sujeito a constantes mudanças políticas e assim gerando mudanças na condução da gestão, gerir o conhecimento torna-se ainda mais importante. A reutilização, recuperação e uso do conhecimento são fundamentais para a evolução e enquadramento nas modernas técnicas de gestar desses entes. Desta forma, procurou-se verificar como a cultura organizacional caracteriza-se como desafio à implantação da Gestão Conhecimento no âmbito do Serviço Público Federal Brasileiro, já que se detectou por meio de revisão bibliográfica, que entre os principais impeditivos à Gestão do Conhecimento no Serviço Público, tanto no Brasil como em outros países, estão relacionados à problemas que confrontam com aspectos culturais como comportamento, relações interpessoais, comunicação, resistência. Nessa linha identificaram-se como alternativas para a resolução dos problemas desta natureza, as que estão relacionadas à criação de políticas para incentivo a Gestão do Conhecimento e a motivação do grupo, assim como à aprendizagem coletiva, compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de competências, entre outros.Universidade Estadual de Campinas2013-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de LiteraturaRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/164110.20396/rdbci.v11i2.1641RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 11 No. 2 (2013): maio/ago.; 123-135RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11 n. 2 (2013): maio/ago.; 123-1351678-765Xreponame:Revista Brasileira de Direito Civil (Online)instname:Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)instacron:Instituto Brasileiro de Direito Civilporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1641/pdfBem, Roberta MoraesPrado, Maria LourdeDelfino, Nelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T16:25:45Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1641Revistahttps://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdchttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/oai||rbdcivil@ibdcivil.org.br2358-69742358-6974opendoar:2017-04-25T16:25:45Revista Brasileira de Direito Civil (Online) - Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras |
title |
Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras |
spellingShingle |
Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras Bem, Roberta Moraes Gestão do conhecimento. Cultura organizacional. Serviço Público Federal Brasileiro. Brasil. Serviço Público Biblioteconomia Ciência da Informação. Gestão do Conhecimento Biblioteconomia |
title_short |
Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras |
title_full |
Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras |
title_fullStr |
Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras |
title_full_unstemmed |
Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras |
title_sort |
Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras |
author |
Bem, Roberta Moraes |
author_facet |
Bem, Roberta Moraes Prado, Maria Lourde Delfino, Nelson |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Maria Lourde Delfino, Nelson |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bem, Roberta Moraes Prado, Maria Lourde Delfino, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento. Cultura organizacional. Serviço Público Federal Brasileiro. Brasil. Serviço Público Biblioteconomia Ciência da Informação. Gestão do Conhecimento Biblioteconomia |
topic |
Gestão do conhecimento. Cultura organizacional. Serviço Público Federal Brasileiro. Brasil. Serviço Público Biblioteconomia Ciência da Informação. Gestão do Conhecimento Biblioteconomia |
description |
As instituições do Serviço Público, assim como seus servidores, são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma, a Gestão do Conhecimento desempenha papel chave para a gestão eficaz do principal recurso dessas instituições, o conhecimento. No Serviço Público, sujeito a constantes mudanças políticas e assim gerando mudanças na condução da gestão, gerir o conhecimento torna-se ainda mais importante. A reutilização, recuperação e uso do conhecimento são fundamentais para a evolução e enquadramento nas modernas técnicas de gestar desses entes. Desta forma, procurou-se verificar como a cultura organizacional caracteriza-se como desafio à implantação da Gestão Conhecimento no âmbito do Serviço Público Federal Brasileiro, já que se detectou por meio de revisão bibliográfica, que entre os principais impeditivos à Gestão do Conhecimento no Serviço Público, tanto no Brasil como em outros países, estão relacionados à problemas que confrontam com aspectos culturais como comportamento, relações interpessoais, comunicação, resistência. Nessa linha identificaram-se como alternativas para a resolução dos problemas desta natureza, as que estão relacionadas à criação de políticas para incentivo a Gestão do Conhecimento e a motivação do grupo, assim como à aprendizagem coletiva, compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de competências, entre outros. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1641 10.20396/rdbci.v11i2.1641 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1641 |
identifier_str_mv |
10.20396/rdbci.v11i2.1641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1641/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 11 No. 2 (2013): maio/ago.; 123-135 RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11 n. 2 (2013): maio/ago.; 123-135 1678-765X reponame:Revista Brasileira de Direito Civil (Online) instname:Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil) instacron:Instituto Brasileiro de Direito Civil |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil) |
instacron_str |
Instituto Brasileiro de Direito Civil |
institution |
Instituto Brasileiro de Direito Civil |
reponame_str |
Revista Brasileira de Direito Civil (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Direito Civil (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Direito Civil (Online) - Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbdcivil@ibdcivil.org.br |
_version_ |
1798675295619776512 |