Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bem, Roberta Moraes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Prado, Maria Lourde, Delfino, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Direito Civil (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1641
Resumo: As instituições do Serviço Público, assim como seus servidores, são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma, a Gestão do Conhecimento desempenha papel chave para a gestão eficaz do principal recurso dessas instituições, o conhecimento. No Serviço Público, sujeito a constantes mudanças políticas e assim gerando mudanças na condução da gestão, gerir o conhecimento torna-se ainda mais importante. A reutilização, recuperação e uso do conhecimento são fundamentais para a evolução e enquadramento nas modernas técnicas de gestar desses entes. Desta forma, procurou-se verificar como a cultura organizacional caracteriza-se como desafio à implantação da Gestão Conhecimento no âmbito do Serviço Público Federal Brasileiro, já que se detectou por meio de revisão bibliográfica, que entre os principais impeditivos à Gestão do Conhecimento no Serviço Público, tanto no Brasil como em outros países, estão relacionados à problemas que confrontam com aspectos culturais como comportamento, relações interpessoais, comunicação, resistência. Nessa linha identificaram-se como alternativas para a resolução dos problemas desta natureza, as que estão relacionadas à criação de políticas para incentivo a Gestão do Conhecimento e a motivação do grupo, assim como à aprendizagem coletiva, compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de competências, entre outros.
id IBDCivil_9fcf97651b185c61d25d07d577815d01
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1641
network_acronym_str IBDCivil
network_name_str Revista Brasileira de Direito Civil (Online)
repository_id_str
spelling Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileirasDesafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileirasGestão do conhecimento. Cultura organizacional. Serviço Público Federal Brasileiro. Brasil. Serviço PúblicoBiblioteconomiaCiência da Informação. Gestão do ConhecimentoBiblioteconomiaAs instituições do Serviço Público, assim como seus servidores, são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma, a Gestão do Conhecimento desempenha papel chave para a gestão eficaz do principal recurso dessas instituições, o conhecimento. No Serviço Público, sujeito a constantes mudanças políticas e assim gerando mudanças na condução da gestão, gerir o conhecimento torna-se ainda mais importante. A reutilização, recuperação e uso do conhecimento são fundamentais para a evolução e enquadramento nas modernas técnicas de gestar desses entes. Desta forma, procurou-se verificar como a cultura organizacional caracteriza-se como desafio à implantação da Gestão Conhecimento no âmbito do Serviço Público Federal Brasileiro, já que se detectou por meio de revisão bibliográfica, que entre os principais impeditivos à Gestão do Conhecimento no Serviço Público, tanto no Brasil como em outros países, estão relacionados à problemas que confrontam com aspectos culturais como comportamento, relações interpessoais, comunicação, resistência. Nessa linha identificaram-se como alternativas para a resolução dos problemas desta natureza, as que estão relacionadas à criação de políticas para incentivo a Gestão do Conhecimento e a motivação do grupo, assim como à aprendizagem coletiva, compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de competências, entre outros.As instituições do Serviço Público, assim como seus servidores, são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma, a Gestão do Conhecimento desempenha papel chave para a gestão eficaz do principal recurso dessas instituições, o conhecimento. No Serviço Público, sujeito a constantes mudanças políticas e assim gerando mudanças na condução da gestão, gerir o conhecimento torna-se ainda mais importante. A reutilização, recuperação e uso do conhecimento são fundamentais para a evolução e enquadramento nas modernas técnicas de gestar desses entes. Desta forma, procurou-se verificar como a cultura organizacional caracteriza-se como desafio à implantação da Gestão Conhecimento no âmbito do Serviço Público Federal Brasileiro, já que se detectou por meio de revisão bibliográfica, que entre os principais impeditivos à Gestão do Conhecimento no Serviço Público, tanto no Brasil como em outros países, estão relacionados à problemas que confrontam com aspectos culturais como comportamento, relações interpessoais, comunicação, resistência. Nessa linha identificaram-se como alternativas para a resolução dos problemas desta natureza, as que estão relacionadas à criação de políticas para incentivo a Gestão do Conhecimento e a motivação do grupo, assim como à aprendizagem coletiva, compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de competências, entre outros.Universidade Estadual de Campinas2013-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de LiteraturaRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/164110.20396/rdbci.v11i2.1641RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 11 No. 2 (2013): maio/ago.; 123-135RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11 n. 2 (2013): maio/ago.; 123-1351678-765Xreponame:Revista Brasileira de Direito Civil (Online)instname:Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)instacron:Instituto Brasileiro de Direito Civilporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1641/pdfBem, Roberta MoraesPrado, Maria LourdeDelfino, Nelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T16:25:45Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1641Revistahttps://rbdcivil.ibdcivil.org.br/rbdchttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/oai||rbdcivil@ibdcivil.org.br2358-69742358-6974opendoar:2017-04-25T16:25:45Revista Brasileira de Direito Civil (Online) - Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras
Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras
title Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras
spellingShingle Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras
Bem, Roberta Moraes
Gestão do conhecimento. Cultura organizacional. Serviço Público Federal Brasileiro. Brasil. Serviço Público
Biblioteconomia
Ciência da Informação. Gestão do Conhecimento
Biblioteconomia
title_short Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras
title_full Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras
title_fullStr Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras
title_full_unstemmed Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras
title_sort Desafios à implantação da gestão do conhecimento: a questão cultural nas organizações públicas federais brasileiras
author Bem, Roberta Moraes
author_facet Bem, Roberta Moraes
Prado, Maria Lourde
Delfino, Nelson
author_role author
author2 Prado, Maria Lourde
Delfino, Nelson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bem, Roberta Moraes
Prado, Maria Lourde
Delfino, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento. Cultura organizacional. Serviço Público Federal Brasileiro. Brasil. Serviço Público
Biblioteconomia
Ciência da Informação. Gestão do Conhecimento
Biblioteconomia
topic Gestão do conhecimento. Cultura organizacional. Serviço Público Federal Brasileiro. Brasil. Serviço Público
Biblioteconomia
Ciência da Informação. Gestão do Conhecimento
Biblioteconomia
description As instituições do Serviço Público, assim como seus servidores, são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma, a Gestão do Conhecimento desempenha papel chave para a gestão eficaz do principal recurso dessas instituições, o conhecimento. No Serviço Público, sujeito a constantes mudanças políticas e assim gerando mudanças na condução da gestão, gerir o conhecimento torna-se ainda mais importante. A reutilização, recuperação e uso do conhecimento são fundamentais para a evolução e enquadramento nas modernas técnicas de gestar desses entes. Desta forma, procurou-se verificar como a cultura organizacional caracteriza-se como desafio à implantação da Gestão Conhecimento no âmbito do Serviço Público Federal Brasileiro, já que se detectou por meio de revisão bibliográfica, que entre os principais impeditivos à Gestão do Conhecimento no Serviço Público, tanto no Brasil como em outros países, estão relacionados à problemas que confrontam com aspectos culturais como comportamento, relações interpessoais, comunicação, resistência. Nessa linha identificaram-se como alternativas para a resolução dos problemas desta natureza, as que estão relacionadas à criação de políticas para incentivo a Gestão do Conhecimento e a motivação do grupo, assim como à aprendizagem coletiva, compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de competências, entre outros.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1641
10.20396/rdbci.v11i2.1641
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1641
identifier_str_mv 10.20396/rdbci.v11i2.1641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1641/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RDBCI: Digital Journal of Library and Information Science; Vol. 11 No. 2 (2013): maio/ago.; 123-135
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 11 n. 2 (2013): maio/ago.; 123-135
1678-765X
reponame:Revista Brasileira de Direito Civil (Online)
instname:Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)
instacron:Instituto Brasileiro de Direito Civil
instname_str Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)
instacron_str Instituto Brasileiro de Direito Civil
institution Instituto Brasileiro de Direito Civil
reponame_str Revista Brasileira de Direito Civil (Online)
collection Revista Brasileira de Direito Civil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Direito Civil (Online) - Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil)
repository.mail.fl_str_mv ||rbdcivil@ibdcivil.org.br
_version_ 1798675295619776512