Endometriose de septo retovaginal: doença de diagnóstico e tratamento específicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrão,Mauricio Simões
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Neme,Rosa Maria, Averbach,Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de gastroenterologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032003000300011
Resumo: RACIONAL: O envolvimento do septo retovaginal, reto e sigmóide pela endometriose pode causar sintomas intensos como dismenorréia, dor pélvica, dispareunia de profundidade, tenesmo e proctorragia cíclicos, em mulheres em idade reprodutiva. O diagnóstico pode ser suspeitado diante da história clínica típica e exame ginecológico adequado, ou ainda através de exame retal, enema opaco ou colonoscopia, entre outros. As indicações cirúrgicas, em geral, estão relacionadas à intensidade dos sintomas e falha no tratamento conservador. No entanto, o tratamento de escolha, para este tipo de endometriose, é a ressecção cirúrgica do tecido acometido, a fim de aliviar os sintomas e evitar progressão da doença. A localização correta assim como a avaliação da presença de extensão do processo em direção ao reto, ligamentos uterossacros ou septo retovaginal é extremamente importante para se garantir um tratamento cirúrgico eficaz. OBJETIVO: Descrever os principais aspectos relacionados à endometriose de septo retovaginal e fornecer aos cirurgiões gerais algumas informações específicas sobre esta enigmática doença. CONCLUSÃO: A endometriose de septo retovaginal é doença freqüente, de diagnóstico e tratamento específicos.
id IBEPEGE-1_58d7de643bb966a7d33f77fba540a251
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-28032003000300011
network_acronym_str IBEPEGE-1
network_name_str Arquivos de gastroenterologia (Online)
repository_id_str
spelling Endometriose de septo retovaginal: doença de diagnóstico e tratamento específicosEndometrioseDoenças retaisDoenças vaginaisRACIONAL: O envolvimento do septo retovaginal, reto e sigmóide pela endometriose pode causar sintomas intensos como dismenorréia, dor pélvica, dispareunia de profundidade, tenesmo e proctorragia cíclicos, em mulheres em idade reprodutiva. O diagnóstico pode ser suspeitado diante da história clínica típica e exame ginecológico adequado, ou ainda através de exame retal, enema opaco ou colonoscopia, entre outros. As indicações cirúrgicas, em geral, estão relacionadas à intensidade dos sintomas e falha no tratamento conservador. No entanto, o tratamento de escolha, para este tipo de endometriose, é a ressecção cirúrgica do tecido acometido, a fim de aliviar os sintomas e evitar progressão da doença. A localização correta assim como a avaliação da presença de extensão do processo em direção ao reto, ligamentos uterossacros ou septo retovaginal é extremamente importante para se garantir um tratamento cirúrgico eficaz. OBJETIVO: Descrever os principais aspectos relacionados à endometriose de septo retovaginal e fornecer aos cirurgiões gerais algumas informações específicas sobre esta enigmática doença. CONCLUSÃO: A endometriose de septo retovaginal é doença freqüente, de diagnóstico e tratamento específicos.Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. 2003-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032003000300011Arquivos de Gastroenterologia v.40 n.3 2003reponame:Arquivos de gastroenterologia (Online)instname:Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologiainstacron:IBEPEGE10.1590/S0004-28032003000300011info:eu-repo/semantics/openAccessAbrão,Mauricio SimõesNeme,Rosa MariaAverbach,Marcelopor2004-03-11T00:00:00Zoai:scielo:S0004-28032003000300011Revistahttp://www.scielo.br/aghttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br1678-42190004-2803opendoar:2004-03-11T00:00Arquivos de gastroenterologia (Online) - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Endometriose de septo retovaginal: doença de diagnóstico e tratamento específicos
title Endometriose de septo retovaginal: doença de diagnóstico e tratamento específicos
spellingShingle Endometriose de septo retovaginal: doença de diagnóstico e tratamento específicos
Abrão,Mauricio Simões
Endometriose
Doenças retais
Doenças vaginais
title_short Endometriose de septo retovaginal: doença de diagnóstico e tratamento específicos
title_full Endometriose de septo retovaginal: doença de diagnóstico e tratamento específicos
title_fullStr Endometriose de septo retovaginal: doença de diagnóstico e tratamento específicos
title_full_unstemmed Endometriose de septo retovaginal: doença de diagnóstico e tratamento específicos
title_sort Endometriose de septo retovaginal: doença de diagnóstico e tratamento específicos
author Abrão,Mauricio Simões
author_facet Abrão,Mauricio Simões
Neme,Rosa Maria
Averbach,Marcelo
author_role author
author2 Neme,Rosa Maria
Averbach,Marcelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrão,Mauricio Simões
Neme,Rosa Maria
Averbach,Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Endometriose
Doenças retais
Doenças vaginais
topic Endometriose
Doenças retais
Doenças vaginais
description RACIONAL: O envolvimento do septo retovaginal, reto e sigmóide pela endometriose pode causar sintomas intensos como dismenorréia, dor pélvica, dispareunia de profundidade, tenesmo e proctorragia cíclicos, em mulheres em idade reprodutiva. O diagnóstico pode ser suspeitado diante da história clínica típica e exame ginecológico adequado, ou ainda através de exame retal, enema opaco ou colonoscopia, entre outros. As indicações cirúrgicas, em geral, estão relacionadas à intensidade dos sintomas e falha no tratamento conservador. No entanto, o tratamento de escolha, para este tipo de endometriose, é a ressecção cirúrgica do tecido acometido, a fim de aliviar os sintomas e evitar progressão da doença. A localização correta assim como a avaliação da presença de extensão do processo em direção ao reto, ligamentos uterossacros ou septo retovaginal é extremamente importante para se garantir um tratamento cirúrgico eficaz. OBJETIVO: Descrever os principais aspectos relacionados à endometriose de septo retovaginal e fornecer aos cirurgiões gerais algumas informações específicas sobre esta enigmática doença. CONCLUSÃO: A endometriose de septo retovaginal é doença freqüente, de diagnóstico e tratamento específicos.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032003000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032003000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-28032003000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE.
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE.
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Gastroenterologia v.40 n.3 2003
reponame:Arquivos de gastroenterologia (Online)
instname:Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia
instacron:IBEPEGE
instname_str Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia
instacron_str IBEPEGE
institution IBEPEGE
reponame_str Arquivos de gastroenterologia (Online)
collection Arquivos de gastroenterologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de gastroenterologia (Online) - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia
repository.mail.fl_str_mv ||secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br
_version_ 1754193342962335744