Avaliação de políticas públicas para alfabetização: formação do professor alfabetizador, concepção e aplicação da Provinha Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/376 |
Resumo: | Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) – sistemas de avaliação de larga escala, através dos quais o governo brasileiro avalia a educação escolar – e do Programa para Avaliação Internacional de estudantes (PISA) – sistema internacional de mesmo intuito – demonstram que a escola não vem desempenhando sua função de formar leitores competentes, nem tem cultivado a rotina regular de leitura entre os jovens. Quais seriam as causas desse fracasso? Talvez a resposta esteja na alfabetização infantil. Nesta linha, o Governo Federal passou a aplicar a Provinha Brasil – instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização – nos 2º anos das escolas públicas brasileiras, desde 2008; tal exame, em longo prazo, poderá melhorar o desempenho em leitura dos brasileiros. Esta dissertação tem o objetivo de averiguar se a formação do professor alfabetizador e o conhecimento prévio do documento levam o aluno a atingir o sucesso na Provinha Brasil. Para tanto, acompanhamos duas aplicações da Provinha Brasil, realizadas numa escola da rede municipal de Aracaju, no ano de 2010, para verificarmos se o professor segue as orientações contidas no Caderno do Professor/Aplicador e qual o perfil de formação desse profissional. Na etapa bibliográfica, apuramos as concepções linguísticas que norteiam a Provinha Brasil, para comparar com os conteúdos apresentados nas ementas e programas de disciplinas dos cursos de Pedagogia do estado (instituições formadoras dos professores alfabetizadores). Constatamos que esses cursos têm uma grade curricular não convergente com as teorias que orientam a Provinha Brasil. Tal discrepância pode influenciar na aplicação do teste e, mais importante, na orientação dos resultados obtidos. Outro fator identificado na análise da aplicação foi a falta de uma leitura prévia do material por parte do professor alfabetizador, visto que muitas instruções não são seguidas pelo docente ou transmitidas por ele aos alunos, comprometendo a verossimilhança da coleta dos resultados. E, nas entrevistas realizadas com os professores, constatamos o receio destes profissionais de terem sua prática docente na condição de alfabetizadores avaliada em função dos resultados destes testes. Resultadosestes que sugerem remodelamento da estrutura educacional, com orientações para a readequação curricular dos cursos de formação de professores alfabetizadores e com a realização de treinamentos para os professores aplicadores do teste. |
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Avaliação de políticas públicas para alfabetização: formação do professor alfabetizador, concepção e aplicação da Provinha BrasilEVALUATION OF PUBLIC POLICIES FOR LITERACY: LITERACY TEACHER TRAINING, CONCEPTION AND APPLICATION OF THE BRAZIL PROVINESSProvinha Brasil. Habilidade de Leitura. Alfabetização. Letramento. Curso de Pedagogia.Provinha Brazil. Reading Skill. Literacy. literacy. Course of Pedagogy.LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESOs resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) – sistemas de avaliação de larga escala, através dos quais o governo brasileiro avalia a educação escolar – e do Programa para Avaliação Internacional de estudantes (PISA) – sistema internacional de mesmo intuito – demonstram que a escola não vem desempenhando sua função de formar leitores competentes, nem tem cultivado a rotina regular de leitura entre os jovens. Quais seriam as causas desse fracasso? Talvez a resposta esteja na alfabetização infantil. Nesta linha, o Governo Federal passou a aplicar a Provinha Brasil – instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização – nos 2º anos das escolas públicas brasileiras, desde 2008; tal exame, em longo prazo, poderá melhorar o desempenho em leitura dos brasileiros. Esta dissertação tem o objetivo de averiguar se a formação do professor alfabetizador e o conhecimento prévio do documento levam o aluno a atingir o sucesso na Provinha Brasil. Para tanto, acompanhamos duas aplicações da Provinha Brasil, realizadas numa escola da rede municipal de Aracaju, no ano de 2010, para verificarmos se o professor segue as orientações contidas no Caderno do Professor/Aplicador e qual o perfil de formação desse profissional. Na etapa bibliográfica, apuramos as concepções linguísticas que norteiam a Provinha Brasil, para comparar com os conteúdos apresentados nas ementas e programas de disciplinas dos cursos de Pedagogia do estado (instituições formadoras dos professores alfabetizadores). Constatamos que esses cursos têm uma grade curricular não convergente com as teorias que orientam a Provinha Brasil. Tal discrepância pode influenciar na aplicação do teste e, mais importante, na orientação dos resultados obtidos. Outro fator identificado na análise da aplicação foi a falta de uma leitura prévia do material por parte do professor alfabetizador, visto que muitas instruções não são seguidas pelo docente ou transmitidas por ele aos alunos, comprometendo a verossimilhança da coleta dos resultados. E, nas entrevistas realizadas com os professores, constatamos o receio destes profissionais de terem sua prática docente na condição de alfabetizadores avaliada em função dos resultados destes testes. Resultadosestes que sugerem remodelamento da estrutura educacional, com orientações para a readequação curricular dos cursos de formação de professores alfabetizadores e com a realização de treinamentos para os professores aplicadores do teste.The results of the National High School Examination (ENEM) and the National Assessment of Basic Education (SAEB) – large-scale assessment systems, through the which the Brazilian government evaluates school education – and the Program for Evaluation International Student Association (PISA) – an international system with the same purpose – demonstrate that the school has not been performing its function of forming competent readers, nor has Cultivated a regular reading routine among young people. What could be the causes of this failure? Perhaps the answer lies in children's literacy. Along these lines, the Federal Government began to apply the Provinha Brasil – an instrument for diagnosing the level of literacy – in the 2nd year of Brazilian public schools, since 2008; such an examination, in the long term, may improve the reading performance of Brazilians. This dissertation aims to verify whether the literacy teacher training and prior knowledge of the document lead the student to achieve success in the Brazilian Prov. For that, we follow two applications of Provinha Brazil, carried out in a school in the municipal network of Aracaju, in 2010, to check if the teacher follows the guidelines contained in the Teacher/Applicator Notebook and what is the training profile of this professional. In the bibliographic stage, we investigated the linguistic conceptions that guide the Provinha Brasil, to compare with the contents presented in the menus and subject programs of the Pedagogy courses in the state (training institutions for literacy teachers). We found that these courses have a curriculum that does not converge with the theories that guide the Provinha Brasil. Such discrepancy can influence the application of the test and, more importantly, the orientation of the results obtained. Another factor identified in the analysis of the application was the lack of a reading preview of the material by the literacy teacher, since many instructions are not followed by the professor or transmitted by him to the students, compromising the verisimilitude of collecting the results. And, in the interviews carried out with the teachers, we found the fear of these professionals to have their teaching practice in the condition of literacy teachers evaluated according to the results of these tests. These results suggest remodeling of the educational structure, with guidelines for the curricular readjustment of the courses of training of literacy teachers and carrying out training for test-administering teachers.UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEDEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULASBrasilPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAShttps://lattes.cnpq.br/218767796981592599197901504FREITAG, RAQUEL MEISTER KO.LIMA, IARA MARIA CAMPELOhttp://lattes.cnpq.br/1198440734488421SILVA, LEILANE RAMOS DAhttp://lattes.cnpq.br/7766568615672480ROSÁRIO, MÔNICA MARIA SOARES2023-06-21T14:52:45Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-06-21T14:52:45Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/376Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-06-21T14:52:45Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
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