Contribuições da teoria de Formação e Desenvolvimento de Coleções para o aprimoramento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Fernanda Araújo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/316
Resumo: Tendo em vista a importância da formação de coleções adequadas em bibliotecas escolares que correspondam aos objetivos da instituição e satisfaça as necessidades de informação da comunidade, este trabalho tem como objetivo apresentar contribuições para o aprimoramento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) à luz da teoria biblioteconômica de Formação e Desenvolvimento de Coleções. Quanto à metodologia, a pesquisa pode ser caracterizada como aplicada, descritiva e qualitativa. Empregou-se como procedimento técnico a pesquisa documental que teve como objeto o Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola: PNBE 2015. Para a análise do conteúdo do edital foi construído um quadro onde foram utilizadas categorias teóricas elaboradas a partir da teoria biblioteconômica sobre política e atividade de seleção presente no processo de Formação e Desenvolvimento de Coleções. O quadro permitiu averiguar como cada categoria é tratada tanto na teoria de FDC quanto no PNBE. Como resultados obtidos apontam-se as seguintes contribuições: transferência da responsabilidade pela escolha inicial dos livros que é feita pelos editores para os profissionais do PNBE encarregados da seleção; constituição de uma comissão deliberativa com a presença de professores e bibliotecários de várias regiões do país e inclusão do critério de autoridade no conjunto de critérios usados pelo programa. Salienta-se que o atual formato do programa impossibilita a utilização de outros procedimentos identificados. Finaliza-se sugerindo algumas mudanças no formato do PNBE que possibilitaria o seu aprimoramento.
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Empregou-se como procedimento técnico a pesquisa documental que teve como objeto o Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola: PNBE 2015. Para a análise do conteúdo do edital foi construído um quadro onde foram utilizadas categorias teóricas elaboradas a partir da teoria biblioteconômica sobre política e atividade de seleção presente no processo de Formação e Desenvolvimento de Coleções. O quadro permitiu averiguar como cada categoria é tratada tanto na teoria de FDC quanto no PNBE. Como resultados obtidos apontam-se as seguintes contribuições: transferência da responsabilidade pela escolha inicial dos livros que é feita pelos editores para os profissionais do PNBE encarregados da seleção; constituição de uma comissão deliberativa com a presença de professores e bibliotecários de várias regiões do país e inclusão do critério de autoridade no conjunto de critérios usados pelo programa. Salienta-se que o atual formato do programa impossibilita a utilização de outros procedimentos identificados. Finaliza-se sugerindo algumas mudanças no formato do PNBE que possibilitaria o seu aprimoramento.Considering the importance of the formation of appropriate collections in school libraries that correspond to the institution's objectives and satisfy the information needs of the community, this paper aims to present contributions for the improvement of the Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) in view of Librarianship’s theory of Collection Development. Regarding methodology, the research can be characterized as applied, descriptive and qualitative. It was used the documentary research as a technical procedure in which the object was the “Edital de convocação para inscrição e seleção de obras de literatura para o Programa Nacional Biblioteca da Escola: PNBE 2015”. For the content analysis of the edict it was constructed a table with theoretical categories that was elaborated from the Librarianship’s theory about politics and selection activity inside the process of Collection Development. The table displayed how each category is treated in both FDC theory and PNBE. The following results are obtained: transfer of responsibility for the initial selection of the books that is made by the editors to the PNBE professionals in charge of the selection; constitution of a deliberative committee with the presence of teachers and librarians from various regions of the country; and inclusion of the criterion of authority in the set of criteria used by the program. It should be noted that the current format of the program makes it impossible to use other identified procedures. It ends by suggesting some changes in the PNBE format that would allow for its improvement.Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroEscola de BiblioteconomiaBrasilhttp://lattes.cnpq.br/6824313091728413https://orcid.org/0000-0001-6584-6398Weitzel , Simone da Rochahttps://orcid.org/0000-0002-6498-9861http://lattes.cnpq.br/9686940788640111Elias Jr , Alberto Calilhttp://lattes.cnpq.br/9490009776453579Rosa, Daniele Achilles Dutra dahttp://lattes.cnpq.br/1675500756212795Sousa, Fernanda Araújo de2023-05-31T14:16:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, Fernanda Araújo de. Contribuições da teoria de Formação e Desenvolvimento de Coleções para o aprimoramento do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Escola de Biblioteconomia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/316porABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. A coleção da biblioteca escolar. In: CAMPELLO, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 29-32. CAMPELLO, Bernadete. A competência informacional na educação para o século XXI. In: CAMPELLO, Bernadete et al. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 9-12. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 2000. CORSINO, Patrícia. Trabalhando com projetos na educação infantil. In: CORSINO, Patrícia (Org.). Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas: Autores Associados, 2012. (Coleção Educação Contemporânea). 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