Discurso político polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Diêgo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Kind, Luciana
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/502
Resumo: Nosso objetivo neste trabalho foi suscitar a discussão sobre os efeitos do discurso político polarizado nas subjetividades da população brasileira, sobretudo dos jovens. Para tanto, partimos de um ensaio teórico, recorrendo centralmente aos conceitos de relações de poder, modos de subjetivação e discurso do filósofo Michel Foucault. Inicialmente realizamos uma revisão narrativa dos trabalhos de alguns autores que partem de reportagens veiculadas na mídia de massa e pesquisas de opinião como material empírico de suas análises políticas, apontando com isso, a animosidade social que passa a existir a partir do ano de 2013. No segundo momento, discutimos sobre o que essa conjuntura política tem produzido nos modos de subjetivação da população jovem, onde foi articulado a ideia de relações de poder e a concepção aqui proposta de modos subjetivação polarizada. Por fim, indicamos como é reproduzida essa subjetivação própria desse momento histórico e o papel das mídias sociais digitais na propagação desse discurso.
id IBICT-1_5b41640bfde1d5a4bef45511ae794ad5
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/502
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Discurso político polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no BrasilSubjetivação polarizadaDiscursoJovensPolíticaCiências HumanasCiências SociaisNosso objetivo neste trabalho foi suscitar a discussão sobre os efeitos do discurso político polarizado nas subjetividades da população brasileira, sobretudo dos jovens. Para tanto, partimos de um ensaio teórico, recorrendo centralmente aos conceitos de relações de poder, modos de subjetivação e discurso do filósofo Michel Foucault. Inicialmente realizamos uma revisão narrativa dos trabalhos de alguns autores que partem de reportagens veiculadas na mídia de massa e pesquisas de opinião como material empírico de suas análises políticas, apontando com isso, a animosidade social que passa a existir a partir do ano de 2013. No segundo momento, discutimos sobre o que essa conjuntura política tem produzido nos modos de subjetivação da população jovem, onde foi articulado a ideia de relações de poder e a concepção aqui proposta de modos subjetivação polarizada. Por fim, indicamos como é reproduzida essa subjetivação própria desse momento histórico e o papel das mídias sociais digitais na propagação desse discurso.the idea of ​​power relations and the conception proposed here of subjective modes polarized vation. Finally, we indicate how this subjective- tion specific to this historical moment and the role of digital social media in the propagation of this discourse.Pontificia Universidade Católica de Minas GeraisBrasil2024-02-18T22:27:06Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFernandes, D. A., & Kind, L. (2022). Discurso Político Polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil. Em D. P. Sena [org], Estudos atuais em Psicologia e Sociedade: Volume 1 (pp. 41-66). São Paulo, SP, Brasil: Dialética.10.48021/978-65-252-4172-2-C3978-65-252-4172-2https://deposita.ibict.br/handle/deposita/502porFernandes, DiêgoKind, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-02-18T22:27:06Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/502Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-02-18T22:27:06Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso político polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil
title Discurso político polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil
spellingShingle Discurso político polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil
Fernandes, Diêgo
Subjetivação polarizada
Discurso
Jovens
Política
Ciências Humanas
Ciências Sociais
title_short Discurso político polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil
title_full Discurso político polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil
title_fullStr Discurso político polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil
title_full_unstemmed Discurso político polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil
title_sort Discurso político polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil
author Fernandes, Diêgo
author_facet Fernandes, Diêgo
Kind, Luciana
author_role author
author2 Kind, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Diêgo
Kind, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetivação polarizada
Discurso
Jovens
Política
Ciências Humanas
Ciências Sociais
topic Subjetivação polarizada
Discurso
Jovens
Política
Ciências Humanas
Ciências Sociais
description Nosso objetivo neste trabalho foi suscitar a discussão sobre os efeitos do discurso político polarizado nas subjetividades da população brasileira, sobretudo dos jovens. Para tanto, partimos de um ensaio teórico, recorrendo centralmente aos conceitos de relações de poder, modos de subjetivação e discurso do filósofo Michel Foucault. Inicialmente realizamos uma revisão narrativa dos trabalhos de alguns autores que partem de reportagens veiculadas na mídia de massa e pesquisas de opinião como material empírico de suas análises políticas, apontando com isso, a animosidade social que passa a existir a partir do ano de 2013. No segundo momento, discutimos sobre o que essa conjuntura política tem produzido nos modos de subjetivação da população jovem, onde foi articulado a ideia de relações de poder e a concepção aqui proposta de modos subjetivação polarizada. Por fim, indicamos como é reproduzida essa subjetivação própria desse momento histórico e o papel das mídias sociais digitais na propagação desse discurso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-02-18T22:27:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Fernandes, D. A., & Kind, L. (2022). Discurso Político Polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil. Em D. P. Sena [org], Estudos atuais em Psicologia e Sociedade: Volume 1 (pp. 41-66). São Paulo, SP, Brasil: Dialética.
10.48021/978-65-252-4172-2-C3
978-65-252-4172-2
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/502
identifier_str_mv Fernandes, D. A., & Kind, L. (2022). Discurso Político Polarizado e seus efeitos nos modos de subjetivação dos jovens no Brasil. Em D. P. Sena [org], Estudos atuais em Psicologia e Sociedade: Volume 1 (pp. 41-66). São Paulo, SP, Brasil: Dialética.
10.48021/978-65-252-4172-2-C3
978-65-252-4172-2
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1811810876616867840