FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, STELA LOPES
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/349
Resumo: No atual cenário da educação brasileira, tratar sobre o ensino de saúde na escola deve ser uma preocupação pertinente do professor de Educação Física, já que este profissional é um dos responsáveis pelo assunto no âmbito escolar. Dessa forma, entende-se saúde na atualidade para além da prática regular de atividade física considerando os determinantes sociais como fator decisivo na aquisição da saúde. Percebe-se ainda, uma lacuna na matriz curricular em grande parte de cursos de Licenciatura em Educação Física no que se refere às disciplinas voltadas para o ensino da saúde na escola. Este estudo possui como objetivo de analisar a formação oferecida no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares, no município de Sobral, Ceará. Para tanto, utilizou-se como pergunta investigativa: como ocorre a formação, no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares? Assim, participaram da pesquisa 17 docentes membros do colegiado do curso de Educação Física da referida instituição. A coleta de dados foi realizada em duas fases: na primeira, foi feita uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso; e, na segunda, foram realizadas entrevistas com os docentes. Os principais resultados apontam que não há na matriz curricular do curso disciplinas direcionadas para o ensino da saúde e/ou para a saúde na escola, e que, o entendimento da maioria dos participantes da pesquisa sobre saúde é limitado. Conclui-se que a formação em Educação Física da IES pesquisada para o ensino da saúde na escola é frágil, permitindo um conhecimento apenas parcial da saúde, pois tal entendimento é mais amplo e passa pela aquisição de diversos fatores tais como: moradia, lazer, cultura, educação e emprego.
id IBICT-1_65e1c1a58c387793c0f2f182990bb626
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/349
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚSaúde EscolarEducação Física e TreinamentoCurrículoGESTÃO NO ENSINO DA SAÚDENo atual cenário da educação brasileira, tratar sobre o ensino de saúde na escola deve ser uma preocupação pertinente do professor de Educação Física, já que este profissional é um dos responsáveis pelo assunto no âmbito escolar. Dessa forma, entende-se saúde na atualidade para além da prática regular de atividade física considerando os determinantes sociais como fator decisivo na aquisição da saúde. Percebe-se ainda, uma lacuna na matriz curricular em grande parte de cursos de Licenciatura em Educação Física no que se refere às disciplinas voltadas para o ensino da saúde na escola. Este estudo possui como objetivo de analisar a formação oferecida no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares, no município de Sobral, Ceará. Para tanto, utilizou-se como pergunta investigativa: como ocorre a formação, no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares? Assim, participaram da pesquisa 17 docentes membros do colegiado do curso de Educação Física da referida instituição. A coleta de dados foi realizada em duas fases: na primeira, foi feita uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso; e, na segunda, foram realizadas entrevistas com os docentes. Os principais resultados apontam que não há na matriz curricular do curso disciplinas direcionadas para o ensino da saúde e/ou para a saúde na escola, e que, o entendimento da maioria dos participantes da pesquisa sobre saúde é limitado. Conclui-se que a formação em Educação Física da IES pesquisada para o ensino da saúde na escola é frágil, permitindo um conhecimento apenas parcial da saúde, pois tal entendimento é mais amplo e passa pela aquisição de diversos fatores tais como: moradia, lazer, cultura, educação e emprego.In the current scenario of Brazilian education, dealing with health education in the school should be a relevant concern of the Physical Education teacher, since this professional is one of the responsible in the school field. In this way, it is understood health in the present time beyond the regular practice of physical activity considering the social determinants as decisive factor in the acquisition of health. There is still a gap in the curricular matrix in most of the undergraduate courses in Physical Education in the disciplines related to health education in the school. The objective of this study is to analyze the training offered in the undergraduate course in Physical Education of the UVA, for teaching health in school settings, in the municipality of Sobral, Ceará. To do so, it was used as an investigative question: how does the training, in the course of Degree in Physical Education of the UVA, for the teaching of health in school environments? Thus, 17 members of the collegiate of the Physical Education course of this institution participated in the study. Data collection was carried out in two phases: in the first, a documentary analysis of the Pedagogical Project of the Course; And, on the second, interviews with teachers were carried out. The main results indicate that there are no disciplines in the course curriculum for health and / or health education in the school and that the understanding of the majority of health research participants is limited. It is concluded that the Physical Education training of HEI researched for school health education is fragile, allowing only partial knowledge of health, since such understanding is broader and involves the acquisition of several factors such as: housing, leisure, Culture, education and employment.Universidade Estadual do Ceará- UECEUNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ/ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDEBrasilPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDEhttp://lattes.cnpq.br/688428452037332502196048356FERREIRA, HERALDO SIMÕEShttp://lattes.cnpq.br/4687823647729315LOURINHO, LÍDIA ANDRADEhttp://lattes.cnpq.br/6662326867963958PEQUENO, ALICE MARIA CORREIAhttp://lattes.cnpq.br/5606455282408274SOARES, STELA LOPES2023-06-16T13:51:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, STELA LOPES. FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=87144> Acesso em: 13 de junho de 2023.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2023-06-16T13:51:29Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/349Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-06-16T13:51:29Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
title FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
spellingShingle FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
SOARES, STELA LOPES
Saúde Escolar
Educação Física e Treinamento
Currículo
GESTÃO NO ENSINO DA SAÚDE
title_short FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
title_full FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
title_fullStr FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
title_full_unstemmed FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
title_sort FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
author SOARES, STELA LOPES
author_facet SOARES, STELA LOPES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6884284520373325
02196048356
FERREIRA, HERALDO SIMÕES
http://lattes.cnpq.br/4687823647729315
LOURINHO, LÍDIA ANDRADE
http://lattes.cnpq.br/6662326867963958
PEQUENO, ALICE MARIA CORREIA
http://lattes.cnpq.br/5606455282408274
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, STELA LOPES
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Escolar
Educação Física e Treinamento
Currículo
GESTÃO NO ENSINO DA SAÚDE
topic Saúde Escolar
Educação Física e Treinamento
Currículo
GESTÃO NO ENSINO DA SAÚDE
description No atual cenário da educação brasileira, tratar sobre o ensino de saúde na escola deve ser uma preocupação pertinente do professor de Educação Física, já que este profissional é um dos responsáveis pelo assunto no âmbito escolar. Dessa forma, entende-se saúde na atualidade para além da prática regular de atividade física considerando os determinantes sociais como fator decisivo na aquisição da saúde. Percebe-se ainda, uma lacuna na matriz curricular em grande parte de cursos de Licenciatura em Educação Física no que se refere às disciplinas voltadas para o ensino da saúde na escola. Este estudo possui como objetivo de analisar a formação oferecida no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares, no município de Sobral, Ceará. Para tanto, utilizou-se como pergunta investigativa: como ocorre a formação, no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares? Assim, participaram da pesquisa 17 docentes membros do colegiado do curso de Educação Física da referida instituição. A coleta de dados foi realizada em duas fases: na primeira, foi feita uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso; e, na segunda, foram realizadas entrevistas com os docentes. Os principais resultados apontam que não há na matriz curricular do curso disciplinas direcionadas para o ensino da saúde e/ou para a saúde na escola, e que, o entendimento da maioria dos participantes da pesquisa sobre saúde é limitado. Conclui-se que a formação em Educação Física da IES pesquisada para o ensino da saúde na escola é frágil, permitindo um conhecimento apenas parcial da saúde, pois tal entendimento é mais amplo e passa pela aquisição de diversos fatores tais como: moradia, lazer, cultura, educação e emprego.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-06-16T13:51:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, STELA LOPES. FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=87144> Acesso em: 13 de junho de 2023.
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/349
identifier_str_mv SOARES, STELA LOPES. FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA SAÚDE NA ESCOLA: O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: <http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=87144> Acesso em: 13 de junho de 2023.
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará- UECE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ/ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Brasil
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará- UECE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ/ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Brasil
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1801753547797168128