Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/515 |
Resumo: | Este texto de tese apresenta um estudo investigativo sobre o processo formativo do Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira − Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de especificar e fundamentar aspectos de conhecimentos que embasem processos de formação continuada de professores, tensionando os limites do saber no que tange aos sentidos e significados atribuídos ao protagonismo e à coletividade dos sujeitos em formação, diante da constituição da própria identidade docente. A pesquisa tem natureza qualitativa e tomou como caminho metodológico o estudo de caso. Utilizou-se como fonte de pesquisa materiais empíricos produzidos no desenrolar do processo de Formação Continuada Macromissioneira, desde os movimentos prévios que lhe deram origem, até a publicação de um livro físico e um e-book, com textos produzidos pelos participantes. O processo de construção e análise dos dados foi inspirado em princípios e pressupostos da Análise Textual Discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011), com foco na identificação de percepções expressas pelos participantes, sobre o protagonismo docente e a coletividade como categorias centrais que caracterizam a formação continuada constitutiva da docência. Para a categoria do protagonismo docente foram construídas duas subcategorias: (i) reflexão crítica e interativa entre pares e (ii) emancipação e identidade docente. Para a categoria da coletividade também foram construídas duas subcategorias: (i) interação sociocultural e (ii) singularidade da prática reflexiva em coletividade. Como resultado de pesquisa foram destacados aspectos e fundamentos que sinalizam a necessidade e importância do desenvolvimento de formação continuada de professores, assentada na permanente interação coletiva, intermediada por relatos reflexivos e críticos sobre a prática na escola, com progressivas transformações de teorias e práticas reconstitutivas da identidade docente. |
id |
IBICT-1_6d25ed24409fc7f36ca6c8bebf7354ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/515 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada MacromissioneiraAspects and foundations of protagonism and teaching collectivity in Macromissionary continuing educationformação de professores; identidade docente; ações coletivas; interinstitucionalidade; reflexão crítica e emancipatória.teacher education; teacher identity; collective actions; interinstitutionality; critical and emancipatory reflection.Educação (7.08.00.00-6 )Planejamento e Avaliação Educacional (7.08.03.00-5)Educação Permanente (7.08.07.02-7 )Este texto de tese apresenta um estudo investigativo sobre o processo formativo do Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira − Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de especificar e fundamentar aspectos de conhecimentos que embasem processos de formação continuada de professores, tensionando os limites do saber no que tange aos sentidos e significados atribuídos ao protagonismo e à coletividade dos sujeitos em formação, diante da constituição da própria identidade docente. A pesquisa tem natureza qualitativa e tomou como caminho metodológico o estudo de caso. Utilizou-se como fonte de pesquisa materiais empíricos produzidos no desenrolar do processo de Formação Continuada Macromissioneira, desde os movimentos prévios que lhe deram origem, até a publicação de um livro físico e um e-book, com textos produzidos pelos participantes. O processo de construção e análise dos dados foi inspirado em princípios e pressupostos da Análise Textual Discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011), com foco na identificação de percepções expressas pelos participantes, sobre o protagonismo docente e a coletividade como categorias centrais que caracterizam a formação continuada constitutiva da docência. Para a categoria do protagonismo docente foram construídas duas subcategorias: (i) reflexão crítica e interativa entre pares e (ii) emancipação e identidade docente. Para a categoria da coletividade também foram construídas duas subcategorias: (i) interação sociocultural e (ii) singularidade da prática reflexiva em coletividade. Como resultado de pesquisa foram destacados aspectos e fundamentos que sinalizam a necessidade e importância do desenvolvimento de formação continuada de professores, assentada na permanente interação coletiva, intermediada por relatos reflexivos e críticos sobre a prática na escola, com progressivas transformações de teorias e práticas reconstitutivas da identidade docente.This thesis text presents an investigative study on the formative process of the Inter-institutional Program of Continuing Education of the Education Workers of the Macromissioneira Region − Northwest of the State of Rio Grande do Sul, with the objective of specifying and substantiating aspects of knowledge that underpin processes of continuing education of teachers, tensing the limits of knowledge regarding the senses and meanings attributed to the protagonism and collectivity of the subjects in training, in face of the constitution of their own teaching identity. The research is qualitative in nature and its methodological path was the case study. As a source of research, empirical materials produced in the course of the process of Continuing Macromissioneira Training were used, from the previous movements that gave rise to it, to the publication of a physical book and an e-book, with texts produced by the participants. The process of construction and analysis of the data was inspired by the principles and assumptions of Textual Discourse Analysis, according to Moraes and Galiazzi (2011), focusing on the identification of perceptions expressed by the participants, about the teaching leadership and collectivity as central categories that characterize the continuing education constitutive of teaching. For the category of teacher protagonism, two subcategories were built: (i) critical and interactive reflection among peers and (ii) emancipation and teacher identity. For the collectivity category, two subcategories were also built: (i) sociocultural interaction and (ii) uniqueness of reflective practice in collectivity. As a research result, aspects and fundamentals were highlighted that signal the need and importance of developing continued teacher education, based on permanent collective interaction, mediated by reflective and critical reports about the practice at school, with progressive transformations of theories and practices that reconstitute the teacher's identity.Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulUniversidade Regional do Noroeste do estado do rio Grande do Sul (UNIJUÍ)BrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação nas Ciênciashttp://lattes.cnpq.br/6726641572819961Zanon, Lenir Bassohttp://lattes.cnpq.br/7345379098403673Zanon, Lenir Bassohttp://lattes.cnpq.br/7345379098403673Pansera-de-Araujo, Maria Cristinahttp://lattes.cnpq.br/6707424118316750Scheid, Neusa Maria Johnhttp://lattes.cnpq.br/9364946134370917Silva, Sidinei Pithan dahttp://lattes.cnpq.br/8709044822441696Azevedo, José Clovis dehttp://lattes.cnpq.br/2444876550286232Gastaldo, Luís Fernando2024-02-18T22:56:27Z04/08/2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGASTALDO, Luis Fernando. Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira. 2022. 198 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2022. Orientadora: Profª. Drª. Lenir Basso Zanon. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12955090.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/515porABREU. Mariza. Boa Escola para Todos: Gestão da Educação e Debate sobre Valorização dos Professores no Rio Grande do Sul, 2007 a 2010. Editora AGE. Porto Alegre, 2011. ALARCÃO, Isabel. (org.). Formação Reflexiva de Professores: Estratégias e Supervisão. Portugal: Porto, 1996. AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. Disponível em: http://id.bnportugal.gov.pt/bib/bibnacional/1979612. Acesso em: 23 ago. 2021. ANFOPE. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Documento final. XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. 2016, Goiânia. Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação: Conjuntura nacional avanços e retrocessos. Goiânia, 2016. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Doc-FINAL-XVIII-ENANFOPE6_3_2017-Coordena%C3%A7%C3%A3o-Iria.pdf . Acesso em: 24 ago. 2020. 168 ANFOPE. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Documento Final. XVII Encontro Nacional. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/17%C2%BA-Encontro-DocumentoFinal-2014.pdf . Acesso em: 01 fev. 2022. ARENHART, Livio Osvaldo. “Ensinar o padre a rezar a missa”? – a formação continuada de professores: por que e como? 2011. Disponível em: http://macromissioneirauffs.blogspot.com/p/inicio_6.html Acesso em: 25 fev. 2022. ARENHART, Livio Osvaldo; GASTALDO, Luís Fernando. Programa de formação docente: diálogos reflexivos sobre teoria e prática. Projeto submetido e aprovado no Edital Nº 2 Proext 2013. Disponível nos arquivos digitais na sala do programa Macromissioneira do campus Cerro Largo, UFFS, 2012. Não publicado. ÁVALOS, Beatrice. Formación docente continua y factores asociados a La política educativa em América Latina y El Caribe. Informe preparado para El Diálogo Regional de Política. Banco Interamericano de Desarrollo, set. 2007. AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio; GONZAGA, Jorge Luiz Ayres. Caminhos do ensino médio: escritas sobre o ensino médio politécnico. Porto Alegre: Editora universitária Metodista IPA, 2020. AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio (Org.). O Ensino Médio e os Desafios da Experiência: movimentos da prática. 01. ed. Porto Alegre: Santillana, Moderna, 2014. AZEVEDO, José Clovis de. Reconversão Cultural da Escola: Mercoescola e Escola Cidadã. Porto Alegre: Editora Sulina e Editora Universitária Metodista IPA, 2007. AZEVEDO, José Clovis de. REIS, Jonas Tarcísio (Org.). Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013. BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. BERTICELLI, Ireno Antônio; RAMLOW, Romildo Ricardo. A educação na complexidade contemporânea. Revista Contexto e Educação. Nº 106, Ano 33. Ijuí: Editora Unijuí. Set./Dez. 2018. BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão do sociólogo: preliminares epistemológicas. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. BOTO, Carlota. António Nóvoa: uma vida para a educação. Educação e Pesquisa. 2018, v. 44. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/KJRqxNkmd9TpR5KH6g3fZhD/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 4 mar. 2022. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado, 1988. 169 BRASIL. Decreto N° 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 jan.2009. BRASIL. Lei 9.394, de 1996. Regulamenta as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 1996. BRASIL. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação. Razões, Princípios e Programas. Brasília, DF, MEC, 2007a. BRASIL. Ministério da Educação. Programa Escola Aberta. Brasília: Prol Editora Gráfica, UNESCO/FNDE/MEC, maio 2007b. BRASIL. Universidade Federal da Fronteira Sul. Plano Pedagógico Institucional – PPI 2009. Disponível em https://www.uffs.edu.br/institucional/a_uffs/a_instituicao/plano_pedagogico_institucional Acesso em: 20 nov. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 15 mai. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CEB nº 5/2011, de 5 de maio de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 24 de jan. 2012a. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 de jan. 2012b. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 de jul. 2010. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Ciências Naturais. Brasília: MECSEF, 1998. CAMINI, Lucia. O processo de construção da política educacional no Rio Grande do Sul de 1999 a 2002: relações, limites, contradições e avanços. 2005. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em educação da Faculdade de Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2005. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/12719/000523480.pdf?sequence=1 Acesso em: 12 dez. 2020. CARR, W. KEMMIS, S. Becoming critical: education, knowledge and action research. New York: Taylor & Francis e-Library. London and Philadelphia: The Palmer Press, 1986. 249 p. 170 CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. Perfil do professor da educação básica. Série Documental. Relatos de Pesquisa. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. 3ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. CONTRERAS, J. A autonomia de professores. Tradução Sandra Tabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002. CATANI, Denice Barbara. António Nóvoa: um pensamento fecundo da história da educação. In: REGO, Teresa Cristina. Memória, história e escolarização. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-54. DALL’IGNA, M. A.; CÓSSIO, M. F. As Políticas Estaduais de Formação Continuada de Professores no Rio Grande do Sul (1990-2010). In: Anais...25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política. São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoes Relatos/0334.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021. DEMAILLY Lise Chantraine. Modelos de formação contínua e estratégia de mudança. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa, Portugal, Dom Quixote, 1995, p. 139-158. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. DEUS, Raissa de. Secretaria de Educação conhece programa de formação para regiões noroeste e missões. Secretaria de Educação do RS – Notícias, 2012. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/secretaria-de-educacao-conhece-programa-de-formacao-para-regioesnoroeste-e-missoes#conteudoInicio. Acesso em: 29 jul. 2021. DRABACH, Neila Pedrotti; MOUSQUER, Maria Elizabeth Londero. Trajetória da gestão democrática do ensino público estadual do Rio Grande do Sul: uma análise do período de 1985 a 2010. Anais... XXVI Simpósio brasileiro de política e administração da educação (ANPAE). 2013. Recife. CE. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/NeilaPedrottiDrabach-ComunicacaoOralint.pdf Acesso em: 16 dez.2020. ENGUITA, Mariano F. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação., n.4. Porto Alegre: Pannonica editora, p. (41-61), 1991. Disponível em: https://www.academia.edu/15773660/Teoria_e_Educa%C3%A7%C3%A3o_Dossi%C3%AA _interpretando_o_trabalho_docente. Acesso em: 19 fev. 2022. FERREIRA, Janaína da Silva; SANTOS, José Henrique dos. Modelos de formação continuada de professores: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas. Cadernos de Pesquisa, São Luis, v.23, n.3, pp.1-15, set/dez 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p1-15 . Acesso em: 25 mai. 2021. 171 FORMAÇÃO Macromissioneira Antônio Nóvoa. [S.l.:s.n.] Youtube. 14 mai. 2016. 1 vídeo (81 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eMacwQopdEM. Acesso em: 02 out. 2021. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2013. Disponível em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wpcontent/uploads/2020/04/4- Paulo_Freire_Educa%C3%A7%C3%A3o_e_mudan%C3%A7a.pdf . Acesso em: 20 dez. 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 6ª ed. Org. e notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Cortez, 2001. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar [recurso eletrônico].24. ed. Ver. E atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. Disponível em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wpcontent/uploads/2020/04/10-Paulo_Freire_Professora_sim__Tia.pdf . Acesso em: 09 mar. 2022. FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Capinas/SP: Papirus, 1995. FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-167, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302002008000009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 ago. 2020. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1996. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 5.ed. São Paulo: Cortez, 1999. FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. Por que é que vale a pena lutar? O trabalho de equipa na escola. Porto Editora. Porto. Portugal. 2001. FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros – Relatório Final. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2011. GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF: UNESCO, 1996. 172 GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2ª ed. Série Educação cidadã 2. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011. Disponível em: https://www.paulofreire.org/download/boniteza_ebook.pdf . Acesso em: 25 jan. 2022. GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Cadernos de Formação nº 5. São Paulo: Editora e livraria Paulo Freire, 2010. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3086/1/FPF_PTPF_12_084.pdf Acesso 21 mar. 2022. GASTALDO, Luís Fernando, ARENHART, Lívio Osvaldo, DUTRA, Bruna Cristina. (Orgs.). Formação continuada macromissioneira: programa interinstitucional de formação continuada dos trabalhadores em educação da região macromissioneira noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Tubarão: Ed. Copiart, 2015. GASTALDO, Luís Fernando, ARENHART, Lívio Osvaldo, ANGST, Francisco. (Orgs.). Formação continuada macromissioneira: relatos de experiência. Tubarão: Ed. Copiart, 2019. GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso: 11 jan. 2021. GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2003. GOBO, Rosmari Marodin. O ensino médio politécnico no estado do Rio Grande do Sul: o princípio pedagógico da pesquisa e a reconstrução dos saberes docentes na escola pública. 2018. 221f. Tese. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Programa de pós-graduação em educação nas ciências. Ijuí, RS. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6103 . Acesso em: 10 jan. 2021. GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Vol. 1. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1982. HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências / Oscar Jara Holliday; Tradução de: Maria Viviana V. Resende. 2. ed., revista Série Monitoramento e avaliação – Brasília: MMA, 2006. 128 p. Disponível em: https://www.ufpb.br/redepopsaude/contents/biblioteca1/para-sistematizar-experiencias/para-sistematizar-experiencias-livro-oscar-jara.pdf/view. Acesso em: 09 mai. 2021. HARGREAVES, Andy. O Ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004. 173 HARGREAVES, Andy. Os professores em tempo de mudança. Editora McGraw-Hill de Portugal. 1998. IMBERNON, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de: Sandra Trabucco Velenzuela. São Paulo: Cortez, 2009. INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Conferência Nacional de Educação, 2. Porto Alegre, 1966. Brasília, DF: MEC/INEP, 1967. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002405.pdf . Aceso em: 17 mai. 2020. INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse da Educação Superior 2015. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/inep/ptbr/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacaosuperior/resultados Acesso em: 08 de fev. 2021. INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico: Censo da educação superior de 2009, Brasília, 2010. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior . Acesso em: 15 mar. 2021. KAEFER, Maria Terezinha. Da intenção à Ação: avanços e retrocessos na educação de jovens e Adultos na rede estadual do RS no período de 1999 a 2008. 2009. 128f. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Programa de pós-graduação em educação. Porto Alegre, RS. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17720/000723763.pdf?sequence=1&isAllowed= y . Acesso em: 15 dez. 2020. KARNOY, Martin; GOVE, Amber K.; MARSHALL, Jeffery H. A vantagem acadêmica de Cuba: porque seus alunos vão melhor na escola. São Paulo: Ediouro, 2009. LAM, Shui-Fong; YIM, Pui Shan; LAM, Tom Wing Hong. Transforming school culture Can true collaboration. Educational Research, v. 44, n. 2, p. 181-195. 2002. LITTLE, Judith Warren. The Persistence of Privacy: Autonomy and Initiative in Teachers’ Professional Relations. Teachers College Record. Columbia University. v. 91 n. 4, p.509- 536. 1990. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/016146819009100403. Acesso em: 15 mar. 2022. LIMA, Fernanda Bartoly Gonçalves de. Emancipação humana e educação escolar: perspectivas para a formação de professores. 350f. Tese. Universidade de Brasília – Programa de pós-graduação em educação. Brasília, DF. 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35076 Acesso em: 18 fev. 2022. 174 LORTIE, Dan Clement. Schoolteacher: a sociological study. Chicago: University of Chicago. 1975. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986 MARQUES, Mario Osório. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Ed. Unijuí, 3ª edição revisada, 2006a. MARQUES, Mario Osório. Conhecimento e modernidade em reconstrução. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1993. MARQUES, Mario Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5 ed. Ijuí: Editora da Unijuí, 2006b. MARQUES, Mario Osório. Pedagogia a ciência do educador. 3ª. ed. revisada. Ijuí: Ed. Unijuí. 2006c. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011. Disponível em: https://56e818b2-2c0c-44d1-8359- cc162f8a5934.filesusr.com/ugd/35e7c6_0add5986f19846e0ad8ded539e8143f7.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020. MEC/UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC/UNESCO, 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1 4470 . Acesso em: 15 nov. 2021. MELLO, Elena Maria Billing. A política de valorização e de profissionalização dos professores na educação básica do estado do Rio Grande do Sul (1995-2006): convergências e divergências. 2010.255f. Tese. Universidade federal do Rio Grande do Sul – Programa de pós-graduação em educação. Porto Alegre, RS. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24816/000749264.pdf?sequence=1 . Acesso em: 15 dez. 2020. MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete pedagogia tecnicista. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/pedagogia-tecnicista/. Acesso em: 18 ago. 2020. MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2003, v. 9, n. 2. pp. 191-211. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004. Acesso em: 22 nov. 2021. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, abr. 2006. Disponível em: 175 https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?lang=pt&format=pdf . Acesso: 01 set. 2021. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: questões atuais. 14. ed. Campinas: Papirus, 2008. MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: editora livraria da Física. 2011. MORGADO, José Carlos. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, v.19, n. 73, p.793-812, out./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/i/2011.v19n73/ Acesso em: 08 fev. 2022. MORIN, André. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropopedagogia renovada. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. MOSNA, Rosa Maria Pinheiro. Avaliação: paradigmas e paradoxos no âmbito do ensino médio. IN: AZEVEDO, Jose C. de. REIS, Jonas T. (org.). Reestruturação do ensino médio: pressupostos teóricos e desafios da prática/organização. São Paulo. Fundação Santillana, 2013. p.219-239. NÓVOA, António. As organizações escolares em análise. Lisboa. Publicações Dom Quixote, 1992. NÓVOA, António. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Colaboração Yara Alvin. Salvador: SEC/IAT, 2022. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2022/02/antonio-novoa-livro-em-versao-digitalfevereiro-2022.pdf . Acesso em: 10 fev. 2022. NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/3703. Acesso em: 25 mai. 2021. NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. NÓVOA, António. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación. Madrid, España. Nº 350, pp. 203-221, Septiembre-diciembre, 2009b. Disponível em: https://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revistaeducacion/numeros-anteriores/2009/re350/re350-09.html. Acesso em: 09 mar. 2022. NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009a. NÓVOA, António. (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto, 2014. NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2013. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. O social-histórico e a educação em Castoriadis. Revista Cocar. Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. V. 3, n. 5. p. 51-56, jan./jun. 2009. 176 PEREIRA, Rodrigo da Silva. A política de competências e habilidades na educação básica pública: relações entre Brasil e OCDE. 2016. 285 f. Tese. Universidade de Brasília - Programa de Pós-graduação em Educação, Brasília/DF, 2016. PIMENTA, Selma Garrido Pimenta; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014. PIMENTA, Selma Garrido Pimenta. O professor reflexivo no Brasil, gênese e crítica de um conceito. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2002. PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. A escola-comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandre Marenich. 1.ed. São Paulo: Expressão, 2009. PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000. PORLÁN, Rafael.; MARTÍN, José. El diario del profesor. Un recurso para la investigación em la aula. 9. ed. Sevilla: Diada Editora S.L., 2004. RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho: Ensino Médio, v. 1. Secretaria de Estado da Educação: Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/observatoriodoensinomedio-rs/wp-content/uploads/2021/07/RCGEMVersao-2.pdf Acesso em 02 mar. 2022. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, v.4, 2009. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Departamento Pedagógico – DP. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 2011-2014. SEDUC-RS: Porto Alegre, 2011. ROCHA, Silvio Jandir da Silva. Interdisciplinaridade: Possibilidades na Prática Curricular. In AZEVEDO, Jose Clovis de; REIS, Jonas Tarcísio. Orgs. Reestruturação do Ensino Médio: Pressupostos Teóricos e Desafios da Prática. São Paulo: Fundação Santillana/Moderna. 2013. RODRIGUES, José. Educação Politécnica. In: Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, p.168-175, 2008. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupol.html . Acesso em: 20 dez. 2020. SACRISTÁN GIMENO, J. Consciência a ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2.ed. Porto: Porto Ed., 2014. p. 65-92. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipadora da Universidade. 3ª ed. Coleção questões da nossa época; v. 11. São Paulo: Cortez, 2011. 177 SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. São Paulo: Companhia das letras, 1998. SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007a. SAVIANI, Demerval. O plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade. Campinas, v. 28, n.100, p. 1231-1255, out. 2007b. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300027 . Acesso em: 28 ago. 2020. SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. rev. Campinas: Cortez Editora; Autores Associados, 2011. SAVIANI, Demerval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989. SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. (Ed.) Os professores e sua formação. 2.ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. SCHÖN, Donald Alan. Educando o profissional reflexivo – um novo design para o ensino e aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. SEDUC-RS. Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Departamento Pedagógico – DP. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 2011 – 2014. SEDUC-RS: Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020. SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas.Brasília, v. 17, n.32, p. 13-31, jan./abr. 2011. SILVA, Monica Ribeiro da. Prefácio. In: AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio; GONZAGA, Jorge Luiz Ayres. Caminhos do ensino médio: escritas sobre o ensino médio politécnico. Porto Alegre: Editora universitária Metodista IPA, 2020. p. 7-10. SILVA, Monica Ribeiro da. O uso da noção de competências nos textos de políticas curriculares no Brasil: das diretrizes da década de 90 à base nacional comum curricular de 2017. In: AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio (Orgs.). Políticas Educacionais: debates e perspectivas. Porto Alegre: Editora universitária Metodista IPA, 2017. p. 39-59. SMYTH, John. International Perspectives on Teacher Collegiality: A Labour Process Discussion Based on the Concept of Teachers’ Work. British Journal of Sociology of Education, vol. 12, no. 3, 1991, pp. 323–46. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1393041. Acesso em: 21 mar. 2022. SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Compreensões acerca da hermenêutica na análise textual discursiva: marcas teórico-metodológicas à investigação. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 31, n. 100, p. 33–55, 2017. Disponível em: 178 https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6395. Acesso em: 30 out. 2021. TARDIF, Jacques.; FAUCHER, Caroline. Um conjunto de balizas para a avaliação da profissionalidade dos professores. In: ALVES, Maria.; MACHADO, Eusébio. (Org.). O pólo de excelência: caminhos para a avaliação do desempenho docente. Porto: Areal Editores, 2010. p. 32-53. TARDIF, Maurice; MOSCOSO, Javier Nunez. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. Cadernos de pesquisa[online]. v.48, n 168, p.388-411, abr/jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/69mhr9WnGpWwBmbcS6prj5h/?lang=pt&format=pdf . Acesso em 16 fev. 2022. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e a formação profissional. 11. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2010. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. Conselho Universitário. Decisão nº 02/2014, de 25 de abril de 2014. Autoriza a alteração do texto do Histórico Institucional da UFFS constante dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Chapecó: Conselho Universitário, 2014. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atosnormativos/decisao/cgrad/2014-0002/@@download/documento_historico . Acesso em: 28 abr. 2021. UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. Conselho Universitário. Construindo agendas e definindo rumos: I Conferência de Ensino Pesquisa e Extensão da UFFS. TREVISOL, Joviles Vitório; CORDEIRO, Maria Helena; HASS, Monica (Orgs.). Chapecó: UFFS, 2011. VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2007. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da Silva (orgs.). A escola mudou. Que mude a formação de professores! 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. VEIGA, Ilma Passos (coord.). Repensando a Didática. Campinas: Papirus,1989. VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de: Maria da Pena Villalobos. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de: Cristhian Matheus Herrera. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015 179 YOUNG, Michael F. D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, [on-line], v. 16, n. 48, p. 609-623, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WRv76FZpdGXpkVYMNm5Bych/?lang=pt&format=pdf , Acesso em: 24 mai. 2021. ZITKOSKI, Jaime José. Educação de qualidade: que qualidade queremos? In: Qualidade em educação: um debate necessário. Passo Fundo: Universidade Educação Básica, 1997. Série Interinstitucional.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-02-18T22:56:27Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/515Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-02-18T22:56:27Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira Aspects and foundations of protagonism and teaching collectivity in Macromissionary continuing education |
title |
Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira |
spellingShingle |
Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira Gastaldo, Luís Fernando formação de professores; identidade docente; ações coletivas; interinstitucionalidade; reflexão crítica e emancipatória. teacher education; teacher identity; collective actions; interinstitutionality; critical and emancipatory reflection. Educação (7.08.00.00-6 ) Planejamento e Avaliação Educacional (7.08.03.00-5) Educação Permanente (7.08.07.02-7 ) |
title_short |
Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira |
title_full |
Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira |
title_fullStr |
Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira |
title_full_unstemmed |
Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira |
title_sort |
Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira |
author |
Gastaldo, Luís Fernando |
author_facet |
Gastaldo, Luís Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6726641572819961 Zanon, Lenir Basso http://lattes.cnpq.br/7345379098403673 Zanon, Lenir Basso http://lattes.cnpq.br/7345379098403673 Pansera-de-Araujo, Maria Cristina http://lattes.cnpq.br/6707424118316750 Scheid, Neusa Maria John http://lattes.cnpq.br/9364946134370917 Silva, Sidinei Pithan da http://lattes.cnpq.br/8709044822441696 Azevedo, José Clovis de http://lattes.cnpq.br/2444876550286232 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gastaldo, Luís Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores; identidade docente; ações coletivas; interinstitucionalidade; reflexão crítica e emancipatória. teacher education; teacher identity; collective actions; interinstitutionality; critical and emancipatory reflection. Educação (7.08.00.00-6 ) Planejamento e Avaliação Educacional (7.08.03.00-5) Educação Permanente (7.08.07.02-7 ) |
topic |
formação de professores; identidade docente; ações coletivas; interinstitucionalidade; reflexão crítica e emancipatória. teacher education; teacher identity; collective actions; interinstitutionality; critical and emancipatory reflection. Educação (7.08.00.00-6 ) Planejamento e Avaliação Educacional (7.08.03.00-5) Educação Permanente (7.08.07.02-7 ) |
description |
Este texto de tese apresenta um estudo investigativo sobre o processo formativo do Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira − Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de especificar e fundamentar aspectos de conhecimentos que embasem processos de formação continuada de professores, tensionando os limites do saber no que tange aos sentidos e significados atribuídos ao protagonismo e à coletividade dos sujeitos em formação, diante da constituição da própria identidade docente. A pesquisa tem natureza qualitativa e tomou como caminho metodológico o estudo de caso. Utilizou-se como fonte de pesquisa materiais empíricos produzidos no desenrolar do processo de Formação Continuada Macromissioneira, desde os movimentos prévios que lhe deram origem, até a publicação de um livro físico e um e-book, com textos produzidos pelos participantes. O processo de construção e análise dos dados foi inspirado em princípios e pressupostos da Análise Textual Discursiva, segundo Moraes e Galiazzi (2011), com foco na identificação de percepções expressas pelos participantes, sobre o protagonismo docente e a coletividade como categorias centrais que caracterizam a formação continuada constitutiva da docência. Para a categoria do protagonismo docente foram construídas duas subcategorias: (i) reflexão crítica e interativa entre pares e (ii) emancipação e identidade docente. Para a categoria da coletividade também foram construídas duas subcategorias: (i) interação sociocultural e (ii) singularidade da prática reflexiva em coletividade. Como resultado de pesquisa foram destacados aspectos e fundamentos que sinalizam a necessidade e importância do desenvolvimento de formação continuada de professores, assentada na permanente interação coletiva, intermediada por relatos reflexivos e críticos sobre a prática na escola, com progressivas transformações de teorias e práticas reconstitutivas da identidade docente. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
04/08/2022 2024-02-18T22:56:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GASTALDO, Luis Fernando. Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira. 2022. 198 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2022. Orientadora: Profª. Drª. Lenir Basso Zanon. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12955090. https://deposita.ibict.br/handle/deposita/515 |
identifier_str_mv |
GASTALDO, Luis Fernando. Aspectos e fundamentos de protagonismo e coletividade docente na formação continuada Macromissioneira. 2022. 198 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2022. Orientadora: Profª. Drª. Lenir Basso Zanon. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12955090. |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ABREU. Mariza. Boa Escola para Todos: Gestão da Educação e Debate sobre Valorização dos Professores no Rio Grande do Sul, 2007 a 2010. Editora AGE. Porto Alegre, 2011. ALARCÃO, Isabel. (org.). Formação Reflexiva de Professores: Estratégias e Supervisão. Portugal: Porto, 1996. AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. Disponível em: http://id.bnportugal.gov.pt/bib/bibnacional/1979612. Acesso em: 23 ago. 2021. ANFOPE. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Documento final. XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. 2016, Goiânia. Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação: Conjuntura nacional avanços e retrocessos. Goiânia, 2016. Disponível em: http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Doc-FINAL-XVIII-ENANFOPE6_3_2017-Coordena%C3%A7%C3%A3o-Iria.pdf . Acesso em: 24 ago. 2020. 168 ANFOPE. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Documento Final. XVII Encontro Nacional. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/17%C2%BA-Encontro-DocumentoFinal-2014.pdf . Acesso em: 01 fev. 2022. ARENHART, Livio Osvaldo. “Ensinar o padre a rezar a missa”? – a formação continuada de professores: por que e como? 2011. Disponível em: http://macromissioneirauffs.blogspot.com/p/inicio_6.html Acesso em: 25 fev. 2022. ARENHART, Livio Osvaldo; GASTALDO, Luís Fernando. Programa de formação docente: diálogos reflexivos sobre teoria e prática. Projeto submetido e aprovado no Edital Nº 2 Proext 2013. Disponível nos arquivos digitais na sala do programa Macromissioneira do campus Cerro Largo, UFFS, 2012. Não publicado. ÁVALOS, Beatrice. Formación docente continua y factores asociados a La política educativa em América Latina y El Caribe. Informe preparado para El Diálogo Regional de Política. Banco Interamericano de Desarrollo, set. 2007. AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio; GONZAGA, Jorge Luiz Ayres. Caminhos do ensino médio: escritas sobre o ensino médio politécnico. Porto Alegre: Editora universitária Metodista IPA, 2020. AZEVEDO, José Clovis; REIS, Jonas Tarcísio (Org.). O Ensino Médio e os Desafios da Experiência: movimentos da prática. 01. ed. Porto Alegre: Santillana, Moderna, 2014. AZEVEDO, José Clovis de. Reconversão Cultural da Escola: Mercoescola e Escola Cidadã. Porto Alegre: Editora Sulina e Editora Universitária Metodista IPA, 2007. AZEVEDO, José Clovis de. REIS, Jonas Tarcísio (Org.). Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. São Paulo: Fundação Santillana, 2013. BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. BERTICELLI, Ireno Antônio; RAMLOW, Romildo Ricardo. A educação na complexidade contemporânea. Revista Contexto e Educação. Nº 106, Ano 33. Ijuí: Editora Unijuí. Set./Dez. 2018. BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão do sociólogo: preliminares epistemológicas. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. BOTO, Carlota. António Nóvoa: uma vida para a educação. Educação e Pesquisa. 2018, v. 44. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/KJRqxNkmd9TpR5KH6g3fZhD/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 4 mar. 2022. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado, 1988. 169 BRASIL. Decreto N° 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 jan.2009. BRASIL. Lei 9.394, de 1996. Regulamenta as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 1996. BRASIL. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação. Razões, Princípios e Programas. Brasília, DF, MEC, 2007a. BRASIL. Ministério da Educação. Programa Escola Aberta. Brasília: Prol Editora Gráfica, UNESCO/FNDE/MEC, maio 2007b. BRASIL. Universidade Federal da Fronteira Sul. Plano Pedagógico Institucional – PPI 2009. Disponível em https://www.uffs.edu.br/institucional/a_uffs/a_instituicao/plano_pedagogico_institucional Acesso em: 20 nov. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 15 mai. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CEB nº 5/2011, de 5 de maio de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 24 de jan. 2012a. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 de jan. 2012b. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 de jul. 2010. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Ciências Naturais. Brasília: MECSEF, 1998. CAMINI, Lucia. O processo de construção da política educacional no Rio Grande do Sul de 1999 a 2002: relações, limites, contradições e avanços. 2005. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em educação da Faculdade de Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2005. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/12719/000523480.pdf?sequence=1 Acesso em: 12 dez. 2020. CARR, W. KEMMIS, S. Becoming critical: education, knowledge and action research. New York: Taylor & Francis e-Library. London and Philadelphia: The Palmer Press, 1986. 249 p. 170 CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. Perfil do professor da educação básica. Série Documental. Relatos de Pesquisa. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. 3ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. CONTRERAS, J. A autonomia de professores. Tradução Sandra Tabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002. CATANI, Denice Barbara. António Nóvoa: um pensamento fecundo da história da educação. In: REGO, Teresa Cristina. Memória, história e escolarização. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 29-54. DALL’IGNA, M. A.; CÓSSIO, M. F. As Políticas Estaduais de Formação Continuada de Professores no Rio Grande do Sul (1990-2010). In: Anais...25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política. São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoes Relatos/0334.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021. DEMAILLY Lise Chantraine. Modelos de formação contínua e estratégia de mudança. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa, Portugal, Dom Quixote, 1995, p. 139-158. DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. DEUS, Raissa de. Secretaria de Educação conhece programa de formação para regiões noroeste e missões. Secretaria de Educação do RS – Notícias, 2012. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/secretaria-de-educacao-conhece-programa-de-formacao-para-regioesnoroeste-e-missoes#conteudoInicio. Acesso em: 29 jul. 2021. DRABACH, Neila Pedrotti; MOUSQUER, Maria Elizabeth Londero. Trajetória da gestão democrática do ensino público estadual do Rio Grande do Sul: uma análise do período de 1985 a 2010. Anais... XXVI Simpósio brasileiro de política e administração da educação (ANPAE). 2013. Recife. CE. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/NeilaPedrottiDrabach-ComunicacaoOralint.pdf Acesso em: 16 dez.2020. ENGUITA, Mariano F. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Teoria & Educação., n.4. Porto Alegre: Pannonica editora, p. (41-61), 1991. Disponível em: https://www.academia.edu/15773660/Teoria_e_Educa%C3%A7%C3%A3o_Dossi%C3%AA _interpretando_o_trabalho_docente. Acesso em: 19 fev. 2022. FERREIRA, Janaína da Silva; SANTOS, José Henrique dos. Modelos de formação continuada de professores: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos das práticas formativas. Cadernos de Pesquisa, São Luis, v.23, n.3, pp.1-15, set/dez 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p1-15 . Acesso em: 25 mai. 2021. 171 FORMAÇÃO Macromissioneira Antônio Nóvoa. [S.l.:s.n.] Youtube. 14 mai. 2016. 1 vídeo (81 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eMacwQopdEM. Acesso em: 02 out. 2021. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2013. Disponível em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wpcontent/uploads/2020/04/4- Paulo_Freire_Educa%C3%A7%C3%A3o_e_mudan%C3%A7a.pdf . Acesso em: 20 dez. 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 6ª ed. Org. e notas de Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: Cortez, 2001. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar [recurso eletrônico].24. ed. Ver. E atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. Disponível em: http://observatorioedhemfoc.hospedagemdesites.ws/observatorio/wpcontent/uploads/2020/04/10-Paulo_Freire_Professora_sim__Tia.pdf . Acesso em: 09 mar. 2022. FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Capinas/SP: Papirus, 1995. FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-167, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302002008000009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 ago. 2020. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1996. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 5.ed. São Paulo: Cortez, 1999. FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. Por que é que vale a pena lutar? O trabalho de equipa na escola. Porto Editora. Porto. Portugal. 2001. FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros – Relatório Final. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2011. GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF: UNESCO, 1996. 172 GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. 2ª ed. Série Educação cidadã 2. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011. Disponível em: https://www.paulofreire.org/download/boniteza_ebook.pdf . Acesso em: 25 jan. 2022. GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Cadernos de Formação nº 5. São Paulo: Editora e livraria Paulo Freire, 2010. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3086/1/FPF_PTPF_12_084.pdf Acesso 21 mar. 2022. GASTALDO, Luís Fernando, ARENHART, Lívio Osvaldo, DUTRA, Bruna Cristina. (Orgs.). Formação continuada macromissioneira: programa interinstitucional de formação continuada dos trabalhadores em educação da região macromissioneira noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Tubarão: Ed. Copiart, 2015. GASTALDO, Luís Fernando, ARENHART, Lívio Osvaldo, ANGST, Francisco. (Orgs.). Formação continuada macromissioneira: relatos de experiência. Tubarão: Ed. Copiart, 2019. GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso: 11 jan. 2021. GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2003. GOBO, Rosmari Marodin. O ensino médio politécnico no estado do Rio Grande do Sul: o princípio pedagógico da pesquisa e a reconstrução dos saberes docentes na escola pública. 2018. 221f. Tese. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Programa de pós-graduação em educação nas ciências. Ijuí, RS. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6103 . Acesso em: 10 jan. 2021. GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Vol. 1. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1982. HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências / Oscar Jara Holliday; Tradução de: Maria Viviana V. Resende. 2. ed., revista Série Monitoramento e avaliação – Brasília: MMA, 2006. 128 p. Disponível em: https://www.ufpb.br/redepopsaude/contents/biblioteca1/para-sistematizar-experiencias/para-sistematizar-experiencias-livro-oscar-jara.pdf/view. Acesso em: 09 mai. 2021. HARGREAVES, Andy. O Ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004. 173 HARGREAVES, Andy. Os professores em tempo de mudança. Editora McGraw-Hill de Portugal. 1998. IMBERNON, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de: Sandra Trabucco Velenzuela. São Paulo: Cortez, 2009. INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Conferência Nacional de Educação, 2. Porto Alegre, 1966. Brasília, DF: MEC/INEP, 1967. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002405.pdf . Aceso em: 17 mai. 2020. INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse da Educação Superior 2015. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/inep/ptbr/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacaosuperior/resultados Acesso em: 08 de fev. 2021. INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico: Censo da educação superior de 2009, Brasília, 2010. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior . Acesso em: 15 mar. 2021. KAEFER, Maria Terezinha. Da intenção à Ação: avanços e retrocessos na educação de jovens e Adultos na rede estadual do RS no período de 1999 a 2008. 2009. 128f. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Programa de pós-graduação em educação. Porto Alegre, RS. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/17720/000723763.pdf?sequence=1&isAllowed= y . Acesso em: 15 dez. 2020. KARNOY, Martin; GOVE, Amber K.; MARSHALL, Jeffery H. A vantagem acadêmica de Cuba: porque seus alunos vão melhor na escola. São Paulo: Ediouro, 2009. LAM, Shui-Fong; YIM, Pui Shan; LAM, Tom Wing Hong. Transforming school culture Can true collaboration. Educational Research, v. 44, n. 2, p. 181-195. 2002. LITTLE, Judith Warren. The Persistence of Privacy: Autonomy and Initiative in Teachers’ Professional Relations. Teachers College Record. Columbia University. v. 91 n. 4, p.509- 536. 1990. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/016146819009100403. Acesso em: 15 mar. 2022. LIMA, Fernanda Bartoly Gonçalves de. Emancipação humana e educação escolar: perspectivas para a formação de professores. 350f. Tese. Universidade de Brasília – Programa de pós-graduação em educação. Brasília, DF. 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35076 Acesso em: 18 fev. 2022. 174 LORTIE, Dan Clement. Schoolteacher: a sociological study. Chicago: University of Chicago. 1975. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986 MARQUES, Mario Osório. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Ed. Unijuí, 3ª edição revisada, 2006a. MARQUES, Mario Osório. Conhecimento e modernidade em reconstrução. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1993. MARQUES, Mario Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5 ed. Ijuí: Editora da Unijuí, 2006b. MARQUES, Mario Osório. Pedagogia a ciência do educador. 3ª. ed. revisada. Ijuí: Ed. Unijuí. 2006c. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011. Disponível em: https://56e818b2-2c0c-44d1-8359- cc162f8a5934.filesusr.com/ugd/35e7c6_0add5986f19846e0ad8ded539e8143f7.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020. MEC/UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: MEC/UNESCO, 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1 4470 . Acesso em: 15 nov. 2021. MELLO, Elena Maria Billing. A política de valorização e de profissionalização dos professores na educação básica do estado do Rio Grande do Sul (1995-2006): convergências e divergências. 2010.255f. Tese. Universidade federal do Rio Grande do Sul – Programa de pós-graduação em educação. Porto Alegre, RS. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24816/000749264.pdf?sequence=1 . Acesso em: 15 dez. 2020. MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete pedagogia tecnicista. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/pedagogia-tecnicista/. Acesso em: 18 ago. 2020. MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2003, v. 9, n. 2. pp. 191-211. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004. Acesso em: 22 nov. 2021. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2.ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, abr. 2006. Disponível em: 175 https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/?lang=pt&format=pdf . Acesso: 01 set. 2021. MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: questões atuais. 14. ed. Campinas: Papirus, 2008. MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: editora livraria da Física. 2011. MORGADO, José Carlos. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, v.19, n. 73, p.793-812, out./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/i/2011.v19n73/ Acesso em: 08 fev. 2022. MORIN, André. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropopedagogia renovada. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. MOSNA, Rosa Maria Pinheiro. Avaliação: paradigmas e paradoxos no âmbito do ensino médio. IN: AZEVEDO, Jose C. de. REIS, Jonas T. (org.). Reestruturação do ensino médio: pressupostos teóricos e desafios da prática/organização. São Paulo. Fundação Santillana, 2013. p.219-239. NÓVOA, António. As organizações escolares em análise. Lisboa. Publicações Dom Quixote, 1992. NÓVOA, António. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Colaboração Yara Alvin. Salvador: SEC/IAT, 2022. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2022/02/antonio-novoa-livro-em-versao-digitalfevereiro-2022.pdf . Acesso em: 10 fev. 2022. NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/3703. Acesso em: 25 mai. 2021. NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. NÓVOA, António. Para una formación de profesores construida dentro de la profesión. Revista de Educación. Madrid, España. Nº 350, pp. 203-221, Septiembre-diciembre, 2009b. Disponível em: https://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/numeros-revistaeducacion/numeros-anteriores/2009/re350/re350-09.html. Acesso em: 09 mar. 2022. NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009a. NÓVOA, António. (Org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto, 2014. NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2013. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. O social-histórico e a educação em Castoriadis. Revista Cocar. Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA. V. 3, n. 5. p. 51-56, jan./jun. 2009. 176 PEREIRA, Rodrigo da Silva. A política de competências e habilidades na educação básica pública: relações entre Brasil e OCDE. 2016. 285 f. Tese. Universidade de Brasília - Programa de Pós-graduação em Educação, Brasília/DF, 2016. PIMENTA, Selma Garrido Pimenta; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014. PIMENTA, Selma Garrido Pimenta. O professor reflexivo no Brasil, gênese e crítica de um conceito. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2002. PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. A escola-comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandre Marenich. 1.ed. São Paulo: Expressão, 2009. PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000. PORLÁN, Rafael.; MARTÍN, José. El diario del profesor. Un recurso para la investigación em la aula. 9. ed. Sevilla: Diada Editora S.L., 2004. RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho: Ensino Médio, v. 1. Secretaria de Estado da Educação: Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/observatoriodoensinomedio-rs/wp-content/uploads/2021/07/RCGEMVersao-2.pdf Acesso em 02 mar. 2022. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, v.4, 2009. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Departamento Pedagógico – DP. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 2011-2014. SEDUC-RS: Porto Alegre, 2011. ROCHA, Silvio Jandir da Silva. Interdisciplinaridade: Possibilidades na Prática Curricular. In AZEVEDO, Jose Clovis de; REIS, Jonas Tarcísio. Orgs. Reestruturação do Ensino Médio: Pressupostos Teóricos e Desafios da Prática. São Paulo: Fundação Santillana/Moderna. 2013. RODRIGUES, José. Educação Politécnica. In: Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, p.168-175, 2008. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/edupol.html . Acesso em: 20 dez. 2020. SACRISTÁN GIMENO, J. Consciência a ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2.ed. Porto: Porto Ed., 2014. p. 65-92. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipadora da Universidade. 3ª ed. Coleção questões da nossa época; v. 11. São Paulo: Cortez, 2011. 177 SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. São Paulo: Companhia das letras, 1998. SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007a. SAVIANI, Demerval. O plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade. Campinas, v. 28, n.100, p. 1231-1255, out. 2007b. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300027 . Acesso em: 28 ago. 2020. SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. rev. Campinas: Cortez Editora; Autores Associados, 2011. SAVIANI, Demerval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989. SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio. (Ed.) Os professores e sua formação. 2.ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. SCHÖN, Donald Alan. Educando o profissional reflexivo – um novo design para o ensino e aprendizagem. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. SEDUC-RS. Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Departamento Pedagógico – DP. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 2011 – 2014. SEDUC-RS: Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020. SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas.Brasília, v. 17, n.32, p. 13-31, jan./abr. 2011. SILVA, Monica Ribeiro da. Prefácio. In: AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio; GONZAGA, Jorge Luiz Ayres. Caminhos do ensino médio: escritas sobre o ensino médio politécnico. Porto Alegre: Editora universitária Metodista IPA, 2020. p. 7-10. SILVA, Monica Ribeiro da. O uso da noção de competências nos textos de políticas curriculares no Brasil: das diretrizes da década de 90 à base nacional comum curricular de 2017. In: AZEVEDO, José Clóvis de; REIS, Jonas Tarcísio (Orgs.). Políticas Educacionais: debates e perspectivas. Porto Alegre: Editora universitária Metodista IPA, 2017. p. 39-59. SMYTH, John. International Perspectives on Teacher Collegiality: A Labour Process Discussion Based on the Concept of Teachers’ Work. British Journal of Sociology of Education, vol. 12, no. 3, 1991, pp. 323–46. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1393041. Acesso em: 21 mar. 2022. SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Compreensões acerca da hermenêutica na análise textual discursiva: marcas teórico-metodológicas à investigação. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 31, n. 100, p. 33–55, 2017. Disponível em: 178 https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6395. Acesso em: 30 out. 2021. TARDIF, Jacques.; FAUCHER, Caroline. Um conjunto de balizas para a avaliação da profissionalidade dos professores. In: ALVES, Maria.; MACHADO, Eusébio. (Org.). O pólo de excelência: caminhos para a avaliação do desempenho docente. Porto: Areal Editores, 2010. p. 32-53. TARDIF, Maurice; MOSCOSO, Javier Nunez. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. Cadernos de pesquisa[online]. v.48, n 168, p.388-411, abr/jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/69mhr9WnGpWwBmbcS6prj5h/?lang=pt&format=pdf . Acesso em 16 fev. 2022. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e a formação profissional. 11. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2010. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011. UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. Conselho Universitário. Decisão nº 02/2014, de 25 de abril de 2014. Autoriza a alteração do texto do Histórico Institucional da UFFS constante dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Chapecó: Conselho Universitário, 2014. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/atosnormativos/decisao/cgrad/2014-0002/@@download/documento_historico . Acesso em: 28 abr. 2021. UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. Conselho Universitário. Construindo agendas e definindo rumos: I Conferência de Ensino Pesquisa e Extensão da UFFS. TREVISOL, Joviles Vitório; CORDEIRO, Maria Helena; HASS, Monica (Orgs.). Chapecó: UFFS, 2011. VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2007. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da Silva (orgs.). A escola mudou. Que mude a formação de professores! 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. VEIGA, Ilma Passos (coord.). Repensando a Didática. Campinas: Papirus,1989. VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de: Maria da Pena Villalobos. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de: Cristhian Matheus Herrera. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015 179 YOUNG, Michael F. D. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, [on-line], v. 16, n. 48, p. 609-623, set./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WRv76FZpdGXpkVYMNm5Bych/?lang=pt&format=pdf , Acesso em: 24 mai. 2021. ZITKOSKI, Jaime José. Educação de qualidade: que qualidade queremos? In: Qualidade em educação: um debate necessário. Passo Fundo: Universidade Educação Básica, 1997. Série Interinstitucional. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Universidade Regional do Noroeste do estado do rio Grande do Sul (UNIJUÍ) Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Universidade Regional do Noroeste do estado do rio Grande do Sul (UNIJUÍ) Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1811810876626305024 |