Errata pensante: temporalidade e subjetivação em A última gravação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/483 |
Resumo: | No estudo que se segue o monólogo A última gravação, de Samuel Beckett, será analisado a partir da romancização de suas formas, partindo da premissa da crise do drama moderno, assinalada por Peter Szondi. Adotando uma discussão mais ampla sobre o contágio dos gêneros, com uma abordagem panorâmica, pretende-se construir uma problemática de fundo que, finalmente, seja debatida mais próxima do objeto. Deste modo, o primeiro capítulo desta monografia se detém sobre a questão que envolve a configuração da temporalidade romanesca no drama, bem como na apresentação dos elementos épicos que agem diretamente nas formas no monólogo de Samuel Beckett, denotando o efeito de uma dramaturgia surgida na época do dominante romanesco. Para tanto, as teorizações de Samuel Beckett a respeito do romance, de seu livro Proust, serão utilizadas como chave de leitura para a sua própria obra, tomando como contrapondo o seu objeto, o então recém-finalizado Em busca do tempo perdido. Com base nestas constatações, o segundo capítulo toma o drama A última gravação em cotejo com o célebre romance de Gustave Flaubert, A educação sentimental. Daqui em diante, o monólogo passa a ser encarado como uma manifestação romanesca a rigor, cujas formas desvelam a incorporação do passado épico como inadequação cênica, resultado da assimilação do inacabamento romanesco. Mais do que uma continuação, por conseguinte, os dois capítulos assinalam um ajuste de lentes - de uma panorâmica inicial para o close-up sequente |
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Errata pensante: temporalidade e subjetivação em A última gravaçãoKrapp's las tapeDominante romanescaDrama modernoLinguística, Letras e ArtesNo estudo que se segue o monólogo A última gravação, de Samuel Beckett, será analisado a partir da romancização de suas formas, partindo da premissa da crise do drama moderno, assinalada por Peter Szondi. Adotando uma discussão mais ampla sobre o contágio dos gêneros, com uma abordagem panorâmica, pretende-se construir uma problemática de fundo que, finalmente, seja debatida mais próxima do objeto. Deste modo, o primeiro capítulo desta monografia se detém sobre a questão que envolve a configuração da temporalidade romanesca no drama, bem como na apresentação dos elementos épicos que agem diretamente nas formas no monólogo de Samuel Beckett, denotando o efeito de uma dramaturgia surgida na época do dominante romanesco. Para tanto, as teorizações de Samuel Beckett a respeito do romance, de seu livro Proust, serão utilizadas como chave de leitura para a sua própria obra, tomando como contrapondo o seu objeto, o então recém-finalizado Em busca do tempo perdido. Com base nestas constatações, o segundo capítulo toma o drama A última gravação em cotejo com o célebre romance de Gustave Flaubert, A educação sentimental. Daqui em diante, o monólogo passa a ser encarado como uma manifestação romanesca a rigor, cujas formas desvelam a incorporação do passado épico como inadequação cênica, resultado da assimilação do inacabamento romanesco. Mais do que uma continuação, por conseguinte, os dois capítulos assinalam um ajuste de lentes - de uma panorâmica inicial para o close-up sequenteIn the following study, the monologue Krapp's Last Tape, by Samuel Beckett, will be analyzed from the novelization of its forms, based on the premise of the crisis of the drama modern, highlighted by Peter Szondi. Adopting a broader discussion on contagion of genres, with a panoramic approach, we intend to construct a problem of background that, finally, is debated closer to the object. In this way, the first chapter this monograph focuses on the issue that involves the configuration of temporality romance in drama, as well as in the presentation of epic elements that act directly in the forms in Samuel Beckett's monologue, denoting the effect of a dramaturgy arising at the time of the dominant romanesque period. To this end, Samuel Beckett's theories regarding the novel, from his book Proust, will be used as a reading key for his own work, taking as a counterpoint its object, the recently finished In Search of Lost Time. Based on these findings, the second chapter takes the drama Krapp's Last Tape in comparison with Gustave Flaubert's famous novel, Sentimental Education. Thus, the monologue comes to be seen as a strictly speaking novelistic manifestation, whose forms reveal the incorporation of the epic past as scenic inadequacy, the result of assimilation of the novelistic incompleteness. More than a continuation, therefore, the two chapters mark an adjustment of lenses - from an initial pan to the close-up sequential.Universidade Federal de Ouro PretoInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)Brasilhttps://lattes.cnpq.br/0110732057768188Maciel, Emílio Carlos Roscoehttp://lattes.cnpq.br/9910143426977882Machado, Carlos Eduardo Limahttp://lattes.cnpq.br/0359247769398365Galery, Maria Clara Versianihttp://lattes.cnpq.br/0676891497774362Ferreira, Gleydson André da Silva2024-01-17T18:06:14Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-01-17T18:06:14Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/483Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-01-17T18:06:14Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
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