Habemus Papam - Eleição Papal nas coberturas midiáticas de jornais paulistas: de Leão XIII (1878) a Francisco (2013) , Ano de Obtenção: 2018.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/440 |
Resumo: | “Quais simulacros de Papa a mídia impressa paulista constrói ao dar a ver os líderes da Igreja Católica Apostólica Romana logo após suas respectivas eleições?” é a problemática que norteia a presente dissertação. A partir de um corpus de páginas dos jornais “O Estado de S.Paulo” e “Folha de S.Paulo” num período de 135 anos, analisa-se como essa mídia projeta tipologias confrontando seus valores com os da Igreja Católica, programadora do papel temático “Papa”. A hipótese é a de que os jornais circulam modos de presença de cada Papa conforme seus interesses, pasteurizando as identidades do Cardeal eleito. Ainda assim, postula-se, numa perspectiva nova da teoria, que apesar das prescrições da Igreja, o simulacro projetado carrega consigo o modo de ser e de estar no mundo forjado pelas características individuais de cada Cardeal que assume a função – num sincretismo de destinadores. A investigação tem o objetivo de aprofundar a reflexão sobre o sincretismo de linguagens na concretude das páginas analisadas. De um lado, o destinador Igreja programa o percurso temático dos Papas. Esse percurso é vivido por um Cardeal específico, ele próprio um destinador. Na sacada da Basílica de São Pedro, esses percursos se unificam e se projetam para o mundo. Capturada pela mídia, a cena é reorganizada em outra manifestação que articula nas páginas dos jornais o sincretismo de linguagens – verbal, visual e espacial. A fundamentação teórica é a da Semiótica Discursiva, elaborada por Algirdas Greimas, e seus desdobramentos na Sociossemiótica de Eric Landowski. Leva-se em consideração a Semiótica Plástica, organizada por Jean Marie Floch e aprofundada nos estudos de Ana Claudia Oliveira, em especial no estudo da estesia das qualidades sensíveis que fazem sentir o novo Papa. Os resultados apontam para a possibilidade de uma articulação entre as tipologias dos simulacros construídos pelas mídias com os regimes de interação e risco, mostrando que na projeção midiática dos líderes católicos há uma predominância nas dêixis do acidente e do ajustamento que revelam uma dinâmica pela visibilidade. O novo é, na verdade, uma figurativização do novo que mantém, na profundidade, as intencionalidades e programações do velho discurso da Igreja |
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Habemus Papam - Eleição Papal nas coberturas midiáticas de jornais paulistas: de Leão XIII (1878) a Francisco (2013) , Ano de Obtenção: 2018.Habemus Papam - Pope Election in the media coverage in newspapers from São Paulo : since Leão XXIII to Franciscosemiótica discursivasociossemióticasimulacrofiguratividadePapasIgreja Católica Apostólica RomanaSemiótica“Quais simulacros de Papa a mídia impressa paulista constrói ao dar a ver os líderes da Igreja Católica Apostólica Romana logo após suas respectivas eleições?” é a problemática que norteia a presente dissertação. A partir de um corpus de páginas dos jornais “O Estado de S.Paulo” e “Folha de S.Paulo” num período de 135 anos, analisa-se como essa mídia projeta tipologias confrontando seus valores com os da Igreja Católica, programadora do papel temático “Papa”. A hipótese é a de que os jornais circulam modos de presença de cada Papa conforme seus interesses, pasteurizando as identidades do Cardeal eleito. Ainda assim, postula-se, numa perspectiva nova da teoria, que apesar das prescrições da Igreja, o simulacro projetado carrega consigo o modo de ser e de estar no mundo forjado pelas características individuais de cada Cardeal que assume a função – num sincretismo de destinadores. A investigação tem o objetivo de aprofundar a reflexão sobre o sincretismo de linguagens na concretude das páginas analisadas. De um lado, o destinador Igreja programa o percurso temático dos Papas. Esse percurso é vivido por um Cardeal específico, ele próprio um destinador. Na sacada da Basílica de São Pedro, esses percursos se unificam e se projetam para o mundo. Capturada pela mídia, a cena é reorganizada em outra manifestação que articula nas páginas dos jornais o sincretismo de linguagens – verbal, visual e espacial. A fundamentação teórica é a da Semiótica Discursiva, elaborada por Algirdas Greimas, e seus desdobramentos na Sociossemiótica de Eric Landowski. Leva-se em consideração a Semiótica Plástica, organizada por Jean Marie Floch e aprofundada nos estudos de Ana Claudia Oliveira, em especial no estudo da estesia das qualidades sensíveis que fazem sentir o novo Papa. Os resultados apontam para a possibilidade de uma articulação entre as tipologias dos simulacros construídos pelas mídias com os regimes de interação e risco, mostrando que na projeção midiática dos líderes católicos há uma predominância nas dêixis do acidente e do ajustamento que revelam uma dinâmica pela visibilidade. O novo é, na verdade, uma figurativização do novo que mantém, na profundidade, as intencionalidades e programações do velho discurso da Igreja"Which simulacrum of Pope does the Paulista press media build when showing us the leaders of the Roman Catholic Apostolic Church after its respective elections?" That problematic guides the present dissertation. Using a corpus from "O Estado de S. Paulo" newspaper pages and the "Folha de São Paulo" in a 135 period of years, it is possible to analyze how this media plans a typology confronting its own values with the ones from the Catholic Church, which shows the thematic role of the Pope. The hypothesis is that the newspaper shows ways of presence for each Pope according to their own interests, trying to deceive the image of the elected Cardinal. Still, in a new perspective of the new theory that despite the restrictions of the Church, the simulacrum carries a way of being in the World deceived by individual characteristics from each Cardinal that is elected - in a syncretism of destinators. This investigation aims to deepen the reflection about language syncretism in the truths of the analyzed pages. On one hand, the Church as a destinator schedules the thematic route for the Popes. This route is lived by one Cardinal, himself as a destinator. In the Saint Peter Basilica balcony, these routes unify themselves and are projected for the World. Captured by the media, the scene is reorganized in another way through the newspaper pages by the language syncretism - verbal, visual and spacial. The theoretical foundation is the Discursive Semiotic, created by Algirdas Greimas and its unfolding in the Social Semiotics by Eric Landowski. It is taken to consideration the Plastic Semiotic, organized by Jean Marie Floch and build on by Ana Claudia Oliveira, especially in the studies of esthesia that make us feel the new Pope. The results aim to the possibility of a link between the simulacrum typologies built by the medias with interaction and risks, showing in the media projection the Catholic leaders and that there is a predominance in the hazards of accidents that reveals a dynamic by visibility. The new is, in fact, a figurativization of the new that remains in its depths with the intentionality and propagations of the Church's old speechCAPESCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SPBrasilComunicação e Semiótichttp://lattes.cnpq.br/232659345323184231552806898Oliveira, Ana Claudia dehttp://lattes.cnpq.br/2458418074368433Discini, NormaGuimarães, Maria Paula PiottoAlves, Rafael2023-10-11T18:56:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-10-11T18:56:24Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/440Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-10-11T18:56:24Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
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