As relações de poder entre pares e um novo olhar sobre a condução na dança de salão dos dias atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Bruno B.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/624
Resumo: A dança de salão possui um papel de extrema relevância nas práticas sociais e pode ser usada como um instrumento de auxílio para a tentativa de harmonização de dois corpos. Dentre os diversos elementos constituintes da prática da dança de salão, um possui extrema relevância nos dias atuais: a condução. Quando nos deparamos com o ensino da condução na dança de salão, temos à frente algumas questões importantes a serem debatidas, dentre elas, as relações de força que ocorrem entre os pares. É interessante observamos, também, que a rejeição provocada pelos novos conceitos de condução está relacionada a questões de sexualidade. A não aceitação dos novos conceitos e o repúdio à homossexualidade ainda presente em nossa sociedade podem ter justificativas comuns, como o curto período de tempo que uma sociedade arraigada a preceitos patriarcais teve para assimilar formas de relacionamento que antes eram veladas na sociedade. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi averiguar as novas concepções de condução na dança de salão, abordando as relações interpessoais da sociedade contemporânea. Para tanto, este estudo de caso constituiu-se de três etapas: levantamento bibliográfico, realização de entrevistas com alunos de dança de salão e observações desses alunos por parte do professor durante as aulas aliados à minha experiência profissional na área em questão. Sendo assim, verificou-se que a visão de condução estímulo-resposta é algo que nos acompanha culturalmente desde o surgimento da dança de salão e não há indícios de que poderá ser abandonada tão facilmente. Entremeado a esse contexto interpessoal e sociocultural, pode-se considerar que a grande reflexão acerca da condução na dança de salão dos dias atuais deve-se mais à maneira como ela é entendida e que talvez não seja necessário um novo modelo de condução na dança de salão, apenas uma nova forma de compreendê-la.
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spelling As relações de poder entre pares e um novo olhar sobre a condução na dança de salão dos dias atuaisDança de SalãoConduçãoCorpoRelações de poderBodyPower relationsBallroom danceLeadingLinguística, Letras e ArtesCiências HumanasA dança de salão possui um papel de extrema relevância nas práticas sociais e pode ser usada como um instrumento de auxílio para a tentativa de harmonização de dois corpos. Dentre os diversos elementos constituintes da prática da dança de salão, um possui extrema relevância nos dias atuais: a condução. Quando nos deparamos com o ensino da condução na dança de salão, temos à frente algumas questões importantes a serem debatidas, dentre elas, as relações de força que ocorrem entre os pares. É interessante observamos, também, que a rejeição provocada pelos novos conceitos de condução está relacionada a questões de sexualidade. A não aceitação dos novos conceitos e o repúdio à homossexualidade ainda presente em nossa sociedade podem ter justificativas comuns, como o curto período de tempo que uma sociedade arraigada a preceitos patriarcais teve para assimilar formas de relacionamento que antes eram veladas na sociedade. Desse modo, o objetivo do presente estudo foi averiguar as novas concepções de condução na dança de salão, abordando as relações interpessoais da sociedade contemporânea. Para tanto, este estudo de caso constituiu-se de três etapas: levantamento bibliográfico, realização de entrevistas com alunos de dança de salão e observações desses alunos por parte do professor durante as aulas aliados à minha experiência profissional na área em questão. Sendo assim, verificou-se que a visão de condução estímulo-resposta é algo que nos acompanha culturalmente desde o surgimento da dança de salão e não há indícios de que poderá ser abandonada tão facilmente. Entremeado a esse contexto interpessoal e sociocultural, pode-se considerar que a grande reflexão acerca da condução na dança de salão dos dias atuais deve-se mais à maneira como ela é entendida e que talvez não seja necessário um novo modelo de condução na dança de salão, apenas uma nova forma de compreendê-la.Ballroom dancing plays an extremely important role in social practices and can be used as an instrument to help harmonize two bodies. Among the various elements that make up the practice of ballroom dancing, one is extremely relevant today: leading. When we come across the teaching of ballroom dancing, we face some important issues to be debated, among them, the power relations that occur between pairs. It is interesting to note, too, that the rejection caused by new concepts of leading is related to issues of sexuality. The non-acceptance of new concepts and the rejection of homosexuality still present in our society may have common justifications, such as the short period of time that a society rooted in patriarchal precepts had to assimilate forms of relationships that were previously veiled in society. Therefore, the objective of the present study was to investigate the new conceptions of conducting ballroom dancing, addressing interpersonal relationships in contemporary society. To this end, this case study consisted of three stages: bibliographical survey, interviews with ballroom dance students and observations of these students by the teacher during classes combined with my professional experience in the area in question. Therefore, it was found that the vision of stimulus-response leading is something that has accompanied us culturally since the emergence of ballroom dancing and there is no indication that it could be abandoned so easily. Interspersed with this interpersonal and sociocultural context, it can be considered that the great reflection on leading in ballroom dancing today is more due to the way it is understood and that perhaps a new model of leading in ballroom dancing is not necessary, just a new way of understanding it.El baile de salón juega un papel sumamente importante en las prácticas sociales y puede utilizarse como instrumento para ayudar a armonizar dos cuerpos. Entre los diversos elementos que componen la práctica de los bailes de salón, uno cobra suma relevancia en la actualidad: la conducción. Cuando nos topamos con la enseñanza de los bailes de salón, nos enfrentamos a algunas cuestiones importantes a debatir, entre ellas, las relaciones de poder que se dan entre parejas. Es interesante señalar, también, que el rechazo provocado por los nuevos conceptos de conducción está relacionado con cuestiones de sexualidad. La no aceptación de nuevos conceptos y el rechazo de la homosexualidad aún presentes en nuestra sociedad pueden tener justificaciones comunes, como el corto período de tiempo que una sociedad arraigada en preceptos patriarcales tuvo para asimilar formas de relaciones que antes estaban veladas en la sociedad. Por lo tanto, el objetivo del presente estudio fue investigar las nuevas concepciones de la realización de bailes de salón, abordando las relaciones interpersonales en la sociedad contemporánea. Para ello, este estudio de caso constó de tres etapas: levantamiento bibliográfico, entrevistas a estudiantes de bailes de salón y observaciones de estos estudiantes por parte del profesor durante las clases combinado con mi experiencia profesional en el área en cuestión. Por lo tanto, se encontró que la visión de la conducción estímulo-respuesta es algo que nos ha acompañado culturalmente desde el surgimiento de los bailes de salón y no hay indicios de que pueda abandonarse tan fácilmente. Intercalado con este contexto interpersonal y sociocultural, se puede considerar que la gran reflexión sobre la conducción en los bailes de salón hoy se debe más a la forma en que se entiende y que tal vez no sea necesario un nuevo modelo de conducción en los bailes de salón, sólo una nueva forma de entenderlo.Instituto Federal Sul-Rio-GrandenseInstituto Federal Sul-Rio-GrandenseBrasilhttps://lattes.cnpq.br/7191875880511942https://orcid.org/0000-0002-2462-9562Fröehlich, Márciahttp://lattes.cnpq.br/9489068339864577Saballa, Viviane A.http://lattes.cnpq.br/0171453451447998Camerini, SandraNunes, Bruno B.2024-06-12T18:35:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/624porABREU, Mariclaudia Aparecida; HEROLD JUNIOR, Carlos. Inteligência, corpo e educação física no pensamento educacional de John Dewey. HISTEDBR, Campinas, v.9, n.33, p.23-41, mar. 2009. 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