Sequência Fedathi aliada a vivência do professor de matemática do ensino fundamental nos anos finais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/504 |
Resumo: | Esse estudo tem sua gênese de uma necessidade de inserir, mais fortemente, a Sequência Fedathi na Educação Básica, em escola pública, indo além de algo pontual, a todo o ano escolar, contemplando diversas participações da escola em editais externos, como Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), por exemplo. Dessa forma, esse trabalho objetivou vivenciar a atuação docente fedathiana em turmas dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Canindé/CE, em momentos de aulas presenciais e de ensino remoto. Essa pesquisa foi descritiva documental, pois descreveu e explicou fenômenos didáticos à luz da Sequência Fedathi, além da coleta de diálogos ocorridos na sala de aula, por meio de áudio e fotografias. A Sequência Fedathi foi a metodologia de ensino que norteou as ações do professor de Matemática na escola. Desse modo, obteve-se participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento matemático, a autonomia e engajamento nos estudos, com a culminância em medalha de ouro inédita para o município pela OBMEP. Portanto a Sequência Fedathi transformou a postura do professor, proporcionando subsídios didático-metodológicos que propiciaram o engajamento do estudante para que ele despertasse para uma aprendizagem com maior autonomia, colaborando também para a melhoria da conexão entre os processos de ensino e de aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental, nos ambientes virtuais de aprendizagem, e nas salas de aulas presenciais. |
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Sequência Fedathi aliada a vivência do professor de matemática do ensino fundamental nos anos finaisEducação Básica. H5P. OBMEP.EducaçãoEsse estudo tem sua gênese de uma necessidade de inserir, mais fortemente, a Sequência Fedathi na Educação Básica, em escola pública, indo além de algo pontual, a todo o ano escolar, contemplando diversas participações da escola em editais externos, como Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), por exemplo. Dessa forma, esse trabalho objetivou vivenciar a atuação docente fedathiana em turmas dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Canindé/CE, em momentos de aulas presenciais e de ensino remoto. Essa pesquisa foi descritiva documental, pois descreveu e explicou fenômenos didáticos à luz da Sequência Fedathi, além da coleta de diálogos ocorridos na sala de aula, por meio de áudio e fotografias. A Sequência Fedathi foi a metodologia de ensino que norteou as ações do professor de Matemática na escola. Desse modo, obteve-se participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento matemático, a autonomia e engajamento nos estudos, com a culminância em medalha de ouro inédita para o município pela OBMEP. Portanto a Sequência Fedathi transformou a postura do professor, proporcionando subsídios didático-metodológicos que propiciaram o engajamento do estudante para que ele despertasse para uma aprendizagem com maior autonomia, colaborando também para a melhoria da conexão entre os processos de ensino e de aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental, nos ambientes virtuais de aprendizagem, e nas salas de aulas presenciais.This study arises from a need to insert, more strongly, the Fedathi Sequence in Basic Education in public schools, going beyond something occasional, all over the school year, contemplating several participations of the school in external announcements, such as the Brazilian Mathematics Olympiad for Public and Private Schools (OBMEP), for example. Thus, this work aimed to experience the Fedathian teaching practice in classes of the final years of elementary school in the municipal public network of Canindé/CE, in moments of face-to-face classes and remote teaching. This was a descriptive documentary research, as it described and explained didactic phenomena in the light of the Fedathi Sequence, besides the collection of dialogues that occurred in the classroom, by means of audio and photographs. The Fedathi Sequence was the teaching methodology that guided the actions of the mathematics teacher in the school. In this way, one obtained the active participation of students in the construction of mathematical knowledge, autonomy, and engagement in the studies, culminating in a first-ever gold medal for the city by OBMEP. Therefore, the Fedathi Sequence changed the teacher's attitude, providing didactic-methodological subsidies that provided the student's engagement to awaken them to learning with greater autonomy, also contributing to the improvement of the connection between the teaching and learning processes of mathematics in the final years of elementary school, in virtual learning environments, and in face-to-face classrooms.Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do CearáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação Brasileirahttp://lattes.cnpq.br/478542805936728808015380413Borges Neto, Hermínio01362062391http://lattes.cnpq.br/6933091154844634Araújo, Carlos2024-02-18T22:33:06Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/504porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-02-18T22:33:06Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/504Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-02-18T22:33:06Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
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