Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Erika Kraychete
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/432
Resumo: A dissertação intitulada: Entre Telas e Janelas: um Olhar Ressignificado para o uso da Videodança como Metodologia no Ensino-Aprendizagem em Dança nasce de uma questão-problema específica: de que forma e com que meios a videodança poderia ser utilizada como metodologia de ensino da Dança? Para responder à questão empreende-se uma investigação pautada, metodologicamente, em uma revisão de literatura narrativa (RLN) articulada a um estudo de caso, com aportes da pesquisação, com/sobre dispositivos tecnológicos focalizando a videodança 'EntreTelas: uma videoconfedança’ como objeto empírico/corpus da investigação. O objetivo é refletir e analisar de que forma e com que meios a linguagem videodança em questão, em seus aspectos formativos processuais e não apenas como material de resultado artístico, pode ser considerada como uma singular abordagem metodológica para o ensino-aprendizagem em Dança em tempos de mediação online, a partir dos pressupostos da pedagogia da ubiquidade e da educação para/da era digital. Para a área da Educação, em tempos de pandemia e isolamento social, a presente pesquisa investigativa pode contribuir ao se propor a apontar formas híbridas de ensino-aprendizagem em [vídeo]dança, criar estruturas de registro do processo de criação e formação e integrar os participantes, em suas trajetórias de aprendizes do movimento dançante, por meio de avançadas tecnologias de comunicação. O protagonismo dos participantes em seus próprios processos criativos, nas redes digitais, pode assegurar este ato performativo coletivo como um potente espaço de construção de corpos virtualizados e imaginários artísticos. Julgou-se pertinente, também, que a problematização de suas imagens e movimentos registrados e reelaborados por meio da edição videodançante coletiva, pudesse ser ressignificada pela pesquisadora/artista em sua criação videográfica autoral. O referencial teórico desta pesquisa perpassa três grandes grupos de assuntos correlatos: Corpo, Ensino da Dança e Videodança, em seus desdobramentos e articulações sobre/com mediações tecnológicas, a linguagem e a educação estética.
id IBICT-1_97ec42497804d5a66889878de37497eb
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/432
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em DançaBetween Screens and Windows - a Resignified Look for the use of Screendance as a Methodology in Teaching-Learning in DanceEnsino-aprendizagemDançaVideodançaMediaçãoTecnologiaLinguística, Letras e ArtesA dissertação intitulada: Entre Telas e Janelas: um Olhar Ressignificado para o uso da Videodança como Metodologia no Ensino-Aprendizagem em Dança nasce de uma questão-problema específica: de que forma e com que meios a videodança poderia ser utilizada como metodologia de ensino da Dança? Para responder à questão empreende-se uma investigação pautada, metodologicamente, em uma revisão de literatura narrativa (RLN) articulada a um estudo de caso, com aportes da pesquisação, com/sobre dispositivos tecnológicos focalizando a videodança 'EntreTelas: uma videoconfedança’ como objeto empírico/corpus da investigação. O objetivo é refletir e analisar de que forma e com que meios a linguagem videodança em questão, em seus aspectos formativos processuais e não apenas como material de resultado artístico, pode ser considerada como uma singular abordagem metodológica para o ensino-aprendizagem em Dança em tempos de mediação online, a partir dos pressupostos da pedagogia da ubiquidade e da educação para/da era digital. Para a área da Educação, em tempos de pandemia e isolamento social, a presente pesquisa investigativa pode contribuir ao se propor a apontar formas híbridas de ensino-aprendizagem em [vídeo]dança, criar estruturas de registro do processo de criação e formação e integrar os participantes, em suas trajetórias de aprendizes do movimento dançante, por meio de avançadas tecnologias de comunicação. O protagonismo dos participantes em seus próprios processos criativos, nas redes digitais, pode assegurar este ato performativo coletivo como um potente espaço de construção de corpos virtualizados e imaginários artísticos. Julgou-se pertinente, também, que a problematização de suas imagens e movimentos registrados e reelaborados por meio da edição videodançante coletiva, pudesse ser ressignificada pela pesquisadora/artista em sua criação videográfica autoral. O referencial teórico desta pesquisa perpassa três grandes grupos de assuntos correlatos: Corpo, Ensino da Dança e Videodança, em seus desdobramentos e articulações sobre/com mediações tecnológicas, a linguagem e a educação estética.The dissertation entitled: Between Screens and Windows: a Resignified Look for the use of Screendance as a Methodology in Teaching-Learning in Dance is born from a specific problem-question: the screendance language can be used as a methodology for teaching, and learning, Dance? To answer this question, the investigation is carried out methodologically based on a narrative literature review (NLR) articulated with a case study, with theoretical contribution of the research-action theories,with/on technological devices focusing on the screendance ‘EntreTelas: uma videoconfedança’ as an empirical object/corpus of investigation. The objective is to reflect and analyze in what way and in which means the screendance language in question, in its formative procedural aspects and not just as artistic result material,can be considered as a unique methodological approach for teaching-learning in Dance in times of online mediation, from the presuppositions of ubiquity pedagogy and education for/from the digital age. For the field of Education, in times of a pandemic moment and social isolation, this investigative research can contribute by proposing to point out hybrid ways of teaching-learning in [Screen]Dance, producing ways to record the process of creation and training, and to integrate the participants,in their trajectories of apprentices of the dance movement, through advanced communication technologies. The lived experience of the members in their own creative processes, inside digital networks, can ensure this collective performative act as a powerful space that constructs virtualized bodies and artistic imaginary. It was also considered pertinent that the problematization of the images and movements of the members recorded and re-elaborated through collective screendance editing could be resignified by the researcher/artist in her authorial videographic creation. The theoretical framework of this research permeates three large groups of related subjects: Body, Dance Teaching and Screendance, in their developments and articulations on/with technological mediations, language and aesthetic education.Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal do ParanáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educaçãohttp://lattes.cnpq.br/2835238173646073Wosniak, Cristiane do Rociohttp://lattes.cnpq.br/8707636250586166Alves, Erika Kraychete2023-09-21T13:51:01Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, E. K. Entre Telas e Janelas: um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR), 2022.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-09-21T13:51:27Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/432Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-09-21T13:51:27Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança
Between Screens and Windows - a Resignified Look for the use of Screendance as a Methodology in Teaching-Learning in Dance
title Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança
spellingShingle Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança
Alves, Erika Kraychete
Ensino-aprendizagem
Dança
Videodança
Mediação
Tecnologia
Linguística, Letras e Artes
title_short Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança
title_full Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança
title_fullStr Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança
title_full_unstemmed Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança
title_sort Entre Telas e Janelas - um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança
author Alves, Erika Kraychete
author_facet Alves, Erika Kraychete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2835238173646073
Wosniak, Cristiane do Rocio
http://lattes.cnpq.br/8707636250586166
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Erika Kraychete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Dança
Videodança
Mediação
Tecnologia
Linguística, Letras e Artes
topic Ensino-aprendizagem
Dança
Videodança
Mediação
Tecnologia
Linguística, Letras e Artes
description A dissertação intitulada: Entre Telas e Janelas: um Olhar Ressignificado para o uso da Videodança como Metodologia no Ensino-Aprendizagem em Dança nasce de uma questão-problema específica: de que forma e com que meios a videodança poderia ser utilizada como metodologia de ensino da Dança? Para responder à questão empreende-se uma investigação pautada, metodologicamente, em uma revisão de literatura narrativa (RLN) articulada a um estudo de caso, com aportes da pesquisação, com/sobre dispositivos tecnológicos focalizando a videodança 'EntreTelas: uma videoconfedança’ como objeto empírico/corpus da investigação. O objetivo é refletir e analisar de que forma e com que meios a linguagem videodança em questão, em seus aspectos formativos processuais e não apenas como material de resultado artístico, pode ser considerada como uma singular abordagem metodológica para o ensino-aprendizagem em Dança em tempos de mediação online, a partir dos pressupostos da pedagogia da ubiquidade e da educação para/da era digital. Para a área da Educação, em tempos de pandemia e isolamento social, a presente pesquisa investigativa pode contribuir ao se propor a apontar formas híbridas de ensino-aprendizagem em [vídeo]dança, criar estruturas de registro do processo de criação e formação e integrar os participantes, em suas trajetórias de aprendizes do movimento dançante, por meio de avançadas tecnologias de comunicação. O protagonismo dos participantes em seus próprios processos criativos, nas redes digitais, pode assegurar este ato performativo coletivo como um potente espaço de construção de corpos virtualizados e imaginários artísticos. Julgou-se pertinente, também, que a problematização de suas imagens e movimentos registrados e reelaborados por meio da edição videodançante coletiva, pudesse ser ressignificada pela pesquisadora/artista em sua criação videográfica autoral. O referencial teórico desta pesquisa perpassa três grandes grupos de assuntos correlatos: Corpo, Ensino da Dança e Videodança, em seus desdobramentos e articulações sobre/com mediações tecnológicas, a linguagem e a educação estética.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-21T13:51:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, E. K. Entre Telas e Janelas: um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR), 2022.
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/432
identifier_str_mv ALVES, E. K. Entre Telas e Janelas: um olhar ressignificado para o uso da Videodança como metodologia no ensino-aprendizagem em Dança. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR), 2022.
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Paraná
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Paraná
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1811810876366258176