Serviços informacionais para estudantes com necessidades educacionais específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Celina Silveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/533
Resumo: Na contemporaneidade a biblioteca universitária ainda assume um papel fundamental no processo de formação de pessoas para as diversas áreas do conhecimento. Com esta compreensão a presente pesquisa objetivou analisar os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina para contemplar as demandas informacionais dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Neste cenário tornou-se necessário apresentar a Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina com ênfase nos serviços informacionais e as interfaces com Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; discutir sobre estudos de usuário e Ciência da Informação na relação com a Educação e o papel da Biblioteca Universitária no atendimento a pessoas com necessidades educacionais específicas; contextualizar o perfil dos estudantes com necessidades educacionais específicas, as expectativas relacionadas aos serviços informacionais e as impressões da coordenação da Biblioteca Central e propor um Programa de Competência em Informação para os estudantes com necessidades educacionais específicas na Universidade do Estado de Santa Catarina. A ancoragem teórica do trabalho dialogou com autores da Ciência da Informação e Educação com ênfase na Educação Inclusiva e Especial. No percurso metodológico utilizou-se de questionário para os estudantes e entrevista semiestruturada com a coordenação da biblioteca. Os resultados apontaram as necessidades educacionais específicas: altas habilidades, dificuldade de atenção, esquizofrenia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade; também demonstraram que os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central contemplam as demandas informacionais da maioria dos respondentes, mas a biblioteca não conta com setor específico para o atendimento destes estudantes e ainda não possui Política de Acessibilidade. Destaca-se a presença de um Grupo de Trabalho em Acessibilidade e apoio do Núcleo de Acessibilidade Educacional da universidade. A partir dos dados coletados, sugere-se a criação de um Programa de Competência em Informação inclusivo para os estudantes com necessidades educacionais específicas cujo intuito é desenvolver as competências essenciais no acesso e uso da informação no ambiente universitário.
id IBICT-1_c2f830f2a1c7ed409ab85bc3213e3750
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/533
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Serviços informacionais para estudantes com necessidades educacionais específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa CatarinaInformation services for students with specific education needs: scenarios from the Central Library of the State University of Santa CatarinaServiços informacionaisBiblioteca Central da Universidade do Estado de Santa CatarinaBiblioteca UniversitáriaNecessidades Educacionais EspecíficasCompetência em informação41002016025P5Na contemporaneidade a biblioteca universitária ainda assume um papel fundamental no processo de formação de pessoas para as diversas áreas do conhecimento. Com esta compreensão a presente pesquisa objetivou analisar os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina para contemplar as demandas informacionais dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Neste cenário tornou-se necessário apresentar a Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina com ênfase nos serviços informacionais e as interfaces com Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; discutir sobre estudos de usuário e Ciência da Informação na relação com a Educação e o papel da Biblioteca Universitária no atendimento a pessoas com necessidades educacionais específicas; contextualizar o perfil dos estudantes com necessidades educacionais específicas, as expectativas relacionadas aos serviços informacionais e as impressões da coordenação da Biblioteca Central e propor um Programa de Competência em Informação para os estudantes com necessidades educacionais específicas na Universidade do Estado de Santa Catarina. A ancoragem teórica do trabalho dialogou com autores da Ciência da Informação e Educação com ênfase na Educação Inclusiva e Especial. No percurso metodológico utilizou-se de questionário para os estudantes e entrevista semiestruturada com a coordenação da biblioteca. Os resultados apontaram as necessidades educacionais específicas: altas habilidades, dificuldade de atenção, esquizofrenia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade; também demonstraram que os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central contemplam as demandas informacionais da maioria dos respondentes, mas a biblioteca não conta com setor específico para o atendimento destes estudantes e ainda não possui Política de Acessibilidade. Destaca-se a presença de um Grupo de Trabalho em Acessibilidade e apoio do Núcleo de Acessibilidade Educacional da universidade. A partir dos dados coletados, sugere-se a criação de um Programa de Competência em Informação inclusivo para os estudantes com necessidades educacionais específicas cujo intuito é desenvolver as competências essenciais no acesso e uso da informação no ambiente universitário.In contemporary times, the university library still plays a fundamental role in process of training people for different areas of knowledge. With this understanding, the present research aimed to analyze the informational services offered by the Central Library of the State University of Santa Catarina to address the informational demands of students with specific educational needs. In this scenario, it became necessary to present Central Library of the State University of Santa Catarina with an emphasis on information services and interfaces with Special Education in Perspective of Inclusive Education; discuss user studies and Information Science in relation to Education and the role of the University Library in serving people with specific educational needs; contextualize the profile of students with specific educational needs, expectations related to information services and the impressions of the Central Library coordination and propose and Information Competence Program for students with specific educational needs at the State University of Santa Catarina. The theoretical anchoring of the work dialogued with authors of Information Science and Education with emphasis on Inclusive and Special Education. In the methodological course, a questionnaire was used for the students and a semi-structured interview with the coordination of the library. The results pointed to specific educational needs: high skills, attention difficulties, schizophrenia, attention deficit hyperactivity disorder; also demonstrated that the informational demands of most respondents, but the library does not have a specific sector for these students and does not yet have an Accessibility Policy. The presence of a Working Group on Accessibility and support from the University’s Educational Accessibility Center stands out. Based on the data collected, it is suggested the creation of an inclusive Information Competency Program for students with specific educational needs whose aim is to develop essential competences in accessing and using information in the university environment.Universidade do Estado de Santa CatarinaCentro de Ciências Humanas e da EducaçãoBrasilPrograma de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoFilho, Lourival José MartinsKroeff, Marcia SilveiraMedeiros, Celina Silveira2024-02-19T17:28:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/533porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-02-19T17:29:24Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/533Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-02-19T17:29:24Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviços informacionais para estudantes com necessidades educacionais específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
Information services for students with specific education needs: scenarios from the Central Library of the State University of Santa Catarina
title Serviços informacionais para estudantes com necessidades educacionais específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
spellingShingle Serviços informacionais para estudantes com necessidades educacionais específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
Medeiros, Celina Silveira
Serviços informacionais
Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
Biblioteca Universitária
Necessidades Educacionais Específicas
Competência em informação
41002016025P5
title_short Serviços informacionais para estudantes com necessidades educacionais específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
title_full Serviços informacionais para estudantes com necessidades educacionais específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
title_fullStr Serviços informacionais para estudantes com necessidades educacionais específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
title_full_unstemmed Serviços informacionais para estudantes com necessidades educacionais específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
title_sort Serviços informacionais para estudantes com necessidades educacionais específicas: cenários da Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
author Medeiros, Celina Silveira
author_facet Medeiros, Celina Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Lourival José Martins
Kroeff, Marcia Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Celina Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços informacionais
Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
Biblioteca Universitária
Necessidades Educacionais Específicas
Competência em informação
41002016025P5
topic Serviços informacionais
Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina
Biblioteca Universitária
Necessidades Educacionais Específicas
Competência em informação
41002016025P5
description Na contemporaneidade a biblioteca universitária ainda assume um papel fundamental no processo de formação de pessoas para as diversas áreas do conhecimento. Com esta compreensão a presente pesquisa objetivou analisar os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina para contemplar as demandas informacionais dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Neste cenário tornou-se necessário apresentar a Biblioteca Central da Universidade do Estado de Santa Catarina com ênfase nos serviços informacionais e as interfaces com Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; discutir sobre estudos de usuário e Ciência da Informação na relação com a Educação e o papel da Biblioteca Universitária no atendimento a pessoas com necessidades educacionais específicas; contextualizar o perfil dos estudantes com necessidades educacionais específicas, as expectativas relacionadas aos serviços informacionais e as impressões da coordenação da Biblioteca Central e propor um Programa de Competência em Informação para os estudantes com necessidades educacionais específicas na Universidade do Estado de Santa Catarina. A ancoragem teórica do trabalho dialogou com autores da Ciência da Informação e Educação com ênfase na Educação Inclusiva e Especial. No percurso metodológico utilizou-se de questionário para os estudantes e entrevista semiestruturada com a coordenação da biblioteca. Os resultados apontaram as necessidades educacionais específicas: altas habilidades, dificuldade de atenção, esquizofrenia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade; também demonstraram que os serviços informacionais oferecidos pela Biblioteca Central contemplam as demandas informacionais da maioria dos respondentes, mas a biblioteca não conta com setor específico para o atendimento destes estudantes e ainda não possui Política de Acessibilidade. Destaca-se a presença de um Grupo de Trabalho em Acessibilidade e apoio do Núcleo de Acessibilidade Educacional da universidade. A partir dos dados coletados, sugere-se a criação de um Programa de Competência em Informação inclusivo para os estudantes com necessidades educacionais específicas cujo intuito é desenvolver as competências essenciais no acesso e uso da informação no ambiente universitário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-02-19T17:28:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://deposita.ibict.br/handle/deposita/533
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Ciências Humanas e da Educação
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
Centro de Ciências Humanas e da Educação
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1810554516202848256