A ordem do discurso e a violência simbólica nos pcn e nas ocn: em questão a (id)entidade do professor de português construída sob a força de lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alex Pereira de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/454
Resumo: Entendendo a identidade como construção ideológica, esta pesquisa busca refletir sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática a estes profissionais. Dito de outra forma - pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma análise discursiva das representações da (s) identidade(s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as representações sociais da profissão do professor na sociedade contemporânea brasileira, abrindo a possibilidade para questionarmos a identidade unificada e transparente que os documentos oficiais desenham para os professores.
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Dito de outra forma - pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma análise discursiva das representações da (s) identidade(s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as representações sociais da profissão do professor na sociedade contemporânea brasileira, abrindo a possibilidade para questionarmos a identidade unificada e transparente que os documentos oficiais desenham para os professores.Cette recherche vise à réfléchir sur l'(id)entité des professeurs de langue portugaise construite dans les Paramètres Curriculaires Nationaux et dans les Orientations Curriculaires Nationales pour l'enseignement de langue portuguaise, qui imposent une nouvelle position théorique et pratique à ces professionnels, en comprenant l'identité en tant que construction idéologique. En d'autres termes, nous avons l'intention de présenter et discuter les résultats d'une analyse des représentations discursives de (s) identité (s) et des responsabilités attribuées aux enseignants, en insistant sur les représentations sociales de la profession d'enseignant dans la société brésilienne contemporaine, en ouvrant la possibilité pour interroger l'identité unifiée et visible que les documents officiels dessinent pour les enseignants.Universidade Estadual de Santa CruzDepartamento de Letras e ArteBrasilPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representaçõeshttp://lattes.cnpq.br/6871174069415814CPF 673.966.665-20Ferreira, Élida PaulinaAraújo, Alex Pereira de2023-11-24T18:56:10Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, A. P. A ordem do discurso e a violência simbólica nos PCN e nas OCN em questão a (id)entidade do professor de português construída sob a força de lei. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguagens e Representações. Ilhéus: Departamento de Letras e Artes/UESC, 2011.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/454porAMARAL, A. L. A adjetivação do professor: uma identidade perdida? In:________.; VEIGA, I. P A. (Org.). Formação de professores: políticas e debates. – Campinas, SP: Papirus, 2002. AMARANTE, M. F. S. O exame nacional de cursos de letras de 1998 e o perfil do professor de língua materna. In: R. Letras, PUC- Campinas, Campinas 18 (1/2) 125-162, dez. 1999. AHIER, J. Industry, children and the Nation: an analysis of national identity in school textbooks. – Londres: Falmer, 1988. APPLE, M. W. Ideologia e currículo. Tradução Vinicius Figueira. – 3ª edição. – Porto Alegre: Artmed, 2006. ________. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. trad. Maria Isabel Edelweiss Bujes. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. ARAÚJO, C. C. 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Ferreira, Élida Paulina
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discours; PCN2-EF/OC1-EM, de la démocratie, l'(id)entité, la déconstruction.
Letras
LÍNGUA PORTUGUESA
TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA
topic discurso; PCN2-EF/OC1-EM; democracia; (id)entidade; desconstrução.
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Letras
LÍNGUA PORTUGUESA
TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA
description Entendendo a identidade como construção ideológica, esta pesquisa busca refletir sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática a estes profissionais. Dito de outra forma - pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma análise discursiva das representações da (s) identidade(s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as representações sociais da profissão do professor na sociedade contemporânea brasileira, abrindo a possibilidade para questionarmos a identidade unificada e transparente que os documentos oficiais desenham para os professores.
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