Comunicação Comunitária e a Rádio-poste A Voz do Salobrinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Rafael Abade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/258
Resumo: Esta monografia é um estudo de caso da adequação da Rádio-poste A voz do Salobrinho aos princípios da comunicação comunitária. No período observado (2017-2019), contou com programação musical, pregações e duas radiorrevistas ao vivo. Este tipo de rádio atua com caixas de som nos postes dos bairros, além de outras ações transmidiáticas. Analisou-se como problema do meio a transmissão impositiva nas ruas, incomodando alguns vizinhos e nem sempre contemplando as preferências dos moradores. Buscando melhorar este precário funcionamento, propôs-se a metodologia do Estudo de Caso com intervenção (pesquisa-ação) para entender as problemáticas das rádios-postes em geral (estado da arte); incentivar o espaço público como local de cidadania; capacitar a equipe; etc. Foram realizadas parcerias com instituições sociais (como a Associação de Moradores e o DCE Uesc). Elaborou-se um plano de negócios, visto que o autofinanciamento do único patrocinador é precário. Conclui que a pesquisa conseguiu atingir seus objetivos, e sugere novos estudos: rentabilidade, poluição sonora e uso democratizante.
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spelling Comunicação Comunitária e a Rádio-poste A Voz do SalobrinhoCommunity Communication and the Lamp Post Radio A voz do SalobrinhoComunicação comunitária,Rádio-posteSalobrinhoComunicação popularMídia alternativaCommunity communicationLamp post radioPopular communicationAlternative mediaComunicaçãoEsta monografia é um estudo de caso da adequação da Rádio-poste A voz do Salobrinho aos princípios da comunicação comunitária. No período observado (2017-2019), contou com programação musical, pregações e duas radiorrevistas ao vivo. Este tipo de rádio atua com caixas de som nos postes dos bairros, além de outras ações transmidiáticas. Analisou-se como problema do meio a transmissão impositiva nas ruas, incomodando alguns vizinhos e nem sempre contemplando as preferências dos moradores. Buscando melhorar este precário funcionamento, propôs-se a metodologia do Estudo de Caso com intervenção (pesquisa-ação) para entender as problemáticas das rádios-postes em geral (estado da arte); incentivar o espaço público como local de cidadania; capacitar a equipe; etc. Foram realizadas parcerias com instituições sociais (como a Associação de Moradores e o DCE Uesc). Elaborou-se um plano de negócios, visto que o autofinanciamento do único patrocinador é precário. Conclui que a pesquisa conseguiu atingir seus objetivos, e sugere novos estudos: rentabilidade, poluição sonora e uso democratizante.This monograph is a case study of the adequacy of the Lamp post radio A voz do Salobrinho to the principles of community communication. In the observed period (2017-2019), it had musical programming, sermons and two live radio magazines. This type of radio works with speakers on neighborhood posts, in addition to other transmedia actions. The imposing transmission in the streets was analyzed as a problem of the environment, bothering some neighbors and not always contemplating the preferences of the residents. Seeking to improve this precarious functioning, the methodology of the Case Study with intervention (action research) was proposed to understand the problems of the Lamp post radios in general (state of the art); encourage the public space as a place of citizenship; empower the team; etc. Partnerships were made with social institutions (such as the local residents' association and DCE Uesc). A business plan was drawn up, since the self-financing of the sole sponsor is precarious. It concludes that the research managed to achieve its objectives, and suggests new studies: profitability, noise pollution and democratizing use.Universidade Estadual de Santa CruzUniversidade Estadual de Santa CruzBrasilhttp://lattes.cnpq.br/064125907686304505745979569FIGUEIREDO, Antônio Marcus Limahttp://lattes.cnpq.br/9199313918222416FIGUEIREDO, Antônio Marcus Limahttp://lattes.cnpq.br/9199313918222416ALMEIDA, Verbena Córdulahttp://lattes.cnpq.br/8460320717351450LUZ, Priscila Ribeiro Chéquerhttp://lattes.cnpq.br/8470543632502920RIBEIRO, Rafael Abade2021-05-17T14:47:23Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Rafael Abade. Comunicação Comunitária e a Rádio-poste A Voz do Salobrinho. 2019. 130 p. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e Televisão) – Dep. de Letras e Artes, Uesc, Ilhéus (BA), 2021. 3ª ed. il. col. corrigida. Licença livre (CC BY-NC). 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ALMEIDA, Verbena Córdula
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LUZ, Priscila Ribeiro Chéquer
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description Esta monografia é um estudo de caso da adequação da Rádio-poste A voz do Salobrinho aos princípios da comunicação comunitária. No período observado (2017-2019), contou com programação musical, pregações e duas radiorrevistas ao vivo. Este tipo de rádio atua com caixas de som nos postes dos bairros, além de outras ações transmidiáticas. Analisou-se como problema do meio a transmissão impositiva nas ruas, incomodando alguns vizinhos e nem sempre contemplando as preferências dos moradores. Buscando melhorar este precário funcionamento, propôs-se a metodologia do Estudo de Caso com intervenção (pesquisa-ação) para entender as problemáticas das rádios-postes em geral (estado da arte); incentivar o espaço público como local de cidadania; capacitar a equipe; etc. Foram realizadas parcerias com instituições sociais (como a Associação de Moradores e o DCE Uesc). Elaborou-se um plano de negócios, visto que o autofinanciamento do único patrocinador é precário. Conclui que a pesquisa conseguiu atingir seus objetivos, e sugere novos estudos: rentabilidade, poluição sonora e uso democratizante.
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dc.relation.none.fl_str_mv Ficha catalográfica da biblioteca da Uesc indisponível (1ª ed.). Informações complementares: 1. Comunicação comunitária. 2. Rádio-poste. 3. Salobrinho. 4. Comunicação popular. 5. Mídia alternativa. I. Figueiredo, Antônio Marcus Lima (orient.). II. Uesc. / Área de conhecimento (CNPq): Ciências sociais aplicadas; Comunicação; Rádio e TV - 6.09.00.00-8 Contatos do autor: cadeiradorafael@gmail.com / FB.com/CoringaProducoes Currículo: http://lattes.cnpq.br/0641259076863045 Licença livre (Creative Commons BY–NC): Permite cópia, distribuição e derivação para fins não comerciais, desde que atribuído o crédito do autor.
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