Erros ortográficos nos textos escritos de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção por meio digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/611 |
Resumo: | Este trabalho, realizado sob a perspectiva da Sociolinguística Variacionista, tem como objetivo identificar, descrever e analisar os erros ortográficos por interferência da fala em produções textuais de alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Parauapebas, no sudeste do estado do Pará. Para tanto, tem-se como fundamento teórico as abordagens de Travaglia (2009), Fayol (2014), Bagno (2007), Mollica (2003; 2016), BortoniRicardo (2003; 2004; 2005), dentre outros. Os dados linguísticos foram coletados a partir das produções textuais dos alunos, resultando em um corpus com 1.607 contextos, distribuídos entre erros de escrita por interferência da fala, equivalente a 1.175 ocorrências, e erros por problemas de convenção ortográfica, equivalente a 432 ocorrências, que, depois de codificados, foram submetidos a tratamento estatístico com o uso do programa computacional GoldVarb X, a fim de selecionar as variáveis linguísticas e extralinguísticas favorecedoras do contexto analisado. As variáveis classe gramatical, gênero/sexo, escolaridade e renda familiar, nesta ordem de seleção, foram selecionadas como relevantes para a aplicação da variante interferência da fala na escrita no 6º ano, enquanto que no 9º ano, o programa de regra variável selecionou as variáveis classe gramatical e renda familiar como grupos estatisticamente significantes que condicionam o fenômeno investigado. Os resultados demonstraram, de forma geral, que os alunos dos 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, apresentam mais erros ortográficos por interferência da fala na escrita (73,1%), do que aqueles decorrentes de problemas de convenção ortográfica (27,1%), e também, que esses erros na escrita tendem a diminuir conforme aumenta o nível escolar, mas continuam apresentando um índice preocupante nas séries posteriores ao 6º ano. A partir das análises, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica pautada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com o objetivo de minimizar a ocorrência dos erros ortográficos. |
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Os dados linguísticos foram coletados a partir das produções textuais dos alunos, resultando em um corpus com 1.607 contextos, distribuídos entre erros de escrita por interferência da fala, equivalente a 1.175 ocorrências, e erros por problemas de convenção ortográfica, equivalente a 432 ocorrências, que, depois de codificados, foram submetidos a tratamento estatístico com o uso do programa computacional GoldVarb X, a fim de selecionar as variáveis linguísticas e extralinguísticas favorecedoras do contexto analisado. As variáveis classe gramatical, gênero/sexo, escolaridade e renda familiar, nesta ordem de seleção, foram selecionadas como relevantes para a aplicação da variante interferência da fala na escrita no 6º ano, enquanto que no 9º ano, o programa de regra variável selecionou as variáveis classe gramatical e renda familiar como grupos estatisticamente significantes que condicionam o fenômeno investigado. Os resultados demonstraram, de forma geral, que os alunos dos 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, apresentam mais erros ortográficos por interferência da fala na escrita (73,1%), do que aqueles decorrentes de problemas de convenção ortográfica (27,1%), e também, que esses erros na escrita tendem a diminuir conforme aumenta o nível escolar, mas continuam apresentando um índice preocupante nas séries posteriores ao 6º ano. A partir das análises, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica pautada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com o objetivo de minimizar a ocorrência dos erros ortográficos.This work, carried out from the perspective of Variationist Sociolinguistics, aims to identify, describe and analyze spelling errors caused by speech interference in textual productions of students in the 6th and 9th grade of elementary school in a public school in the city of Parauapebas, in the southeast of the state of Pará. For that, the theoretical foundations are the approaches of Travaglia (2009), Fayol (2014), Bagno (2007), Mollica (2003; 2016), BortoniRicardo (2003; 2004; 2005), among others. Linguistic data were collected from the textual productions of the students, resulting in a corpus with 1,607 contexts, distributed between writing errors due to speech interference, equivalent to 1,175 occurrences, and errors due to orthographic convention problems, equivalent to 432 occurrences, which , after being coded, were submitted to statistical treatment using the computer program GoldVarb X, in order to select the linguistic and extralinguistic variables that favored the analyzed context. The variables of grammar class, gender/sex, education and family income, in this order of selection, were selected as relevant for the application of the speech interference variant in writing in the 6th grade, while in the 9th grade, the variable rule program selected the variables of grammatical class and family income as statistically significant groups that condition the investigated phenomenon. The results showed, in general, that students in the 6th and 9th grade of elementary school have more spelling errors due to speech interference in writing (73.1%) than those resulting from problems of spelling convention (27.1 %), and also that these errors in writing tend to decrease as the school level increases, but continue to present a worrying rate in grades after the 6th grade. From the analyses, we developed a proposal for a pedagogical intervention based on the use of Digital Technologies of Information and Communication (TDIC) with the objective of minimizing the occurrence of spelling errors.Universidade Federal do Sul e Sudeste do ParáUniversidade Federal do Sul e Sudeste do ParáBrasilMestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalhttp://lattes.cnpq.br/444078168895377393589514272Soares, Eliane Pereira Machadohttp://lattes.cnpq.br/6059414959775854Soares, Pereira Machado Soareshttp://lattes.cnpq.br/6059414959775854Brito, Austria Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/1723628457562202Philippsen, Neusa Inêshttp://lattes.cnpq.br/6576939578371604Santos, Paulo Pereira dos2024-06-10T12:57:04Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Paulo Pereira dos. Erros ortográficos nos textos escritos de alunos do ensino fundamental: uma proposta de intervenção por meio digital. 2021. 164 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1743. Acesso em:https://deposita.ibict.br/handle/deposita/611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2024-06-10T12:57:04Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/611Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-06-10T12:57:04Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
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