A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2006 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Liinc em Revista |
Download full: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098 |
Summary: | Como explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público. |
id |
IBICT-2_1a76bba3f75e6700a6f12275523f9db4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3098 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades Como explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2006-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/309810.18617/liinc.v2i1.202Liinc em Revista; Vol. 2 No. 1 (2006): Changes in Learning in the Information SocietyLiinc em Revista; Vol. 2 Núm. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da InformaçãoLiinc em Revista; v. 2 n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098/2792Boucher-Petrovic, Nathalieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3098Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:22.091Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades |
title |
A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades |
spellingShingle |
A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades Boucher-Petrovic, Nathalie |
title_short |
A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades |
title_full |
A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades |
title_fullStr |
A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades |
title_full_unstemmed |
A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades |
title_sort |
A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades |
author |
Boucher-Petrovic, Nathalie |
author_facet |
Boucher-Petrovic, Nathalie |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boucher-Petrovic, Nathalie |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Como explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público. |
description |
Como explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098 10.18617/liinc.v2i1.202 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v2i1.202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098/2792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 2 No. 1 (2006): Changes in Learning in the Information Society Liinc em Revista; Vol. 2 Núm. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação Liinc em Revista; v. 2 n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1700924324234395648 |