Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canário, Tiago
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361
Resumo: Resumo Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.Palavras-chave Cultura pop japonesa; Socialização; Efeito de Terceira Pessoa; Efeitos dos media; JuventudeAbstract Since Phillips Davison’s propositions (1983) and almost three decades of Third-Person Effect studies, attention is given to the difference in perceptions of media effects on individuals. This model is taken to analyse Japanese comics and animations consumption and perceptions of influence on social interaction ability. From a non-directional perspective with the contrast between the strong appeal of productions and their cristicisms, this study articulates young peoples’  perceived influences on themselves, on friends, and on others. Keywords Japanese pop culture; Socialization; Third-Person Effect; Media Effects; Youth
id IBICT-2_395fdfc720d353ab3a3a78d9ac69bb9c
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3361
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect studyCultura pop japonesaSocializaçãoEfeito de Terceira PessoaEfeitos dos mediaJuventudeResumo Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.Palavras-chave Cultura pop japonesa; Socialização; Efeito de Terceira Pessoa; Efeitos dos media; JuventudeAbstract Since Phillips Davison’s propositions (1983) and almost three decades of Third-Person Effect studies, attention is given to the difference in perceptions of media effects on individuals. This model is taken to analyse Japanese comics and animations consumption and perceptions of influence on social interaction ability. From a non-directional perspective with the contrast between the strong appeal of productions and their cristicisms, this study articulates young peoples’  perceived influences on themselves, on friends, and on others. Keywords Japanese pop culture; Socialization; Third-Person Effect; Media Effects; YouthInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2012-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/336110.18617/liinc.v8i2.481Liinc em Revista; Vol. 8 No. 2 (2012): New Paradigms of Scholarly Communication: Widening the DebateLiinc em Revista; Vol. 8 Núm. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debateLiinc em Revista; v. 8 n. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/2966http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4758http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4759http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4760http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4761http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4762http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4763http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4764Canário, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:47Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3361Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:49.238Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study
title Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study
spellingShingle Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study
Canário, Tiago
Cultura pop japonesa
Socialização
Efeito de Terceira Pessoa
Efeitos dos media
Juventude
title_short Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study
title_full Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study
title_fullStr Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study
title_full_unstemmed Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study
title_sort Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study
author Canário, Tiago
author_facet Canário, Tiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canário, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura pop japonesa
Socialização
Efeito de Terceira Pessoa
Efeitos dos media
Juventude
topic Cultura pop japonesa
Socialização
Efeito de Terceira Pessoa
Efeitos dos media
Juventude
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.Palavras-chave Cultura pop japonesa; Socialização; Efeito de Terceira Pessoa; Efeitos dos media; JuventudeAbstract Since Phillips Davison’s propositions (1983) and almost three decades of Third-Person Effect studies, attention is given to the difference in perceptions of media effects on individuals. This model is taken to analyse Japanese comics and animations consumption and perceptions of influence on social interaction ability. From a non-directional perspective with the contrast between the strong appeal of productions and their cristicisms, this study articulates young peoples’  perceived influences on themselves, on friends, and on others. Keywords Japanese pop culture; Socialization; Third-Person Effect; Media Effects; Youth
description Resumo Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.Palavras-chave Cultura pop japonesa; Socialização; Efeito de Terceira Pessoa; Efeitos dos media; JuventudeAbstract Since Phillips Davison’s propositions (1983) and almost three decades of Third-Person Effect studies, attention is given to the difference in perceptions of media effects on individuals. This model is taken to analyse Japanese comics and animations consumption and perceptions of influence on social interaction ability. From a non-directional perspective with the contrast between the strong appeal of productions and their cristicisms, this study articulates young peoples’  perceived influences on themselves, on friends, and on others. Keywords Japanese pop culture; Socialization; Third-Person Effect; Media Effects; Youth
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361
10.18617/liinc.v8i2.481
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v8i2.481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/2966
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4758
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4759
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4760
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4761
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4762
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4763
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4764
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 8 No. 2 (2012): New Paradigms of Scholarly Communication: Widening the Debate
Liinc em Revista; Vol. 8 Núm. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate
Liinc em Revista; v. 8 n. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Cultura pop japonesa
Socialização
Efeito de Terceira Pessoa
Efeitos dos media
Juventude
_version_ 1700924324927504384