Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361 |
Resumo: | Resumo Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.Palavras-chave Cultura pop japonesa; Socialização; Efeito de Terceira Pessoa; Efeitos dos media; JuventudeAbstract Since Phillips Davison’s propositions (1983) and almost three decades of Third-Person Effect studies, attention is given to the difference in perceptions of media effects on individuals. This model is taken to analyse Japanese comics and animations consumption and perceptions of influence on social interaction ability. From a non-directional perspective with the contrast between the strong appeal of productions and their cristicisms, this study articulates young peoples’ perceived influences on themselves, on friends, and on others. Keywords Japanese pop culture; Socialization; Third-Person Effect; Media Effects; Youth |
id |
IBICT-2_395fdfc720d353ab3a3a78d9ac69bb9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3361 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect studyCultura pop japonesaSocializaçãoEfeito de Terceira PessoaEfeitos dos mediaJuventudeResumo Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.Palavras-chave Cultura pop japonesa; Socialização; Efeito de Terceira Pessoa; Efeitos dos media; JuventudeAbstract Since Phillips Davison’s propositions (1983) and almost three decades of Third-Person Effect studies, attention is given to the difference in perceptions of media effects on individuals. This model is taken to analyse Japanese comics and animations consumption and perceptions of influence on social interaction ability. From a non-directional perspective with the contrast between the strong appeal of productions and their cristicisms, this study articulates young peoples’ perceived influences on themselves, on friends, and on others. Keywords Japanese pop culture; Socialization; Third-Person Effect; Media Effects; YouthInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2012-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/336110.18617/liinc.v8i2.481Liinc em Revista; Vol. 8 No. 2 (2012): New Paradigms of Scholarly Communication: Widening the DebateLiinc em Revista; Vol. 8 Núm. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debateLiinc em Revista; v. 8 n. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/2966http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4758http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4759http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4760http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4761http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4762http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4763http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4764Canário, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:47Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3361Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:49.238Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study |
title |
Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study |
spellingShingle |
Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study Canário, Tiago Cultura pop japonesa Socialização Efeito de Terceira Pessoa Efeitos dos media Juventude |
title_short |
Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study |
title_full |
Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study |
title_fullStr |
Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study |
title_full_unstemmed |
Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study |
title_sort |
Mangás, animes, juventude e socialização: um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa │ Mangas, animes, youth and socialization: a third-person effect study |
author |
Canário, Tiago |
author_facet |
Canário, Tiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canário, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura pop japonesa Socialização Efeito de Terceira Pessoa Efeitos dos media Juventude |
topic |
Cultura pop japonesa Socialização Efeito de Terceira Pessoa Efeitos dos media Juventude |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.Palavras-chave Cultura pop japonesa; Socialização; Efeito de Terceira Pessoa; Efeitos dos media; JuventudeAbstract Since Phillips Davison’s propositions (1983) and almost three decades of Third-Person Effect studies, attention is given to the difference in perceptions of media effects on individuals. This model is taken to analyse Japanese comics and animations consumption and perceptions of influence on social interaction ability. From a non-directional perspective with the contrast between the strong appeal of productions and their cristicisms, this study articulates young peoples’ perceived influences on themselves, on friends, and on others. Keywords Japanese pop culture; Socialization; Third-Person Effect; Media Effects; Youth |
description |
Resumo Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.Palavras-chave Cultura pop japonesa; Socialização; Efeito de Terceira Pessoa; Efeitos dos media; JuventudeAbstract Since Phillips Davison’s propositions (1983) and almost three decades of Third-Person Effect studies, attention is given to the difference in perceptions of media effects on individuals. This model is taken to analyse Japanese comics and animations consumption and perceptions of influence on social interaction ability. From a non-directional perspective with the contrast between the strong appeal of productions and their cristicisms, this study articulates young peoples’ perceived influences on themselves, on friends, and on others. Keywords Japanese pop culture; Socialization; Third-Person Effect; Media Effects; Youth |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361 10.18617/liinc.v8i2.481 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v8i2.481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/2966 http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4758 http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4759 http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4760 http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4761 http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4762 http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4763 http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3361/4764 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 8 No. 2 (2012): New Paradigms of Scholarly Communication: Widening the Debate Liinc em Revista; Vol. 8 Núm. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate Liinc em Revista; v. 8 n. 2 (2012): Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Cultura pop japonesa Socialização Efeito de Terceira Pessoa Efeitos dos media Juventude |
_version_ |
1700924324927504384 |