Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras | Approaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilian

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sely
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3175
Resumo: Resumo Este ensaio tem por objetivo discutir, de modo sucinto, o movimento do acesso aberto nos dias atuais, procurando-se identificar a diferença entre acesso aberto à literatura científica e acesso aberto ao conhecimento científico. A abordagem do acesso aberto à literatura relaciona-se com o processo de comunicação, enquanto o acesso aberto ao conhecimento científico, com a gestão do conhecimento. Recorre-se à literatura e à experiência pessoal no intuito de identificar e relatar estratégias e ferramentas que têm sido utilizadas em diferentes países e no próprio Brasil. A discussão fundamenta-se em três tópicos considerados basilares para o estudo e a prática com periódicos eletrônicos e repositórios de acesso aberto, que são: as diferenças disciplinares, o sistema de comunicação científica e os modelos de gestão do conhecimento. Parte-se do pressuposto de que as diferenças disciplinares devem nortear as ações e decisões a respeito da criação e manutenção de revistas e repositórios. As primeiras, como veículos efetivos de comunicação científica. Os últimos, como, ferramentas eficientes de gestão do conhecimento. Palavras-chave acesso aberto à literatura científica; acesso aberto ao conhecimento científico; periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto; repositórios institucionais; diferenças disciplinares; modelo de comunicação científica; modelo de gestão do conhecimento científico.Abstract This essay aims at briefly discussing the open access movement today, trying to identify the difference between open access to scientific literature and open access to scientific knowledge. Open access to scientific literature is related to the scholarly communication process approach, while open access to scientific knowledge concerns the knowledge management approach. Both the literature and personal experience are used as the basis for discussion, attempting to identify and report strategies and tools that have been used in different countries and in Brazil itself. The discussion is based on three fundamental issues for the study and practices with open access journals and repositories, which are disciplinary differences, the scholarly communication system and knowledge management models. The assumptions behind the discussion are that disciplinary differences should guide both decisions and actions related to creating and maintaining journals and repositories. Journals are to be approached as effective communication channels while repositories are to be considered as efficient knowledge management tools.Keywords Open access to scientific literature. Open access to scientific knowledge. Scientific and scholarly electronic journals. Institutional repositories. Disciplinary differences. Scholarly communication models. Scientific knowledge management.
id IBICT-2_8b68d1cd04c09109e8f169a56b960fa1
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3175
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras | Approaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilianacesso aberto à literatura científicaacesso aberto ao conhecimento científicoperiódicos científicos eletrônicos de acesso abertorepositórios institucionaisdiferenças disciplinaresmodelo de comunicação científicamodelo de gestão do conhecimentoResumo Este ensaio tem por objetivo discutir, de modo sucinto, o movimento do acesso aberto nos dias atuais, procurando-se identificar a diferença entre acesso aberto à literatura científica e acesso aberto ao conhecimento científico. A abordagem do acesso aberto à literatura relaciona-se com o processo de comunicação, enquanto o acesso aberto ao conhecimento científico, com a gestão do conhecimento. Recorre-se à literatura e à experiência pessoal no intuito de identificar e relatar estratégias e ferramentas que têm sido utilizadas em diferentes países e no próprio Brasil. A discussão fundamenta-se em três tópicos considerados basilares para o estudo e a prática com periódicos eletrônicos e repositórios de acesso aberto, que são: as diferenças disciplinares, o sistema de comunicação científica e os modelos de gestão do conhecimento. Parte-se do pressuposto de que as diferenças disciplinares devem nortear as ações e decisões a respeito da criação e manutenção de revistas e repositórios. As primeiras, como veículos efetivos de comunicação científica. Os últimos, como, ferramentas eficientes de gestão do conhecimento. Palavras-chave acesso aberto à literatura científica; acesso aberto ao conhecimento científico; periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto; repositórios institucionais; diferenças disciplinares; modelo de comunicação científica; modelo de gestão do conhecimento científico.Abstract This essay aims at briefly discussing the open access movement today, trying to identify the difference between open access to scientific literature and open access to scientific knowledge. Open access to scientific literature is related to the scholarly communication process approach, while open access to scientific knowledge concerns the knowledge management approach. Both the literature and personal experience are used as the basis for discussion, attempting to identify and report strategies and tools that have been used in different countries and in Brazil itself. The discussion is based on three fundamental issues for the study and practices with open access journals and repositories, which are disciplinary differences, the scholarly communication system and knowledge management models. The assumptions behind the discussion are that disciplinary differences should guide both decisions and actions related to creating and maintaining journals and repositories. Journals are to be approached as effective communication channels while repositories are to be considered as efficient knowledge management tools.Keywords Open access to scientific literature. Open access to scientific knowledge. Scientific and scholarly electronic journals. Institutional repositories. Disciplinary differences. Scholarly communication models. Scientific knowledge management.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2008-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/317510.18617/liinc.v4i2.281Liinc em Revista; Vol. 4 No. 2 (2008): Open Access: a New Paradigm for Scientific CommunicationLiinc em Revista; Vol. 4 Núm. 2 (2008): Acesso Livre: um novo paradigma para a comunicação científicaLiinc em Revista; v. 4 n. 2 (2008): Acesso Livre: um novo paradigma para a comunicação científica1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3175/2840Costa, Selyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3175Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:23.23Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras | Approaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilian
title Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras | Approaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilian
spellingShingle Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras | Approaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilian
Costa, Sely
acesso aberto à literatura científica
acesso aberto ao conhecimento científico
periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
repositórios institucionais
diferenças disciplinares
modelo de comunicação científica
modelo de gestão do conhecimento
title_short Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras | Approaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilian
title_full Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras | Approaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilian
title_fullStr Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras | Approaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilian
title_full_unstemmed Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras | Approaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilian
title_sort Abordagens, estratégias e ferramentas para o acesso aberto via periódicos e repositórios institucionais em instituições acadêmicas brasileiras | Approaches, strategies and tools for open access through journals and institutional repositories in Brazilian
author Costa, Sely
author_facet Costa, Sely
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sely
dc.subject.por.fl_str_mv acesso aberto à literatura científica
acesso aberto ao conhecimento científico
periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
repositórios institucionais
diferenças disciplinares
modelo de comunicação científica
modelo de gestão do conhecimento
topic acesso aberto à literatura científica
acesso aberto ao conhecimento científico
periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
repositórios institucionais
diferenças disciplinares
modelo de comunicação científica
modelo de gestão do conhecimento
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo Este ensaio tem por objetivo discutir, de modo sucinto, o movimento do acesso aberto nos dias atuais, procurando-se identificar a diferença entre acesso aberto à literatura científica e acesso aberto ao conhecimento científico. A abordagem do acesso aberto à literatura relaciona-se com o processo de comunicação, enquanto o acesso aberto ao conhecimento científico, com a gestão do conhecimento. Recorre-se à literatura e à experiência pessoal no intuito de identificar e relatar estratégias e ferramentas que têm sido utilizadas em diferentes países e no próprio Brasil. A discussão fundamenta-se em três tópicos considerados basilares para o estudo e a prática com periódicos eletrônicos e repositórios de acesso aberto, que são: as diferenças disciplinares, o sistema de comunicação científica e os modelos de gestão do conhecimento. Parte-se do pressuposto de que as diferenças disciplinares devem nortear as ações e decisões a respeito da criação e manutenção de revistas e repositórios. As primeiras, como veículos efetivos de comunicação científica. Os últimos, como, ferramentas eficientes de gestão do conhecimento. Palavras-chave acesso aberto à literatura científica; acesso aberto ao conhecimento científico; periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto; repositórios institucionais; diferenças disciplinares; modelo de comunicação científica; modelo de gestão do conhecimento científico.Abstract This essay aims at briefly discussing the open access movement today, trying to identify the difference between open access to scientific literature and open access to scientific knowledge. Open access to scientific literature is related to the scholarly communication process approach, while open access to scientific knowledge concerns the knowledge management approach. Both the literature and personal experience are used as the basis for discussion, attempting to identify and report strategies and tools that have been used in different countries and in Brazil itself. The discussion is based on three fundamental issues for the study and practices with open access journals and repositories, which are disciplinary differences, the scholarly communication system and knowledge management models. The assumptions behind the discussion are that disciplinary differences should guide both decisions and actions related to creating and maintaining journals and repositories. Journals are to be approached as effective communication channels while repositories are to be considered as efficient knowledge management tools.Keywords Open access to scientific literature. Open access to scientific knowledge. Scientific and scholarly electronic journals. Institutional repositories. Disciplinary differences. Scholarly communication models. Scientific knowledge management.
description Resumo Este ensaio tem por objetivo discutir, de modo sucinto, o movimento do acesso aberto nos dias atuais, procurando-se identificar a diferença entre acesso aberto à literatura científica e acesso aberto ao conhecimento científico. A abordagem do acesso aberto à literatura relaciona-se com o processo de comunicação, enquanto o acesso aberto ao conhecimento científico, com a gestão do conhecimento. Recorre-se à literatura e à experiência pessoal no intuito de identificar e relatar estratégias e ferramentas que têm sido utilizadas em diferentes países e no próprio Brasil. A discussão fundamenta-se em três tópicos considerados basilares para o estudo e a prática com periódicos eletrônicos e repositórios de acesso aberto, que são: as diferenças disciplinares, o sistema de comunicação científica e os modelos de gestão do conhecimento. Parte-se do pressuposto de que as diferenças disciplinares devem nortear as ações e decisões a respeito da criação e manutenção de revistas e repositórios. As primeiras, como veículos efetivos de comunicação científica. Os últimos, como, ferramentas eficientes de gestão do conhecimento. Palavras-chave acesso aberto à literatura científica; acesso aberto ao conhecimento científico; periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto; repositórios institucionais; diferenças disciplinares; modelo de comunicação científica; modelo de gestão do conhecimento científico.Abstract This essay aims at briefly discussing the open access movement today, trying to identify the difference between open access to scientific literature and open access to scientific knowledge. Open access to scientific literature is related to the scholarly communication process approach, while open access to scientific knowledge concerns the knowledge management approach. Both the literature and personal experience are used as the basis for discussion, attempting to identify and report strategies and tools that have been used in different countries and in Brazil itself. The discussion is based on three fundamental issues for the study and practices with open access journals and repositories, which are disciplinary differences, the scholarly communication system and knowledge management models. The assumptions behind the discussion are that disciplinary differences should guide both decisions and actions related to creating and maintaining journals and repositories. Journals are to be approached as effective communication channels while repositories are to be considered as efficient knowledge management tools.Keywords Open access to scientific literature. Open access to scientific knowledge. Scientific and scholarly electronic journals. Institutional repositories. Disciplinary differences. Scholarly communication models. Scientific knowledge management.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3175
10.18617/liinc.v4i2.281
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3175
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v4i2.281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3175/2840
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 4 No. 2 (2008): Open Access: a New Paradigm for Scientific Communication
Liinc em Revista; Vol. 4 Núm. 2 (2008): Acesso Livre: um novo paradigma para a comunicação científica
Liinc em Revista; v. 4 n. 2 (2008): Acesso Livre: um novo paradigma para a comunicação científica
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv acesso aberto à literatura científica
acesso aberto ao conhecimento científico
periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
repositórios institucionais
diferenças disciplinares
modelo de comunicação científica
modelo de gestão do conhecimento
_version_ 1700924324328767488