Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3097 |
Resumo: | A partir de cenas distantes mais de um século, que descrevem aspectos educacionais e tecnológicos, o artigo analisa as políticas públicas brasileiras em educação relacionando-as com as políticas de cultura, telecomunicações e ciência e tecnologia. As profundas transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação trazem para a educação desafios muito grandes, especialmente com a internet, ao contribuírem com as profundas modificações na forma de ser e de pensar da humanidade. Destaca-se a implementação da política de adoção de software livre no Governo Federal, do incentivo da cultura digital e da discussão sobre o sistema brasileiro de TV Digital sendo que, no entanto, pouco se faz no campo da formação de professores. A lógica linear de currículo não dá conta desses desafios e propomos uma outra concepção de currículo inserido na lógica hipertextual. Palavras-chave: Tecnologia da informação, tecnologia educacional, internet, currículo, políticas públicas. |
id |
IBICT-2_9ddbabdffc472ef5790dd516d06499ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3097 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo A partir de cenas distantes mais de um século, que descrevem aspectos educacionais e tecnológicos, o artigo analisa as políticas públicas brasileiras em educação relacionando-as com as políticas de cultura, telecomunicações e ciência e tecnologia. As profundas transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação trazem para a educação desafios muito grandes, especialmente com a internet, ao contribuírem com as profundas modificações na forma de ser e de pensar da humanidade. Destaca-se a implementação da política de adoção de software livre no Governo Federal, do incentivo da cultura digital e da discussão sobre o sistema brasileiro de TV Digital sendo que, no entanto, pouco se faz no campo da formação de professores. A lógica linear de currículo não dá conta desses desafios e propomos uma outra concepção de currículo inserido na lógica hipertextual. Palavras-chave: Tecnologia da informação, tecnologia educacional, internet, currículo, políticas públicas.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2006-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/309710.18617/liinc.v2i1.201Liinc em Revista; Vol. 2 No. 1 (2006): Changes in Learning in the Information SocietyLiinc em Revista; Vol. 2 Núm. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da InformaçãoLiinc em Revista; v. 2 n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3097/2791Pretto, Nelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3097Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:22.077Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo |
title |
Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo |
spellingShingle |
Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo Pretto, Nelson |
title_short |
Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo |
title_full |
Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo |
title_fullStr |
Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo |
title_sort |
Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo |
author |
Pretto, Nelson |
author_facet |
Pretto, Nelson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pretto, Nelson |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A partir de cenas distantes mais de um século, que descrevem aspectos educacionais e tecnológicos, o artigo analisa as políticas públicas brasileiras em educação relacionando-as com as políticas de cultura, telecomunicações e ciência e tecnologia. As profundas transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação trazem para a educação desafios muito grandes, especialmente com a internet, ao contribuírem com as profundas modificações na forma de ser e de pensar da humanidade. Destaca-se a implementação da política de adoção de software livre no Governo Federal, do incentivo da cultura digital e da discussão sobre o sistema brasileiro de TV Digital sendo que, no entanto, pouco se faz no campo da formação de professores. A lógica linear de currículo não dá conta desses desafios e propomos uma outra concepção de currículo inserido na lógica hipertextual. Palavras-chave: Tecnologia da informação, tecnologia educacional, internet, currículo, políticas públicas. |
description |
A partir de cenas distantes mais de um século, que descrevem aspectos educacionais e tecnológicos, o artigo analisa as políticas públicas brasileiras em educação relacionando-as com as políticas de cultura, telecomunicações e ciência e tecnologia. As profundas transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação trazem para a educação desafios muito grandes, especialmente com a internet, ao contribuírem com as profundas modificações na forma de ser e de pensar da humanidade. Destaca-se a implementação da política de adoção de software livre no Governo Federal, do incentivo da cultura digital e da discussão sobre o sistema brasileiro de TV Digital sendo que, no entanto, pouco se faz no campo da formação de professores. A lógica linear de currículo não dá conta desses desafios e propomos uma outra concepção de currículo inserido na lógica hipertextual. Palavras-chave: Tecnologia da informação, tecnologia educacional, internet, currículo, políticas públicas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3097 10.18617/liinc.v2i1.201 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3097 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v2i1.201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3097/2791 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 2 No. 1 (2006): Changes in Learning in the Information Society Liinc em Revista; Vol. 2 Núm. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação Liinc em Revista; v. 2 n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1700924324233347072 |