Dados, formas, cores e informação: um estudo sobre construção e análise na infografia │ Data, shapes, colors and information: a study on construction and analysis in infographics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padua, Mariana Cantisani
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dias, Guilherme Ataíde, Lima, Thiago Lucas Castor de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3627
Resumo: RESUMO Refletimos sobre a importância dos infográficos e da visualização da informação, questões- chave do design da informação. Os infográficos são tipos de representação gráfica complexa que facilitam o entendimento do conteúdo; essas representações vêm sendo utilizadas crescentemente nos mais variados ambientes informacionais. Apresentamos um levantamento conceitual e histórico da infografia, identificando os atores envolvidos na produção infográfica. Apresentamos também a teoria e a metodologia da sintaxe gráfica de Engelhardt, com o objetivo de oferecer ferramentas capazes de identificar os mecanismos presentes nas representações gráficas em geral - este foi o método escolhido para a realização do estudo de caso proposto na presente pesquisa. Na análise, constatamos o uso adequado dos objetos gráficos na peça gráfica avaliada como um todo, começando pela escolha da tipografia que privilegia a legibilidade e também na escolha das cores utilizadas. Pudemos identificar todas as estruturas básicas de sintaxe do método utilizado; as relações entre objetos foram utilizadas adequadamente (agrupamento, separação, alinhamento, vinculação, contenção e sobreposição), além do uso apropriado do espaço significativo da página para distribuição do conteúdo. As escolhas assertivas da equipe de desenvolvimento possibilitaram a visualização de uma unidade na peça, criando hierarquia das informações a partir de variações nos atributos visuais tipográficos e nas representações pictóricas utilizadas. Além disso, no que diz respeito ao significado dos objetos gráficos, identificamos uma predominância no uso dos objetos informativos e referenciais, e poucos objetos decorativos - um fato que valoriza a matéria, tornando-a mais funcional pela escolha de objetos que são essenciais na produção de conhecimento por parte do leitor.Palavras-chave: Design da informação; Infográfico; Representação gráfica; Visualização de dados; Ciência da informação.               ABSTRACT We reflect on the importance of infographics and information visualization, key issues for information design. Infographics are types of complex graphic representation that facilitate understanding the content; these representations are being increasingly used in various information environments. We present a conceptual and historical survey of computer graphics, identifying the actors involved in infographic production. Presented here is the theory of Engelhardt's graphic syntax, in order to provide tools to identify the mechanisms in graphic representations in general. This was the method chosen for the case study proposed in this research. In the analysis, we found the proper use of graphic objects in the graphical part evaluated as a whole, starting with the choice of typography that focuses on readability and also the choice of colors used. We were able to identify all the basic structures of syntax of the method used, relations between objects were used properly (grouping, separation, alignment, bonding, containment and overlap) as well as the appropriate use of significant space on the page to distribute content, producing a unity in the piece while creating a hierarchy of information from variations in the typographical visual attributes and the pictorial representations used. Furthermore, as regards the meaning of the graphic objects, we identified a predominant use of reference information and few decorative objects, making it more functional for the choice of objects that are essential in the production of knowledge by the reader.Keywords: Information Design; Infographics; Graphic representation; Data visualization; Information science.
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Apresentamos também a teoria e a metodologia da sintaxe gráfica de Engelhardt, com o objetivo de oferecer ferramentas capazes de identificar os mecanismos presentes nas representações gráficas em geral - este foi o método escolhido para a realização do estudo de caso proposto na presente pesquisa. Na análise, constatamos o uso adequado dos objetos gráficos na peça gráfica avaliada como um todo, começando pela escolha da tipografia que privilegia a legibilidade e também na escolha das cores utilizadas. Pudemos identificar todas as estruturas básicas de sintaxe do método utilizado; as relações entre objetos foram utilizadas adequadamente (agrupamento, separação, alinhamento, vinculação, contenção e sobreposição), além do uso apropriado do espaço significativo da página para distribuição do conteúdo. 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Infographics are types of complex graphic representation that facilitate understanding the content; these representations are being increasingly used in various information environments. We present a conceptual and historical survey of computer graphics, identifying the actors involved in infographic production. Presented here is the theory of Engelhardt's graphic syntax, in order to provide tools to identify the mechanisms in graphic representations in general. This was the method chosen for the case study proposed in this research. In the analysis, we found the proper use of graphic objects in the graphical part evaluated as a whole, starting with the choice of typography that focuses on readability and also the choice of colors used. We were able to identify all the basic structures of syntax of the method used, relations between objects were used properly (grouping, separation, alignment, bonding, containment and overlap) as well as the appropriate use of significant space on the page to distribute content, producing a unity in the piece while creating a hierarchy of information from variations in the typographical visual attributes and the pictorial representations used. Furthermore, as regards the meaning of the graphic objects, we identified a predominant use of reference information and few decorative objects, making it more functional for the choice of objects that are essential in the production of knowledge by the reader.Keywords: Information Design; Infographics; Graphic representation; Data visualization; Information science.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2015-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campoapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/362710.18617/liinc.v11i1.787Liinc em Revista; Vol. 11 No. 1 (2015): Memory in the Digital Era: New Challenges to the Humanities and Information StudiesLiinc em Revista; Vol. 11 Núm. 1 (2015): Memória na era digital: novos desafios às humanidades e aos estudos da informaçãoLiinc em Revista; v. 11 n. 1 (2015): Memória na era digital: novos desafios às humanidades e aos estudos da informação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3627/3092Padua, Mariana CantisaniDias, Guilherme AtaídeLima, Thiago Lucas Castor deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:33:35Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3627Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:33:35.985Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
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