AÇÕES MULTIPROFISSIONAIS NA ATENÇÃO À SAÚDE DO PROFESSOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, José Rogécio de Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Queiroz, Jeffeson Hildo Medeiros de, Oliveira, Lucidio Clebeson de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2520
Resumo: O Ministério da Saúde recomenda a criação de espaços e ambientes saudáveis nas escolas com o objetivo de integrar as ações de saúde na comunidade educativa. O trabalho de promoção da saúde com estudantes, e também com professores e funcionários, precisa corresponsabilizá-los pelo seu estado de saúde. Este trabalho tem como objetivo identificar as principais queixas dolorosas em docentes de uma Unidade de Educação Infantil da cidade de Mossoró-RN, por meio de um relato de experiência realizado no 2º semestre de 2015 com esses professores. Participaram dessa pesquisa sete docentes. Utilizou-se o Questionário Corllet, para identificar a intensidade e frequência de dores corporais, e uma avaliação sobre a Organização e o Posto de Trabalho. Após, traçou-se um programa de intervenção multiprofissional. Os resultados demonstram que 100% dos professores não consideram seu ambiente de trabalho confortável e 75% estão com excesso de peso. Todos os professores queixam-se de desconfortos ou dores em pelo menos uma região do corpo. A partir disso, considera-se que as ações multiprofissionais devem ser priorizadas para contribuir de forma efetiva para melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas.
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