FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA EM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR: ESTUDO PILOTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Mone Martins
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nery, Gabriela, de Souza, Elmara Pereira, Franke, Carlos Roberto, Bavia, Maria Emília, Melo, Stella Maria Barrouin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2383
Resumo: No Brasil, um país de clima tropical e grande diversidade sociocultural, as doenças infectocontagiosas representam um desafio, e a educação em saúde pode ter um poder significativo no combate às doenças zoonóticas. O objetivo deste artigo é identificar e classificar informações sobre agravos zoonóticos, para aplicá-las sob a forma de curso para professores da rede pública. Foi realizada uma pesquisa-intervenção no Distrito Sanitário Cabula/Beirú, em Salvador, Bahia, Brasil. Paralelamente, foram avaliados conhecimentos desses professores sobre temas relacionados à Saúde Única para direcionar a prática educativa para a prevenção de zoonoses e promoção da saúde humana e animal. Os dados obtidos no Sistema Nacional de Agravos de Notificação subsidiaram os questionários aplicados a 32 educadores e 324 educandos do ensino fundamental para a construção do Curso de Formação de Multiplicadores, intervenção educativa online, realizada por meio da Plataforma Moodle da Universidade Federal da Bahia. Foram realizados pré e pós-testes, avaliados pelo Método Soma. Em ambos os grupos, educadores e educandos, os pré-testes evidenciaram desconhecimento, tanto sobre a ocorrência das doenças quanto sobre as medidas preventivas. Esses dados nortearam a prática educativa, que resultou em 100% de eficiência na aprendizagem da maioria dos tópicos e multiplicação nas classes, conforme resultados evidenciados no pós-teste. O curso despertou interesse na comunidade escolar, com 63,3% de preenchimento das vagas por professores e 23,3% por outros interessados, restando 13,4%. Entretanto o índice de evasão foi de 60%. Concluiu-se que a educação online é efetiva em formar educadores multiplicadores, porém o incentivo para a participação dos profissionais requer diálogo entre gestores das áreas de saúde e educação. Palavras-chave: Educação em saúde. Educação a distância. Bem-estar animal.
id IBICT-3_0e9250e95994a60ef9843a489cddfbe3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2383
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA EM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR: ESTUDO PILOTOEducação em saúdeeducação a distânciaEducação a distânciabem-estar animalBem-estar animalSaúde PúblicaSaúde Ambiental No Brasil, um país de clima tropical e grande diversidade sociocultural, as doenças infectocontagiosas representam um desafio, e a educação em saúde pode ter um poder significativo no combate às doenças zoonóticas. O objetivo deste artigo é identificar e classificar informações sobre agravos zoonóticos, para aplicá-las sob a forma de curso para professores da rede pública. Foi realizada uma pesquisa-intervenção no Distrito Sanitário Cabula/Beirú, em Salvador, Bahia, Brasil. Paralelamente, foram avaliados conhecimentos desses professores sobre temas relacionados à Saúde Única para direcionar a prática educativa para a prevenção de zoonoses e promoção da saúde humana e animal. Os dados obtidos no Sistema Nacional de Agravos de Notificação subsidiaram os questionários aplicados a 32 educadores e 324 educandos do ensino fundamental para a construção do Curso de Formação de Multiplicadores, intervenção educativa online, realizada por meio da Plataforma Moodle da Universidade Federal da Bahia. Foram realizados pré e pós-testes, avaliados pelo Método Soma. Em ambos os grupos, educadores e educandos, os pré-testes evidenciaram desconhecimento, tanto sobre a ocorrência das doenças quanto sobre as medidas preventivas. Esses dados nortearam a prática educativa, que resultou em 100% de eficiência na aprendizagem da maioria dos tópicos e multiplicação nas classes, conforme resultados evidenciados no pós-teste. O curso despertou interesse na comunidade escolar, com 63,3% de preenchimento das vagas por professores e 23,3% por outros interessados, restando 13,4%. Entretanto o índice de evasão foi de 60%. Concluiu-se que a educação online é efetiva em formar educadores multiplicadores, porém o incentivo para a participação dos profissionais requer diálogo entre gestores das áreas de saúde e educação. Palavras-chave: Educação em saúde. Educação a distância. Bem-estar animal. SESAB2018-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/epub+ziphttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/238310.22278/2318-2660.2017.v41.n2.a2383Revista Baiana de Saúde Pública; v. 41 n. 2 (2017)2318-26600100-023310.22278/2318-2660.2017.v41.N2reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2383/2231https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2383/2232https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2383/2233Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSeixas, Mone MartinsNery, Gabrielade Souza, Elmara PereiraFranke, Carlos RobertoBavia, Maria EmíliaMelo, Stella Maria Barrouin2020-12-03T22:32:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2383Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:52.862340Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA EM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR: ESTUDO PILOTO
title FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA EM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR: ESTUDO PILOTO
spellingShingle FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA EM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR: ESTUDO PILOTO
Seixas, Mone Martins
Educação em saúde
educação a distância
Educação a distância
bem-estar animal
Bem-estar animal
Saúde Pública
Saúde Ambiental
title_short FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA EM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR: ESTUDO PILOTO
title_full FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA EM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR: ESTUDO PILOTO
title_fullStr FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA EM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR: ESTUDO PILOTO
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA EM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR: ESTUDO PILOTO
title_sort FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA EM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR: ESTUDO PILOTO
author Seixas, Mone Martins
author_facet Seixas, Mone Martins
Nery, Gabriela
de Souza, Elmara Pereira
Franke, Carlos Roberto
Bavia, Maria Emília
Melo, Stella Maria Barrouin
author_role author
author2 Nery, Gabriela
de Souza, Elmara Pereira
Franke, Carlos Roberto
Bavia, Maria Emília
Melo, Stella Maria Barrouin
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Mone Martins
Nery, Gabriela
de Souza, Elmara Pereira
Franke, Carlos Roberto
Bavia, Maria Emília
Melo, Stella Maria Barrouin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
educação a distância
Educação a distância
bem-estar animal
Bem-estar animal
Saúde Pública
Saúde Ambiental
topic Educação em saúde
educação a distância
Educação a distância
bem-estar animal
Bem-estar animal
Saúde Pública
Saúde Ambiental
description No Brasil, um país de clima tropical e grande diversidade sociocultural, as doenças infectocontagiosas representam um desafio, e a educação em saúde pode ter um poder significativo no combate às doenças zoonóticas. O objetivo deste artigo é identificar e classificar informações sobre agravos zoonóticos, para aplicá-las sob a forma de curso para professores da rede pública. Foi realizada uma pesquisa-intervenção no Distrito Sanitário Cabula/Beirú, em Salvador, Bahia, Brasil. Paralelamente, foram avaliados conhecimentos desses professores sobre temas relacionados à Saúde Única para direcionar a prática educativa para a prevenção de zoonoses e promoção da saúde humana e animal. Os dados obtidos no Sistema Nacional de Agravos de Notificação subsidiaram os questionários aplicados a 32 educadores e 324 educandos do ensino fundamental para a construção do Curso de Formação de Multiplicadores, intervenção educativa online, realizada por meio da Plataforma Moodle da Universidade Federal da Bahia. Foram realizados pré e pós-testes, avaliados pelo Método Soma. Em ambos os grupos, educadores e educandos, os pré-testes evidenciaram desconhecimento, tanto sobre a ocorrência das doenças quanto sobre as medidas preventivas. Esses dados nortearam a prática educativa, que resultou em 100% de eficiência na aprendizagem da maioria dos tópicos e multiplicação nas classes, conforme resultados evidenciados no pós-teste. O curso despertou interesse na comunidade escolar, com 63,3% de preenchimento das vagas por professores e 23,3% por outros interessados, restando 13,4%. Entretanto o índice de evasão foi de 60%. Concluiu-se que a educação online é efetiva em formar educadores multiplicadores, porém o incentivo para a participação dos profissionais requer diálogo entre gestores das áreas de saúde e educação. Palavras-chave: Educação em saúde. Educação a distância. Bem-estar animal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2383
10.22278/2318-2660.2017.v41.n2.a2383
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2383
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2017.v41.n2.a2383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2383/2231
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2383/2232
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2383/2233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 41 n. 2 (2017)
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2017.v41.N2
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948055335043072