FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE ÚNICA EM DISTRITO SANITÁRIO DE SALVADOR: ESTUDO PILOTO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2383 |
Resumo: | No Brasil, um país de clima tropical e grande diversidade sociocultural, as doenças infectocontagiosas representam um desafio, e a educação em saúde pode ter um poder significativo no combate às doenças zoonóticas. O objetivo deste artigo é identificar e classificar informações sobre agravos zoonóticos, para aplicá-las sob a forma de curso para professores da rede pública. Foi realizada uma pesquisa-intervenção no Distrito Sanitário Cabula/Beirú, em Salvador, Bahia, Brasil. Paralelamente, foram avaliados conhecimentos desses professores sobre temas relacionados à Saúde Única para direcionar a prática educativa para a prevenção de zoonoses e promoção da saúde humana e animal. Os dados obtidos no Sistema Nacional de Agravos de Notificação subsidiaram os questionários aplicados a 32 educadores e 324 educandos do ensino fundamental para a construção do Curso de Formação de Multiplicadores, intervenção educativa online, realizada por meio da Plataforma Moodle da Universidade Federal da Bahia. Foram realizados pré e pós-testes, avaliados pelo Método Soma. Em ambos os grupos, educadores e educandos, os pré-testes evidenciaram desconhecimento, tanto sobre a ocorrência das doenças quanto sobre as medidas preventivas. Esses dados nortearam a prática educativa, que resultou em 100% de eficiência na aprendizagem da maioria dos tópicos e multiplicação nas classes, conforme resultados evidenciados no pós-teste. O curso despertou interesse na comunidade escolar, com 63,3% de preenchimento das vagas por professores e 23,3% por outros interessados, restando 13,4%. Entretanto o índice de evasão foi de 60%. Concluiu-se que a educação online é efetiva em formar educadores multiplicadores, porém o incentivo para a participação dos profissionais requer diálogo entre gestores das áreas de saúde e educação. Palavras-chave: Educação em saúde. Educação a distância. Bem-estar animal. |
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