HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alcione
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rosado, Lilian, Florêncio, Alexandre, Xavier, Edleide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/173
Resumo: O planejamento familiar, enquanto ação em saúde, tem sido reconhecido como uma necessidade do indivíduo, porém apresenta contradições entre o que é normatizado pelo Estado, praticado pela sociedade e ofertado pelos serviços de saúde. O objetivo deste estudo é entender a relação entre planejamento familiar e métodos contraceptivos e descrever a relação entre ambos. A abordagem metodológica é qualitativa de caráter descritivo. Como referência, utilizou-se o processo historiográfico para a construção da base teórica. Os resultados apontaram importantes aspectos para a consolidação do processo de construção do Planejamento Familiar, como a conquista de espaços pela mulher, a queda da fecundidade observada nas análises demográficas, a criação de políticas públicas voltadas para o controle da natalidade e a relação deste controle com o planejamento familiar. A grande variedade de métodos contraceptivos existentes hoje permite aos casais escolher entre as seguintes formas de contracepção: métodos naturais, métodos hormonais, métodos de barreira, dispositivo intrauterino (DIU), de cobre ou com hormônios; contracepção de emergência e métodos definitivos. Concluiu-se que a relação entre planejamento familiar e métodos contraceptivos, apesar de serem questões comuns na assistência primária, ainda se constituem em assuntos pouco discutidos no meio acadêmico.
id IBICT-3_135f72f7a1a968ad9f1c6458923ddaf1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/173
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOSPlanejamento familiarMétodos contraceptivosPolíticas de Planejamento familiar. O planejamento familiar, enquanto ação em saúde, tem sido reconhecido como uma necessidade do indivíduo, porém apresenta contradições entre o que é normatizado pelo Estado, praticado pela sociedade e ofertado pelos serviços de saúde. O objetivo deste estudo é entender a relação entre planejamento familiar e métodos contraceptivos e descrever a relação entre ambos. A abordagem metodológica é qualitativa de caráter descritivo. Como referência, utilizou-se o processo historiográfico para a construção da base teórica. Os resultados apontaram importantes aspectos para a consolidação do processo de construção do Planejamento Familiar, como a conquista de espaços pela mulher, a queda da fecundidade observada nas análises demográficas, a criação de políticas públicas voltadas para o controle da natalidade e a relação deste controle com o planejamento familiar. A grande variedade de métodos contraceptivos existentes hoje permite aos casais escolher entre as seguintes formas de contracepção: métodos naturais, métodos hormonais, métodos de barreira, dispositivo intrauterino (DIU), de cobre ou com hormônios; contracepção de emergência e métodos definitivos. Concluiu-se que a relação entre planejamento familiar e métodos contraceptivos, apesar de serem questões comuns na assistência primária, ainda se constituem em assuntos pouco discutidos no meio acadêmico.SESAB2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/17310.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a173Revista Baiana de Saúde Pública; v. 37 n. 1 (2013); 742318-26600100-023310.22278/2318-2660.2013.v37.N1reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/173/357Costa, AlcioneRosado, LilianFlorêncio, AlexandreXavier, Edleideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/173Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:56:59.375981Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
title HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
spellingShingle HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Costa, Alcione
Planejamento familiar
Métodos contraceptivos
Políticas de Planejamento familiar.
title_short HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
title_full HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
title_fullStr HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
title_full_unstemmed HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
title_sort HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR E SUA RELAÇÃO COM OS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
author Costa, Alcione
author_facet Costa, Alcione
Rosado, Lilian
Florêncio, Alexandre
Xavier, Edleide
author_role author
author2 Rosado, Lilian
Florêncio, Alexandre
Xavier, Edleide
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alcione
Rosado, Lilian
Florêncio, Alexandre
Xavier, Edleide
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento familiar
Métodos contraceptivos
Políticas de Planejamento familiar.
topic Planejamento familiar
Métodos contraceptivos
Políticas de Planejamento familiar.
description O planejamento familiar, enquanto ação em saúde, tem sido reconhecido como uma necessidade do indivíduo, porém apresenta contradições entre o que é normatizado pelo Estado, praticado pela sociedade e ofertado pelos serviços de saúde. O objetivo deste estudo é entender a relação entre planejamento familiar e métodos contraceptivos e descrever a relação entre ambos. A abordagem metodológica é qualitativa de caráter descritivo. Como referência, utilizou-se o processo historiográfico para a construção da base teórica. Os resultados apontaram importantes aspectos para a consolidação do processo de construção do Planejamento Familiar, como a conquista de espaços pela mulher, a queda da fecundidade observada nas análises demográficas, a criação de políticas públicas voltadas para o controle da natalidade e a relação deste controle com o planejamento familiar. A grande variedade de métodos contraceptivos existentes hoje permite aos casais escolher entre as seguintes formas de contracepção: métodos naturais, métodos hormonais, métodos de barreira, dispositivo intrauterino (DIU), de cobre ou com hormônios; contracepção de emergência e métodos definitivos. Concluiu-se que a relação entre planejamento familiar e métodos contraceptivos, apesar de serem questões comuns na assistência primária, ainda se constituem em assuntos pouco discutidos no meio acadêmico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/173
10.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a173
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/173
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/173/357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 37 n. 1 (2013); 74
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2013.v37.N1
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948051093553152