AVALIAÇÃO MEDIANTE ÁRVORE DE DECISÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Tamires Vieira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Protasio, Ane Polline Lacerda, Valença, Ana Maria Gondim, Moraes, Ronei Marcos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/723
Resumo: Objetivo: Conhecer os principais fatores que influenciam na avaliação dos serviços odontológicos ofertados a pacientes oncológicos pediátricos e fornecer aos gestores um meio de apoio às decisões que proporcione melhorias na qualidade do atendimento. Material e métodos: A amostra foi composta por 35 pacientes na faixa etária de 3 a 19 anos, sendo os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada com os pacientes ou cuidadores. Para a implementação do modelo de decisão baseado em árvore de decisão, utilizou-se a ferramenta de software Waikato Environment for Knowledge Analysis (WEKA20), versão 3.7.8. Resultados: A variável principal para uma percepção ruim do atendimento foi a “dificuldade em ter acesso ao serviço odontológico”. Considerando os que não tiveram dificuldade, o “local do atendimento odontológico” (público, privado ou no próprio hospital) se mostrou determinante para uma boa percepção. Considerações finais: A dificuldade em ter acesso ao atendimento odontológico levou a uma avaliação ruim do serviço, enquanto entre os pacientes que não experienciaram esta dificuldade o local do atendimento proporcionou diferentes percepções, dependendo elas de outras variáveis. Portanto, a árvore de decisão se constitui em um modelo de apoio à decisão que possibilita a redução da subjetividade do gestor nas decisões, maximizando a probabilidade de acerto.
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