A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-SAÚDE ENTRE UM GRUPO DE PESQUISA E UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francieli Dartora
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rempel, Claudete, Carreno, Ioná, Moreschi, Claudete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/765
Resumo: Considera-se importante potencializar o processo de integração em serviço entre equipes de saúde e as instituições de ensino formadoras dos profissionais de saúde, uma vez que o cenário de aprendizado prático e teórico extrapola a academia, envolvendo, também o local de trabalho. Este estudo objetivou avaliar as percepções de um grupo de pesquisa de uma instituição de ensino superior e de um grupo de profissionais de saúde que trabalham em Unidades Básicas de Saúde, sobre o processo de integração ensino-serviço-saúde. Trata-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida com seis participantes de duas Unidades Básicas de Saúde e quatro participantes de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada aberta e analisados por categorização, com base no método de Análise de Conteúdo. Após organizados os dados de pesquisa resultaram três categorias: problemática da integração em saúde; importância dos papeis desempenhados pela equipe multiprofissional; e, mudanças nas práticas de saúde. Constatou-se que o processo de integração ensino-serviço-saúde requer muito diálogo e retomada de pactuações. Embora os resultados encontrados possam demonstrar que houve descontentamentos de ambas as partes com a integração proposta, como em qualquer trabalho, considera-se que o processo de integração investigado precisa ser melhorado, qualificando, desenvolvendo e capacitando seus membros. 
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