ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Santana, Thiago
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva Servo, Maria Lúcia, Reis de Sousa, Anderson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2876
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a ocorrência do estresse no processo de trabalho realizado por enfermeiras que atuam na unidade de emergência hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado na unidade de emergência de um hospital público do estado da Bahia, Brasil. Participaram do estudo 13 enfermeiras que, sob aspectos éticos da pesquisa, submeteram-se à entrevista individual guiada por um roteiro semiestruturado. Tais entrevistas foram organizadas e analisadas, tendo os critérios consolidados para o Consolidated Criteria For Reporting Qualitative Research como ferramenta de apoio. Os resultados apontaram o estresse enquanto fenômeno imbricado no cenário da emergência hospitalar e que permeia as práticas e ações das enfermeiras no desenvolvimento do processo de trabalho, por meio de estressores relacionados à organização tecnológica do trabalho na unidade em estudo. Concluiu-se que existe a necessidade de repensar o modo de como está organizado o processo de trabalho da enfermeira na Unidade de Emergência Hospitalar, uma vez que, bem estruturado, com normas e rotinas estabelecidas, previsão de material, planejamento de atividades, recursos humanos quantitativo e qualitativo suficiente, favorece o desenvolvimento do processo de trabalho de forma satisfatória. Caso contrário, as práticas tornam-se mecânicas, desgastantes, causando sentimentos de desgaste psíquico e desânimo no enfermeiro, conforme sinalizado nas falas das participantes do estudo. Palavras-chave: Estresse. Processo de trabalho. Emergência hospitalar.
id IBICT-3_2b89a28d9ddfab84294bd6631d76f58a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2876
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAREstresseProcesso de trabalhoEmergência hospitalarO objetivo deste estudo foi analisar a ocorrência do estresse no processo de trabalho realizado por enfermeiras que atuam na unidade de emergência hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado na unidade de emergência de um hospital público do estado da Bahia, Brasil. Participaram do estudo 13 enfermeiras que, sob aspectos éticos da pesquisa, submeteram-se à entrevista individual guiada por um roteiro semiestruturado. Tais entrevistas foram organizadas e analisadas, tendo os critérios consolidados para o Consolidated Criteria For Reporting Qualitative Research como ferramenta de apoio. Os resultados apontaram o estresse enquanto fenômeno imbricado no cenário da emergência hospitalar e que permeia as práticas e ações das enfermeiras no desenvolvimento do processo de trabalho, por meio de estressores relacionados à organização tecnológica do trabalho na unidade em estudo. Concluiu-se que existe a necessidade de repensar o modo de como está organizado o processo de trabalho da enfermeira na Unidade de Emergência Hospitalar, uma vez que, bem estruturado, com normas e rotinas estabelecidas, previsão de material, planejamento de atividades, recursos humanos quantitativo e qualitativo suficiente, favorece o desenvolvimento do processo de trabalho de forma satisfatória. Caso contrário, as práticas tornam-se mecânicas, desgastantes, causando sentimentos de desgaste psíquico e desânimo no enfermeiro, conforme sinalizado nas falas das participantes do estudo. Palavras-chave: Estresse. Processo de trabalho. Emergência hospitalar.SESAB2018-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/epub+ziphttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/287610.22278/2318-2660.2018.v42.n0.a2876Revista Baiana de Saúde Pública; v. 42 n. supl. 1 (2018)2318-26600100-023310.22278/2318-2660.2018.v42.N0reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2876/2394https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2876/2395https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2876/2396Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Santana, ThiagoSilva Servo, Maria LúciaReis de Sousa, Anderson2023-02-13T19:29:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2876Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:58:02.747698Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR
title ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR
spellingShingle ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR
da Silva Santana, Thiago
Estresse
Processo de trabalho
Emergência hospitalar
title_short ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR
title_full ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR
title_fullStr ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR
title_full_unstemmed ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR
title_sort ESTRESSE NO PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMEIRA EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR
author da Silva Santana, Thiago
author_facet da Silva Santana, Thiago
Silva Servo, Maria Lúcia
Reis de Sousa, Anderson
author_role author
author2 Silva Servo, Maria Lúcia
Reis de Sousa, Anderson
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Santana, Thiago
Silva Servo, Maria Lúcia
Reis de Sousa, Anderson
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse
Processo de trabalho
Emergência hospitalar
topic Estresse
Processo de trabalho
Emergência hospitalar
description O objetivo deste estudo foi analisar a ocorrência do estresse no processo de trabalho realizado por enfermeiras que atuam na unidade de emergência hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado na unidade de emergência de um hospital público do estado da Bahia, Brasil. Participaram do estudo 13 enfermeiras que, sob aspectos éticos da pesquisa, submeteram-se à entrevista individual guiada por um roteiro semiestruturado. Tais entrevistas foram organizadas e analisadas, tendo os critérios consolidados para o Consolidated Criteria For Reporting Qualitative Research como ferramenta de apoio. Os resultados apontaram o estresse enquanto fenômeno imbricado no cenário da emergência hospitalar e que permeia as práticas e ações das enfermeiras no desenvolvimento do processo de trabalho, por meio de estressores relacionados à organização tecnológica do trabalho na unidade em estudo. Concluiu-se que existe a necessidade de repensar o modo de como está organizado o processo de trabalho da enfermeira na Unidade de Emergência Hospitalar, uma vez que, bem estruturado, com normas e rotinas estabelecidas, previsão de material, planejamento de atividades, recursos humanos quantitativo e qualitativo suficiente, favorece o desenvolvimento do processo de trabalho de forma satisfatória. Caso contrário, as práticas tornam-se mecânicas, desgastantes, causando sentimentos de desgaste psíquico e desânimo no enfermeiro, conforme sinalizado nas falas das participantes do estudo. Palavras-chave: Estresse. Processo de trabalho. Emergência hospitalar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2876
10.22278/2318-2660.2018.v42.n0.a2876
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2876
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2018.v42.n0.a2876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2876/2394
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2876/2395
https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2876/2396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Saúde Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Baiana de Saúde Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 42 n. supl. 1 (2018)
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2018.v42.N0
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948056271421440