REORGANIZAR E HUMANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janilson Avelino da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/767
Resumo: Este relato objetiva avaliar o acolhimento realizado numa Unidade de Saúde da Família (USF) da cidade de João Pessoa (PB), Brasil, proporcionando uma troca de experiências e/ou fornecimento de informações à unidades que ainda não implantaram em suas rotinas tal mecanismo. Para a vivência, foi utilizada como base uma USF integrada. A atuação ocorreu durante o período de um ano (2011), por meio da participação em um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal da Paraíba. O Acolhimento é uma forma de humanização do atendimento, ou seja, das relações entre trabalhadores de saúde e usuários. Objetivou-se organizar um sistema que acolha todas as pessoas, assegurando uma boa qualidade no atendimento e garantindo o fluxo de usuários para outros serviços ou níveis de complexidade quando necessário. O acolhimento realizado na Unidade de Saúde avaliada pode ser considerado satisfatório, visto que se organiza de tal forma que contemplam o cuidado às demandas da população. Um dos avanços foi o deslocamento do eixo centrado no médico, que passa para uma equipe multiprofissional. O método encontra-se em processo de amadurecimento, ao mesmo tempo em que se destaca no primeiro nível de assistência à saúde. Mesmo assim, acredita-se que ainda existem muitos passos a serem dados, principalmente em relação à Unidade experienciada.
id IBICT-3_2eec7ab30fedd08cfcd7f40cf19ed9b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/767
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling REORGANIZAR E HUMANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIAEste relato objetiva avaliar o acolhimento realizado numa Unidade de Saúde da Família (USF) da cidade de João Pessoa (PB), Brasil, proporcionando uma troca de experiências e/ou fornecimento de informações à unidades que ainda não implantaram em suas rotinas tal mecanismo. Para a vivência, foi utilizada como base uma USF integrada. A atuação ocorreu durante o período de um ano (2011), por meio da participação em um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal da Paraíba. O Acolhimento é uma forma de humanização do atendimento, ou seja, das relações entre trabalhadores de saúde e usuários. Objetivou-se organizar um sistema que acolha todas as pessoas, assegurando uma boa qualidade no atendimento e garantindo o fluxo de usuários para outros serviços ou níveis de complexidade quando necessário. O acolhimento realizado na Unidade de Saúde avaliada pode ser considerado satisfatório, visto que se organiza de tal forma que contemplam o cuidado às demandas da população. Um dos avanços foi o deslocamento do eixo centrado no médico, que passa para uma equipe multiprofissional. O método encontra-se em processo de amadurecimento, ao mesmo tempo em que se destaca no primeiro nível de assistência à saúde. Mesmo assim, acredita-se que ainda existem muitos passos a serem dados, principalmente em relação à Unidade experienciada.SESAB2015-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/76710.22278/2318-2660.2015.v39.n1.a767Revista Baiana de Saúde Pública; v. 39 n. 1 (2015); 1742318-26600100-023310.22278/2318-2660.2015.v39.N1reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/767/pdf_616Silva, Janilson Avelino dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/767Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:16.790951Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv REORGANIZAR E HUMANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title REORGANIZAR E HUMANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle REORGANIZAR E HUMANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Silva, Janilson Avelino da
title_short REORGANIZAR E HUMANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full REORGANIZAR E HUMANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr REORGANIZAR E HUMANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed REORGANIZAR E HUMANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort REORGANIZAR E HUMANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO ATRAVÉS DO ACOLHIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Silva, Janilson Avelino da
author_facet Silva, Janilson Avelino da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janilson Avelino da
description Este relato objetiva avaliar o acolhimento realizado numa Unidade de Saúde da Família (USF) da cidade de João Pessoa (PB), Brasil, proporcionando uma troca de experiências e/ou fornecimento de informações à unidades que ainda não implantaram em suas rotinas tal mecanismo. Para a vivência, foi utilizada como base uma USF integrada. A atuação ocorreu durante o período de um ano (2011), por meio da participação em um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal da Paraíba. O Acolhimento é uma forma de humanização do atendimento, ou seja, das relações entre trabalhadores de saúde e usuários. Objetivou-se organizar um sistema que acolha todas as pessoas, assegurando uma boa qualidade no atendimento e garantindo o fluxo de usuários para outros serviços ou níveis de complexidade quando necessário. O acolhimento realizado na Unidade de Saúde avaliada pode ser considerado satisfatório, visto que se organiza de tal forma que contemplam o cuidado às demandas da população. Um dos avanços foi o deslocamento do eixo centrado no médico, que passa para uma equipe multiprofissional. O método encontra-se em processo de amadurecimento, ao mesmo tempo em que se destaca no primeiro nível de assistência à saúde. Mesmo assim, acredita-se que ainda existem muitos passos a serem dados, principalmente em relação à Unidade experienciada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/767
10.22278/2318-2660.2015.v39.n1.a767
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/767
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2015.v39.n1.a767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/767/pdf_616
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 39 n. 1 (2015); 174
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2015.v39.N1
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948052900249600