INOVAÇÃO TECNOLÓGICA APLICADA À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: APLICATIVO DE BUSCA DE SERVIÇOS – MEUSUS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Baiana de Saúde Pública (Online) |
Texto Completo: | https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3040 |
Resumo: | O presente estudo trata de uma pesquisa piloto, de desenho transversal e caráter descritivo, com o objetivo de avaliar a frequência de uso e percepção de trabalhadores de saúde da atenção primária como usuários de um aplicativo móvel centralizador de informações da rede de serviços de saúde, em uma capital brasileira. O MeuSUS foi desenvolvido para smartphones com plataforma Android, com informações extraídas do Cadastro Nacional de Serviços de Saúde. O aplicativo foi disponibilizado para download para profissionais de saúde de uma Unidade de Saúde da Família, que após o uso da ferramenta, fizeram uma avaliação objetiva através de um questionário de usabilidade. Os dados das buscas do aplicativo também foram registrados para análise. As buscas principais envolveram serviços e Unidades de média e alta complexidade, expondo a necessidade de uma melhor organização, integração e comunicação entre a rede de serviços de saúde, especialmente entre os três níveis de Atenção. O aplicativo se mostrou prático, de fácil entendimento e utilização, porém possui limitações relacionadas à necessidade de atualização das informações da rede e melhor descrição dos serviços extraídos na fonte dos dados. |
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INOVAÇÃO TECNOLÓGICA APLICADA À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: APLICATIVO DE BUSCA DE SERVIÇOS – MEUSUSINNOVACIÓN TECNOLÓGICA APLICADA A LA ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD: APLICACIÓN DE BÚSQUEDA DE SERVICIOS, MEUSUSTECHNOLOGICAL INNOVATION APPLIED TO PRIMARY HEALTH CARE: SERVICE SEARCH APPLICATION – MEUSUSProjetos de tecnologia de comunicação e informaçãoSistema Único de SaúdeAtenção básica à saúdeProjetos de Tecnologia de Comunicação e InformaçãoSistema único de SaúdeAtenção BásicaProyectos de tecnologías de información y comunicaciónSistema único de saludAtención primaria de saludInformation technologies and communication projectsUnified health systemPrimary health careO presente estudo trata de uma pesquisa piloto, de desenho transversal e caráter descritivo, com o objetivo de avaliar a frequência de uso e percepção de trabalhadores de saúde da atenção primária como usuários de um aplicativo móvel centralizador de informações da rede de serviços de saúde, em uma capital brasileira. O MeuSUS foi desenvolvido para smartphones com plataforma Android, com informações extraídas do Cadastro Nacional de Serviços de Saúde. O aplicativo foi disponibilizado para download para profissionais de saúde de uma Unidade de Saúde da Família, que após o uso da ferramenta, fizeram uma avaliação objetiva através de um questionário de usabilidade. Os dados das buscas do aplicativo também foram registrados para análise. As buscas principais envolveram serviços e Unidades de média e alta complexidade, expondo a necessidade de uma melhor organização, integração e comunicação entre a rede de serviços de saúde, especialmente entre os três níveis de Atenção. O aplicativo se mostrou prático, de fácil entendimento e utilização, porém possui limitações relacionadas à necessidade de atualização das informações da rede e melhor descrição dos serviços extraídos na fonte dos dados.El presente estudio es una investigación piloto, de diseño transversal y carácter descriptivo, en que se propuso evaluar la frecuencia de uso y la percepción de los trabajadores de la salud de la atención primaria como usuarios de una aplicación móvil centralizadora de informaciones de la red de servicios de salud en una capital brasileña. La aplicación MeuSUS se desarrolló para el uso en smartphones con plataforma Android con la función de extraer informaciones del Registro Nacional de Servicios de Salud. La aplicación se puso a disposición para la descarga a los profesionales de la salud de una Unidad de Salud de la Familia, para que realicen una evaluación objetiva de un cuestionario de uso. Los datos de las búsquedas en la aplicación también se registraron para el análisis. Las búsquedas principales involucraron servicios y Unidades de media y alta complejidad, lo que muestra la necesidad de una mejor organización, integración y comunicación entre la red de servicios de salud, especialmente entre los tres niveles de atención. La aplicación se mostró práctica, de fácil comprensión y utilización, pero tiene limitaciones relacionadas con la necesidad de actualizar la información de la red y una mejor descripción de los servicios extraídos en la fuente de los datos.This is a cross-sectional and descriptive pilot study that aimed at evaluating the frequency of use and perception of the health workers users of a centralized information mobile application (MeuSUS app) for health services network of a Brazilian capital. MeuSUS was developed for smartphones with Android platform, and the information was extracted from the National Registry of Health Services (CNES). The application was available for download to health workers of a Family Health Unit, where after the use of the app, they made an evaluation via a usability questionnaire. Application search data were also analyzed. The main searches involved services and centers of medium and high complexity, which shows the need for better organization, integration and communication between health services of the network, especially among the three levels of health attention. The application was practical, easy to understand and use, but it has limitations related to the update of network information, and better description of the services extracted in the data source.SESAB2020-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/304010.22278/2318-2660.2019.v43.n2.a3040Revista Baiana de Saúde Pública; v. 43 n. 2 (2019); 375-3892318-26600100-023310.22278/2318-2660.2019.v43.N2reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3040/2730Copyright (c) 2019 Revista Baiana de Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Mariana SilvaSantos, Kionna Bernardes dosAlmeida, Milena Maria Cordeiro de2023-02-13T19:25:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3040Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:58:06.534078Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false |
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