SOBRECARGA FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Érica Cristine de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pereira, Polianna Delfino, Miranda, Rodrigo Aparecido Prates de, Bastos, Victor Hugo do Vale, Machado, Dionis de Castro Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/784
Resumo: As pessoas que se dedicam ao cuidado de pacientes em atendimento fisioterapêutico domiciliar estão, em geral, submetidas a grande sobrecarga física e mental. O objetivo deste estudo é avaliar a sobrecarga dos cuidadores de pacientes em atendimento fisioterapêutico domiciliar nas quatro unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF)do município de Diamantina (MG). Trata-se de estudo do tipo transversal e descritivo, desenvolvido nas unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Diamantina (MG).O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) foi aplicado para excluir sujeitos que tivessem comprometimento cognitivo. O grupo estudado foi constituído por 29 cuidadores. O questionário Zarit foi aplicado aos cuidadores para avaliar sobrecarga e a escala de Katz foi usada para avaliar o grau de dependência do paciente sob cuidado. Os resultados apontam que não houve diferença significativa entre a sobrecarga dos cuidadores nas quatro unidades das ESF (p=0,374). Não foi encontrada correlação entre o nível de sobrecarga e o tempo despendido como cuidador (|r|=0,034). Também não foi encontrada correlação entre sobrecarga do cuidador e grau de dependência do paciente sob cuidado (|r|=0,325). Além disso, não houve diferença significativa entre a sobrecarga dos grupos de cuidadores com e sem dor (p=0,086). Concluiu-se que, embora o estudo não tenha encontrado diferenças significativas nas variáveis analisadas, alguns cuidadores apresentaram dores articulares.
id IBICT-3_3a7edb3a3fed0572ff36d4d93de2e4db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/784
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling SOBRECARGA FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA (MG)As pessoas que se dedicam ao cuidado de pacientes em atendimento fisioterapêutico domiciliar estão, em geral, submetidas a grande sobrecarga física e mental. O objetivo deste estudo é avaliar a sobrecarga dos cuidadores de pacientes em atendimento fisioterapêutico domiciliar nas quatro unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF)do município de Diamantina (MG). Trata-se de estudo do tipo transversal e descritivo, desenvolvido nas unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Diamantina (MG).O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) foi aplicado para excluir sujeitos que tivessem comprometimento cognitivo. O grupo estudado foi constituído por 29 cuidadores. O questionário Zarit foi aplicado aos cuidadores para avaliar sobrecarga e a escala de Katz foi usada para avaliar o grau de dependência do paciente sob cuidado. Os resultados apontam que não houve diferença significativa entre a sobrecarga dos cuidadores nas quatro unidades das ESF (p=0,374). Não foi encontrada correlação entre o nível de sobrecarga e o tempo despendido como cuidador (|r|=0,034). Também não foi encontrada correlação entre sobrecarga do cuidador e grau de dependência do paciente sob cuidado (|r|=0,325). Além disso, não houve diferença significativa entre a sobrecarga dos grupos de cuidadores com e sem dor (p=0,086). Concluiu-se que, embora o estudo não tenha encontrado diferenças significativas nas variáveis analisadas, alguns cuidadores apresentaram dores articulares.SESAB2013-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/78410.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a784Revista Baiana de Saúde Pública; v. 37 n. 1 (2013); 1332318-26600100-023310.22278/2318-2660.2013.v37.N1reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/784/376Costa, Érica Cristine de SouzaPereira, Polianna DelfinoMiranda, Rodrigo Aparecido Prates deBastos, Victor Hugo do ValeMachado, Dionis de Castro Dutrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/784Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:57:17.603406Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBRECARGA FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA (MG)
title SOBRECARGA FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA (MG)
spellingShingle SOBRECARGA FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA (MG)
Costa, Érica Cristine de Souza
title_short SOBRECARGA FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA (MG)
title_full SOBRECARGA FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA (MG)
title_fullStr SOBRECARGA FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA (MG)
title_full_unstemmed SOBRECARGA FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA (MG)
title_sort SOBRECARGA FÍSICA E MENTAL DOS CUIDADORES DE PACIENTES EM ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO DOMICILIAR DAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIAMANTINA (MG)
author Costa, Érica Cristine de Souza
author_facet Costa, Érica Cristine de Souza
Pereira, Polianna Delfino
Miranda, Rodrigo Aparecido Prates de
Bastos, Victor Hugo do Vale
Machado, Dionis de Castro Dutra
author_role author
author2 Pereira, Polianna Delfino
Miranda, Rodrigo Aparecido Prates de
Bastos, Victor Hugo do Vale
Machado, Dionis de Castro Dutra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Érica Cristine de Souza
Pereira, Polianna Delfino
Miranda, Rodrigo Aparecido Prates de
Bastos, Victor Hugo do Vale
Machado, Dionis de Castro Dutra
description As pessoas que se dedicam ao cuidado de pacientes em atendimento fisioterapêutico domiciliar estão, em geral, submetidas a grande sobrecarga física e mental. O objetivo deste estudo é avaliar a sobrecarga dos cuidadores de pacientes em atendimento fisioterapêutico domiciliar nas quatro unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF)do município de Diamantina (MG). Trata-se de estudo do tipo transversal e descritivo, desenvolvido nas unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Diamantina (MG).O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) foi aplicado para excluir sujeitos que tivessem comprometimento cognitivo. O grupo estudado foi constituído por 29 cuidadores. O questionário Zarit foi aplicado aos cuidadores para avaliar sobrecarga e a escala de Katz foi usada para avaliar o grau de dependência do paciente sob cuidado. Os resultados apontam que não houve diferença significativa entre a sobrecarga dos cuidadores nas quatro unidades das ESF (p=0,374). Não foi encontrada correlação entre o nível de sobrecarga e o tempo despendido como cuidador (|r|=0,034). Também não foi encontrada correlação entre sobrecarga do cuidador e grau de dependência do paciente sob cuidado (|r|=0,325). Além disso, não houve diferença significativa entre a sobrecarga dos grupos de cuidadores com e sem dor (p=0,086). Concluiu-se que, embora o estudo não tenha encontrado diferenças significativas nas variáveis analisadas, alguns cuidadores apresentaram dores articulares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/784
10.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a784
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/784
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2013.v37.n1.a784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/784/376
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 37 n. 1 (2013); 133
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2013.v37.N1
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948052926464000