PROBLEMÁTICAS ALIMENTARES NA INFÂNCIA: INTERVENÇÕES A PARTIR DO BRINCAR NA SAÚDE PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maranhão, Joyce Hilario
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Karla Patrícia Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2023
Resumo: O brincar, por meio de desenhos e jogos, é considerado uma produção narrativa necessária ao trabalho clínico e de intervenção, uma vez que, na brincadeira, há o deslocamento de sentidos, dando à criança a oportunidade de criação de modos de se posicionar no discurso parental, de simbolizar dificuldades, conflitos e angústias. O objetivo deste estudo foi identificar o lugar do brincar para a constituição do sujeito psíquico em crianças assistidas por uma instituição não governamental que oferece serviços de assistência e saúde a crianças que apresentam riscos nutricionais (desnutrição ou obesidade) e a suas famílias. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a entrevista como instrumento de coleta de dados, orientada pela Avaliação Psicanalítica aos três anos, que versa sobre sintomas clínicos concernentes a formações psíquicas inconscientes na primeira infância. Os resultados indicaram que as produções discursivas das crianças em suas brincadeiras e falas, bem como as narrativas dos pais, trouxeram indícios do modo como essas crianças estão organizando-se psiquicamente e também alguns apontamentos sobre dificuldades na relação cuidador-criança, quanto à posição da criança no discurso parental e ao sintoma alimentar. Concluiu-se que existe a necessidade de criação e sustentação de serviços públicos capazes de investir na intervenção a tempo com crianças pequenas que apresentem algum tipo de impasse no desenvolvimento. Palavras-chave: Problemáticas alimentares. Infância. Saúde pública. Brincar. Psicanálise.
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