ABANDONO DO USO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTE: IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Hermeto, Edyr Marcelo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Coelho Sampaio, José Jackson, Carneiro, Cleide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/62
Resumo: A pesquisa refere-se às possibilidades de apoio comunitário às famílias para que adolescentes moradores da Comunidade do Bom Jardim, Fortaleza, Ceará, possam abandonar o uso de drogas ilícitas. A família do usuário de drogas ilícitas apresenta, com muita frequência, além de história de múltiplas vulnerabilidades socioeconômico-culturais, grandes dificuldades em propiciar aos filhos o estímulo necessário à conquista da independência e da autonomia. O método utilizado é qualitativo, descritivo, exploratório, numa perspectiva analítico crítica. Com base em estudo anterior realizado com os adolescentes acompanhados na Comunidade, por meio de técnica de observação direta e grupo focal, dez mães foram abordadas por meio de entrevistas estruturadas. O procedimento foi acompanhado do registro de impressões, por parte do pesquisador, em diário de campo. A análise dos resultados seguiu os procedimentos de Análise de Discurso. Os resultados encontrados indicam que as famílias representadas pelas mães incluídas na pesquisa pertencem a um contexto amplo, gerador de influências complexas, e podem sair da condição de responsáveis pelo abuso, para uma atitude claramente positiva, quando compreendem a dependência química como doença e apoiam de modo firme o processo de cuidado desenvolvido por uma equipe terapêutica motivada por uma perspectiva psicossocial ativa.
id IBICT-3_6be5a6884e38fca9376ff94e1163fac3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/62
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling ABANDONO DO USO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTE: IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIARDrogas IlícitasAdolescentesFamíliaA pesquisa refere-se às possibilidades de apoio comunitário às famílias para que adolescentes moradores da Comunidade do Bom Jardim, Fortaleza, Ceará, possam abandonar o uso de drogas ilícitas. A família do usuário de drogas ilícitas apresenta, com muita frequência, além de história de múltiplas vulnerabilidades socioeconômico-culturais, grandes dificuldades em propiciar aos filhos o estímulo necessário à conquista da independência e da autonomia. O método utilizado é qualitativo, descritivo, exploratório, numa perspectiva analítico crítica. Com base em estudo anterior realizado com os adolescentes acompanhados na Comunidade, por meio de técnica de observação direta e grupo focal, dez mães foram abordadas por meio de entrevistas estruturadas. O procedimento foi acompanhado do registro de impressões, por parte do pesquisador, em diário de campo. A análise dos resultados seguiu os procedimentos de Análise de Discurso. Os resultados encontrados indicam que as famílias representadas pelas mães incluídas na pesquisa pertencem a um contexto amplo, gerador de influências complexas, e podem sair da condição de responsáveis pelo abuso, para uma atitude claramente positiva, quando compreendem a dependência química como doença e apoiam de modo firme o processo de cuidado desenvolvido por uma equipe terapêutica motivada por uma perspectiva psicossocial ativa.SESAB2010-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/6210.22278/2318-2660.2010.v34.n3.a62Revista Baiana de Saúde Pública; v. 34 n. 3 (2010); 6392318-26600100-023310.22278/2318-2660.2010.v34.N3reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/62/61Costa Hermeto, Edyr MarceloCoelho Sampaio, José JacksonCarneiro, Cleideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/62Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:56:56.214555Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv ABANDONO DO USO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTE: IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR
title ABANDONO DO USO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTE: IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR
spellingShingle ABANDONO DO USO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTE: IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR
Costa Hermeto, Edyr Marcelo
Drogas Ilícitas
Adolescentes
Família
title_short ABANDONO DO USO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTE: IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR
title_full ABANDONO DO USO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTE: IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR
title_fullStr ABANDONO DO USO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTE: IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR
title_full_unstemmed ABANDONO DO USO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTE: IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR
title_sort ABANDONO DO USO DE DROGAS ILÍCITAS POR ADOLESCENTE: IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR
author Costa Hermeto, Edyr Marcelo
author_facet Costa Hermeto, Edyr Marcelo
Coelho Sampaio, José Jackson
Carneiro, Cleide
author_role author
author2 Coelho Sampaio, José Jackson
Carneiro, Cleide
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Hermeto, Edyr Marcelo
Coelho Sampaio, José Jackson
Carneiro, Cleide
dc.subject.por.fl_str_mv Drogas Ilícitas
Adolescentes
Família
topic Drogas Ilícitas
Adolescentes
Família
description A pesquisa refere-se às possibilidades de apoio comunitário às famílias para que adolescentes moradores da Comunidade do Bom Jardim, Fortaleza, Ceará, possam abandonar o uso de drogas ilícitas. A família do usuário de drogas ilícitas apresenta, com muita frequência, além de história de múltiplas vulnerabilidades socioeconômico-culturais, grandes dificuldades em propiciar aos filhos o estímulo necessário à conquista da independência e da autonomia. O método utilizado é qualitativo, descritivo, exploratório, numa perspectiva analítico crítica. Com base em estudo anterior realizado com os adolescentes acompanhados na Comunidade, por meio de técnica de observação direta e grupo focal, dez mães foram abordadas por meio de entrevistas estruturadas. O procedimento foi acompanhado do registro de impressões, por parte do pesquisador, em diário de campo. A análise dos resultados seguiu os procedimentos de Análise de Discurso. Os resultados encontrados indicam que as famílias representadas pelas mães incluídas na pesquisa pertencem a um contexto amplo, gerador de influências complexas, e podem sair da condição de responsáveis pelo abuso, para uma atitude claramente positiva, quando compreendem a dependência química como doença e apoiam de modo firme o processo de cuidado desenvolvido por uma equipe terapêutica motivada por uma perspectiva psicossocial ativa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/62
10.22278/2318-2660.2010.v34.n3.a62
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/62
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2010.v34.n3.a62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/62/61
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 34 n. 3 (2010); 639
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2010.v34.N3
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948050991841280