DESEJO DE MATERNIDADE ENTRE MULHERES COM HIV/AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Shirlei Ferreira Filgueiras dos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bispo Júnior, José Patrício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
Texto Completo: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/36
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar as percepções de mulheres com HIV/AIDS sobre o desejo de maternidade. Trata-se de estudo qualitativo realizado com mulheres soropositivas para HIV no município de Jequié (BA). Foram realizadas entrevistas com mulheres em idade reprodutiva que estavam sendo acompanhadas pelo Centro de Referência DST/AIDS do município. Para análise das falas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados desvelaram que a maternidade configura-se como o desejo das mulheres e não é abalada sob o signo da infecção pelo HIV. Um grupo das mulheres entrevistadas, mesmo desejando ter filhos, revelou não mais pretender tê-los. Os principais motivos apontados são os preconceitos sociais da doença e o medo de transmitir o vírus aos bebês. As mulheres demonstraram relativo conhecimento com relação às medidas preventivas para a transmissão vertical. O não aleitamento materno é apontado como medida de maior dificuldade de ser seguida pelas mães. Os serviços de saúde não oferecem assistência adequada às mulheres. Sugere-se uma ampliação da atenção à saúde da mulher e o desenvolvimento de educação permanente para os profissionais de saúde, especialmente nas questões subjetivas do processo saúde-doença-cuidado.
id IBICT-3_73165804f7f6eaf15ef2b51dfa5fabf2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36
network_acronym_str IBICT-3
network_name_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository_id_str
spelling DESEJO DE MATERNIDADE ENTRE MULHERES COM HIV/AIDSHIV. Direitos sexuais e reprodutivos. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Gravidez. Pesquisa qualitativa. O objetivo do presente estudo é analisar as percepções de mulheres com HIV/AIDS sobre o desejo de maternidade. Trata-se de estudo qualitativo realizado com mulheres soropositivas para HIV no município de Jequié (BA). Foram realizadas entrevistas com mulheres em idade reprodutiva que estavam sendo acompanhadas pelo Centro de Referência DST/AIDS do município. Para análise das falas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados desvelaram que a maternidade configura-se como o desejo das mulheres e não é abalada sob o signo da infecção pelo HIV. Um grupo das mulheres entrevistadas, mesmo desejando ter filhos, revelou não mais pretender tê-los. Os principais motivos apontados são os preconceitos sociais da doença e o medo de transmitir o vírus aos bebês. As mulheres demonstraram relativo conhecimento com relação às medidas preventivas para a transmissão vertical. O não aleitamento materno é apontado como medida de maior dificuldade de ser seguida pelas mães. Os serviços de saúde não oferecem assistência adequada às mulheres. Sugere-se uma ampliação da atenção à saúde da mulher e o desenvolvimento de educação permanente para os profissionais de saúde, especialmente nas questões subjetivas do processo saúde-doença-cuidado.SESAB2011-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/3610.22278/2318-2660.2010.v34.n2.a36Revista Baiana de Saúde Pública; v. 34 n. 2 (2010); 2992318-26600100-023310.22278/2318-2660.2010.v34.N2reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)instacron:IBICTporhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/36/36Santos, Shirlei Ferreira Filgueiras dosBispo Júnior, José Patrícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T15:20:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36Revistahttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbspPUBhttps://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/oai||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br2318-26600100-0233opendoar:2024-03-06T12:56:54.761458Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEJO DE MATERNIDADE ENTRE MULHERES COM HIV/AIDS
title DESEJO DE MATERNIDADE ENTRE MULHERES COM HIV/AIDS
spellingShingle DESEJO DE MATERNIDADE ENTRE MULHERES COM HIV/AIDS
Santos, Shirlei Ferreira Filgueiras dos
HIV. Direitos sexuais e reprodutivos. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Gravidez. Pesquisa qualitativa.
title_short DESEJO DE MATERNIDADE ENTRE MULHERES COM HIV/AIDS
title_full DESEJO DE MATERNIDADE ENTRE MULHERES COM HIV/AIDS
title_fullStr DESEJO DE MATERNIDADE ENTRE MULHERES COM HIV/AIDS
title_full_unstemmed DESEJO DE MATERNIDADE ENTRE MULHERES COM HIV/AIDS
title_sort DESEJO DE MATERNIDADE ENTRE MULHERES COM HIV/AIDS
author Santos, Shirlei Ferreira Filgueiras dos
author_facet Santos, Shirlei Ferreira Filgueiras dos
Bispo Júnior, José Patrício
author_role author
author2 Bispo Júnior, José Patrício
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Shirlei Ferreira Filgueiras dos
Bispo Júnior, José Patrício
dc.subject.por.fl_str_mv HIV. Direitos sexuais e reprodutivos. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Gravidez. Pesquisa qualitativa.
topic HIV. Direitos sexuais e reprodutivos. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Gravidez. Pesquisa qualitativa.
description O objetivo do presente estudo é analisar as percepções de mulheres com HIV/AIDS sobre o desejo de maternidade. Trata-se de estudo qualitativo realizado com mulheres soropositivas para HIV no município de Jequié (BA). Foram realizadas entrevistas com mulheres em idade reprodutiva que estavam sendo acompanhadas pelo Centro de Referência DST/AIDS do município. Para análise das falas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados desvelaram que a maternidade configura-se como o desejo das mulheres e não é abalada sob o signo da infecção pelo HIV. Um grupo das mulheres entrevistadas, mesmo desejando ter filhos, revelou não mais pretender tê-los. Os principais motivos apontados são os preconceitos sociais da doença e o medo de transmitir o vírus aos bebês. As mulheres demonstraram relativo conhecimento com relação às medidas preventivas para a transmissão vertical. O não aleitamento materno é apontado como medida de maior dificuldade de ser seguida pelas mães. Os serviços de saúde não oferecem assistência adequada às mulheres. Sugere-se uma ampliação da atenção à saúde da mulher e o desenvolvimento de educação permanente para os profissionais de saúde, especialmente nas questões subjetivas do processo saúde-doença-cuidado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/36
10.22278/2318-2660.2010.v34.n2.a36
url https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/36
identifier_str_mv 10.22278/2318-2660.2010.v34.n2.a36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/36/36
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SESAB
publisher.none.fl_str_mv SESAB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública; v. 34 n. 2 (2010); 299
2318-2660
0100-0233
10.22278/2318-2660.2010.v34.N2
reponame:Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
instname:Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron:IBICT
instname_str Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
collection Revista Baiana de Saúde Pública (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Baiana de Saúde Pública (Online) - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
repository.mail.fl_str_mv ||saude.revista@saude.ba.gov.br|| rbsp.saude@saude.ba.gov.br
_version_ 1798948050943606784